Qual o mecanismo de ação do carmamazebina?Em que neurotransmissor ele age.?

3 respostas
Qual o mecanismo de ação do carmamazebina?Em que neurotransmissor ele age.?
Segundo Aristides Cordioli, na 4a edição de seu livro "Psicofármacos", a Carbamazepina bloqueia canais de sódio pré-sinápticos, dependentes de voltagem. Tem alta afinidade por canais de cálcio inativados, o que aumenta seu número (informações de fisiologia de membrana).

Acredita-se que o bloqueio dos canais de sódio iniba a liberação de glutamato na fenda sináptica. Essas ações seriam responsáveis pelos efeitos anti-convulsivantes. Essa ação parece ocorrer na amígdala (região específica do cérebro) por meio de receptores benzodiazepínicos. Atua também sobre a noradrenalina e sobre o GABA (conforme descrito na resposta do colega David de Lucena) e sobre receptores glutamatérgicos do tipo NMDA.
Os mecanismos anti-maníacos não são bem esclarecidos.

Todas essas informações são muito específicas e técnicas, e seguem o questionamento da sua pergunta. Porém, nada disso será útil clinicamente sem a avaliação pormenorizada de um médico experiente e de um seguimento clínico continuado.

A carbamazepina é um derivado tricíclico do iminostibeno. Estruturalmente é similar aos fármacos psicoativos (imipramina, clorpromazina e maprotilina) compartilhando algumas características estruturais com outros anticonvulsivantes. Foi introduzida no mercado como anticonvulsivantes e para tratamento de neuralgia posterior foi usada por psiquiatras quais começaram combiná-la com drogas tranquilizantes em determinados distúrbios comportamentais que não respondiam a monoterapia No final dos anos 60 foram descobertas propriedades antiepilépticas passando a ser utilizadas e mostrando-se eficazes no tratamento da primeira linha das crises convulsivas parciais. A CBZ juntamente com o lítio, o acido valpróico e o divalproato de sódio são classificadas como estabilizador de humor.
Potencializa a ação do GABA um neurotransmissor Fisiológico que inibe geração de potenciais das ações.
É administrado de duas a quatro vezes por dia. Liberação Controlada do medicamento.
A carbamazepina bloqueia de forma especifica os canais de sadios mais ativos e utilizados durante o processo de despolarização e propagação do estimulo entre os neurônios. É uma medicação extremamente lipossolúvel e efetiva para o tratamento de diversas patologias da neuro psiquiatria. Também parece modular positivamente o efeito do acido gama amino butirico: GABA.