qual o fenômeno que explica o coração disparar toda vez que vai medir a pressão e isso faz com que

4 respostas
qual o fenômeno que explica o coração disparar toda vez que vai medir a pressão e isso faz com que aumente?
É uma resposta associada a algum acontecimento, que pode ser identificado com certas técnicas regressivas, hipnose, EMDR ou outras. Precisa ser feita uma dessensibilização e uma neutralização das causas. Um psicoterapeuta habilitado nestas técnicas saberá como encaminhar isto.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Bom, isso pode ser um condicionamento relacionado a situação em si que faz com você emita essa resposta. Provavelmente ao saber que você irá medir a pressão corre pensamentos negativos de que alguma coisa irá dar errado e sua pressão vai aumentar e isso te deixa mais preocupado. Como os nossos pensamentos influenciam nas nossas emoções, comportamentos e estados fisiológicos, talvez as torrentes de pensamentos que passam na sua cabeça, te deixam mais ansiosos e o organismo ao perceber a sua ansiedade como uma ameça emite sinais diversos que influenciam na elevação da pressão. Ao final, quando você constata isso, aumenta a preocupação de que possa ocorrer tal situação novamente e nesse caso inicia-se o ciclo. Seria interessante procurar um médico e psicólogo, principalmente que trabalhe com abordagem cognitivo-comportamental no qual você irá aprender técnicas de relaxamento e de reestruturação de pensamentos, tornando-os mais realistas, reduzindo os sintomas de ansiedade.
São muitos os fenômenos que justificariam estes sintomas correlacionados a estes comportamentos.
Para que você receba o diagnóstico mais adequado, sugiro que busque por orientação e acompanhamento de um psicólogo.
Olá! Dentre os transtornos de ansiedade, existem as fobias específicas, que comumente estão relacionadas a animais, insetos, germes, altura, trovão, dirigir, transportes públicos, voar de avião, elevadores e, além de outras coisas, procedimentos médicos e odontológicos. Vários podem ser os motivos para a aceleração cardíaca nesse caso. É comum que a aceleração do coração venha acompanhada de outros sintomas de ansiedade, como falta de ar, tremores, etc. Caso esse problema esteja gerando prejuízos pessoais e/ou profissionais em sua vida, sugiro procurar a ajuda de um psicoterapeuta especializado na área. Durante o processo de psicoterapia, esse profissional irá junto com você identificar como essa resposta de ansiedade foi instalada, para, em seguida, ajudar você a fazer o descondicionamento dessa resposta. Espero ter ajudado! Boa sorte!

Especialistas

Dâmaris Lima

Dâmaris Lima

Psicólogo

Adriana Garbin

Adriana Garbin

Psicólogo

Cascavel

Taramis Sartorio

Taramis Sartorio

Psicólogo

Porto Alegre

Rosimeri Dantas

Rosimeri Dantas

Psicólogo

Recife

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 398 perguntas sobre Transtornos de ansiedade
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.