Qual o especialista que trata infecção das unhas é podologo ou dermatologista?

5 respostas
Qual o especialista que trata infecção das unhas é podologo ou dermatologista?
Infecções fúngicas das unhas (onicomicoses) só podem ser curadas definitivamente com tratamento médico. Segundo os protocolos correntes, deve ser usado esmalte terapêutico caso haja comprometimento de até 3 unhas sem atingir a raiz da unha. Se a micose atingir a raiz da unha, deve ser realizado tratamento com medicação via oral. O dermatologista é o profissional indicado para realizar este tipo de tratamento. A assistência de um podólogo pode ser necessária em alguns casos.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O tratamento de fungos nas unhas é multidisciplinar. Ou seja, o dermatologista encaminha o paciente para coleta de micológico da unha - isso é feito no laboratório, por um bioquímico.
Vindo o resultado com o tipo de fungo identificado, o dermatologista prescreve a medicação que pode ser tópica (aplicação direta na unha) ou via oral.

Dependendo do quanto a unha está comprometida pelo fungo.

Ao mesmo tempo, o paciente vai ao podólogo ou enfermeiro pediatra (especialista na saúde dos pés) - que fará um corte higiênico das unhas, com desbaste e retirada de toda parte comprometida.
A podologia utiliza Laser (que é uma luz) que auxilia no tratamento, acelerando o processo de crescimento da unha sadia e potencializa a açao da medicação, na morte dos fungos.

Lembrando ainda que, deve ser feita desinfecção dos calçados e meias, com solução de Lysoform (encontrada em supermercados) - pois, caso contrário, os pés irào se contaminar novamente quando usar estes calçados.
Sempre o dermatologista. Lembre-se que uma infecção nas unhas pode servir de porta de entrada para outros agravos. Assim sendo, o ideal é tratamento médico.
É o médico dermatologista. Caso seja necessário acompanhamento com outros profissionais, ele irá indicar e explicar. Hoje em dia há muitos colegas que realizam o diagnóstico e acompanhamento, com limpeza local e tratamento com desbastamento da unha, no próprio consultório médico, facilitando a vida de quem vive em uma cidade grande e cheia de trânsito, como São Paulo.
Técnicas modernas, tratamentos tópicos eficientes e sem toxicidade e não invasivos são especialidades do PODOLOGISTA BACHAREL.

Marque uma consulta e comprove a eficiência dos tratamentos podológicos.

Especialistas

Daniela Fernandes de Oliveira

Daniela Fernandes de Oliveira

Podologista

Santos

Orlando Sandoval Farias Júnior

Orlando Sandoval Farias Júnior

Dermatologista

Rio de Janeiro

Tânia Regina Pereira

Tânia Regina Pereira

Podologista

Itajaí

Karoline Passarela

Karoline Passarela

Dermatologista

São Paulo

Luciene Rodrigues de Leles Franco

Luciene Rodrigues de Leles Franco

Podologista

Praia Grande

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 163 perguntas sobre Infecções de fungos nas unhas (onicomicose)
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.