Qual o especialista que trata desse exame?

3 respostas
Qual o especialista que trata desse exame?
Acho que o que você quis perguntar foi que tipo de especialista trata osteoporose, não é isto? A esta questão eu te respondo que com o envelhecimento da população aliada ao fato de que hoje todos sabem que a exposição ao sol causa câncer de pele e portanto o evitam o que pode diminuir o nível de Vitamina D no corpo a osteoporose tornou-se tão comum que praticamente todos os médicos tem conhecimento suficiente para prevenir e tratar a osteoporose. As especialidades que mais tem ,digamos, "intimidade" com a osteoporose são os reumatologistas, os clínicos gerais, os ortopedistas, os endocrinologistas ( a Vitamina D é considerada um hormônio), os geriatras e os ginecologistas( porque o maior número de doentes afetados pela osteoporose são mulheres após a menopausa). Na minha opinião a especialidade mais importante na prevenção desta doença é a dos ginecologistas se agirem no momento que a mulher entrar na menopausa.

Principalmente o reumatologista. Porém devido as características das especialidades e pelo grande número de pacientes também temos endocrinologistas, ortopedistas e ginecologistas que se dedicam ao estudo e tratamento da osteoporose e da avaliação da densitometria óssea.
A Densitometria óssea é um exame que avalia a massa óssea e estima o risco de fratura dos ossos. Várias especialidades podem tratar a Osteoporose a Osteopenia que são diagnosticadas pela Densitometria óssea, em especial, o Reumatologista.