Qual o especialista mais indicado para uma consulta? Psicólogo ou Psiquiatra?

5 respostas
Qual o especialista mais indicado para uma consulta? Psicólogo ou Psiquiatra?
Inicialmente é importante cuidar de esclarecer o diagnóstico. Para tanto uma consulta especializada com Pediatra, Neuropediatra ou um Psiquiatra infantil pode fazer uma avaliação global, esclarecendo aspectos físicos e psicológicos. Essa fase é de extrema importância, já que o diagnostico precoce favorece um melhor prognostico. Concluído o diagnóstico será sempre mais interessante um tratamento multidisciplinar considerando psicólogos, psiquiatra, pedagogo, fonoaudiologo, entre outros, já que a síndrome afeta aspectos múltiplos do desenvolvimento.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O ideal é que o profissional especialista realize o diagnóstico. A partir de então, seja neste primeiro momento um psicólogo, psiquiatra ou pediatra, o tratamento será sequenciado de forma multirpofissional, ou seja, feito por diferentes profissionais que auxiliarão no desenvolvimento do paciente. Dente esses profissionais pode-se destacar psiquiatra, psicólogo, pedagogo, terapeuta ocupacional entre outros que se mostrarem necessários para a aquisição de repertório por parte do paciente.

Atenciosamente.
Os dois. Equipes multidisciplinares são ideais nesses casos.
Inicialmente é importante procurar ajuda médica. O médico psiquiatra irá examinar o paciente, se necessário encaminhará-lo para realização de testes neuropsicológicos e então fechar o diagnóstico. Ele também será responsável pela prescrição do medicamento, para diminuir sintomas acessórios, e encaminhará o paciente para o psicólogo ou para equipe multiprofissional necessária. O psicólogo ficará responsável pela terapêutica, trabalhará as dificuldades do paciente no momento, almejando uma rotina mais funcional.
O diagnostico é multidisciplinar. Neuropediatra ou psiquiatra e neuropsicologo. O tratamento também é multiprofissional (TO, fonoaudiologo, psicologo, psicopedagogo, etc), vai depender das necessidades do paciente.

Especialistas

Crystiane Melo

Crystiane Melo

Psicopedagogo

Campinas

Patricia Nunes

Patricia Nunes

Psicopedagogo

Osasco

Claudete Souza Santos

Claudete Souza Santos

Psicopedagogo

Porto Alegre

Ana Carolina S. Sousa

Ana Carolina S. Sousa

Psicopedagogo

Sorocaba

Andreia Erse

Andreia Erse

Terapeuta complementar

Pirassununga

Juliana Sales

Juliana Sales

Psicopedagogo

Maringá

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 215 perguntas sobre Síndrome de asperger
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.