Qual o especialista mais indicado para uma consulta? Psicólogo ou Psiquiatra?
5
respostas
Qual o especialista mais indicado para uma consulta? Psicólogo ou Psiquiatra?
Inicialmente é importante cuidar de esclarecer o diagnóstico. Para tanto uma consulta especializada com Pediatra, Neuropediatra ou um Psiquiatra infantil pode fazer uma avaliação global, esclarecendo aspectos físicos e psicológicos. Essa fase é de extrema importância, já que o diagnostico precoce favorece um melhor prognostico. Concluído o diagnóstico será sempre mais interessante um tratamento multidisciplinar considerando psicólogos, psiquiatra, pedagogo, fonoaudiologo, entre outros, já que a síndrome afeta aspectos múltiplos do desenvolvimento.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
O ideal é que o profissional especialista realize o diagnóstico. A partir de então, seja neste primeiro momento um psicólogo, psiquiatra ou pediatra, o tratamento será sequenciado de forma multirpofissional, ou seja, feito por diferentes profissionais que auxiliarão no desenvolvimento do paciente. Dente esses profissionais pode-se destacar psiquiatra, psicólogo, pedagogo, terapeuta ocupacional entre outros que se mostrarem necessários para a aquisição de repertório por parte do paciente.
Atenciosamente.
Atenciosamente.
Os dois. Equipes multidisciplinares são ideais nesses casos.
Inicialmente é importante procurar ajuda médica. O médico psiquiatra irá examinar o paciente, se necessário encaminhará-lo para realização de testes neuropsicológicos e então fechar o diagnóstico. Ele também será responsável pela prescrição do medicamento, para diminuir sintomas acessórios, e encaminhará o paciente para o psicólogo ou para equipe multiprofissional necessária. O psicólogo ficará responsável pela terapêutica, trabalhará as dificuldades do paciente no momento, almejando uma rotina mais funcional.
O diagnostico é multidisciplinar. Neuropediatra ou psiquiatra e neuropsicologo. O tratamento também é multiprofissional (TO, fonoaudiologo, psicologo, psicopedagogo, etc), vai depender das necessidades do paciente.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Qual a diferença entre a Síndrome de Savant e a Síndrome de Asperger?
- Gostaria de saber qual a diferença entre asperger e autismo?
- Desejaria saber por que a Síndrome de asperger é considerada como autismo leve?
- Gostaria de saber se existem diferenças entre a Síndrome de asperger e o autismo?
- É possível uma pessoa com TEA possuir tanto a hiper, quanto a hipossensibilidae?
- Quais as chances de um filho de um adulto com Asperger e TdAh nascer com TEA de nível moderado ou grave? É uma probabilidade maior que em geral ou igual? Há algum exame (genético ou não) que auxilie esclarecer essa questão? (Mãe neurotípica)
- Pessoas com asperger em especial podem ter pouca empatia? Eu sei que é "mito" a informação que TODAS as pessoas com asperger não tem empatia ou pouca, mas há realmente pessoas nessa síndrome que podem ter baixa empatia e ainda, não saberem expressa-las?
- É possível uma criança TEA com pessoas conhecidas se comunicar muito bem e com crianças em público não? Em casa pergunta, responde, dentre outras formas de se comunicar.
- Uma criança com síndrome de Asperger pode ser bem comunicativa até com estranhos?
- É possível ter autismo de nível de suporte 2 e borderline também?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 215 perguntas sobre Síndrome de asperger
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.