Qual o efeito antidepressivo do carbonato de lítio?

9 respostas
Qual o efeito antidepressivo do carbonato de lítio?
Lítio é usado como coadjuvante aos antidepressivos em caso de depressão grave recorrente e que não responde bem ao tratamento com antidepressivo convencional. No caso do Transtorno Bipolar é indicado como estabilizador de humor.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O litio é usado em conjunto com antidepressivos tradicionais na depressão unipolar como estratégia de potencialização, ou seja, para dar um incremento no efeito do antidepressivo.
No transtorno bipolar, o litio é uma das medicações estabilizadoras de humor de primeira-linha. É eficaz para controlar tanto os sintomas depressivos como os de euforia. Uma vez estabilizado o transtorno bipolar, o litio também age prevenindo novos episódios de humor.
É uma medicação que tem eficácia comprovada em reduzir os pensamentos/tentativas de suicídio.
Existe um certo medo e resistência disseminado em se tomar o litio, Em grande medida pela possibilidade de surgimento de efeitos colaterais (ganho de peso, tremores, intoxicação, acne...) que não são obrigatórios e se aparecem são perfeitamente manejados através de medidas simples e orientação adequada.
O carbonato de lítio é indicado para pacientes que apresentam transtornos bipolares, como mania aguda, profilixia de transtornos bipolares e coadjuvante no tratamento de depressão resistente. comumente indicado pelos médicos pelo custo acessível, segurança e possibilidade de poucas doses ou única. A demora do tempo de ação e possibilidade do paciente apresentar efeitos colaterais são fatores de desvantagem da medicação.
Esse medicamento é associado a um antidepressivo, nos casos de depressão e transtornos de humor. Além do medicamento, e de extrema importância, o acompanhamento com o Psicólogo.

Atte.
Carbonato de lítio é indicado no tratamento de episódios maníacos nos transtornos bipolares, diminuindo a frequência e intensidade destes. O lítio é indicado como adjunto aos antidepressivos na depressão recorrente grave, como um suplemento para o tratamento antidepressivo, tendo como intuito potencializar o tratamento. Na depressão além do medicamento prescrito pelo psiquiatra deve-se fazer acompanhamento com psicólogo, já que é uma problemática de ordem psicossocial
Respondem bem para pessoas com sintomas ou só depressivos ou só maníacos, isto é, que pouco alteram ou que não alteram seu estado de humor, permanecendo num pólo da doença;
Também ajustam na depressão crônica grave, e não apresentam efeitos colaterais acentuados e significativos, estando o paciente sob controle constante
O Carbonato de lítio é indicado no tratamento de episódios maníacos nos transtornos bipolares, também é utilizado
no tratamento de manutenção de indivíduos com transtorno bipolar, diminuindo a frequência dos episódios
maníacos e a intensidade dos sintomas, usado também na prevenção da mania recorrente e na prevenção da fase depressiva e
tratamento de hiperatividade psicomotora
Carbonato de Lítio (substância ativa) é indicado como adjunto aos antidepressivos na depressão recorrente grave, como um suplemento para o tratamento antidepressivo na depressão maior aguda. No tratamento da depressão, o lítio tem sua indicação nos casos em que os pacientes não obtiveram resposta total, após uso de inibidores seletivos de recaptação de serotonina (ISRS) ou tricíclicos por 4 a 6 semanas, com doses efetivas. Nesses casos a associação com lítio será potencializada. Imprescindível, psicoterapia em conjunto! Procure um profissional psicóloga (o).
Ministra-se o lítio em geral como coadjuvante de outros medicamentos que possam não estar fazendo efeito é que precisam de um reforço maior principalmente em se tratar de estabilizar o humor. Nesse caso é muito indicado. Sempre monitorado pelo psicólogo e psiquiatra.

Especialistas

Isa Melo

Isa Melo

Psicólogo

Patrocínio

Kassiane Ben Gonçalves da Silva

Kassiane Ben Gonçalves da Silva

Psicólogo

Nova Esperança do Piriá

Vanessa Fortunato de Oliveira

Vanessa Fortunato de Oliveira

Psicólogo

São Paulo

Thialy Beltran

Thialy Beltran

Psicólogo

Brasília

Andressa Pedro Barbosa

Andressa Pedro Barbosa

Médico de família

Garopaba

Pedro Henrique Faccenda

Pedro Henrique Faccenda

Médico de família

Curitiba

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1148 perguntas sobre Depressão
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.