Qual o diâmetro normal dos dutos biliares e pancreático? Tenho pedras na vesícula que ocupam 1/5 desta,

3 respostas
Qual o diâmetro normal dos dutos biliares e pancreático? Tenho pedras na vesícula que ocupam 1/5 desta, sendo que a maior mede 11mm. Um cálculo de 11mm. pode sozinho obstruir algum destes dutos ou somente o acúmulo de várias pedras poderá causar alguma obstrução?
Por menor que seja o cálculo pode haver migração e obstrução da via biliar. Aliás, cálculos menores que 1cm tem chance ainda maior. Em geral a via biliar principal tem cerca de 5 a 7mm em pessoas abaixo dos 65 anos. Procure um cirurgião do aparelho digestivo para ser avaliada.

O diâmetro normal do colédoco é 4,6 +-2,6 mm. O ducto pancreático (Wirsung) varia bastante (as vezes ele não existe só o Santorini ex. pâncreas divisum). O ideal é passar em consulta porque nem toda a pedra na vesícula é cirúrgica. Tem de ver se o sr(sra) tem sintomas, se já teve crise, seus antecedentes familiares, tamanho da pedra. E sim, uma pedra pode ficar encravada no colédoco mas é menos comum. As complicações mais comuns da colelitíase é ela ficar presa no infundíbulo e dar cólica biliar, inflamar violentamente a vesícula e dar colecistite aguda e ou síndrome de Mirizzi (daí é cirurgia de urgência). Pode ir e passar perto pâncreas e dar pancreatite (risco de uti), pode virar uma pedra grande e obstruir o colédoco (colangite), a pedra pode ir ao duodeno (síndrome de Bouveret) ou descer e trancar no íleo(Íleo biliar). Ainda empiema de vesícula, colecistite enfisematosa (diabéticos) e outros. Consulte um cirurgião experiente isso faz a diferença.
Sim somente um calculo pequeno pode obstruir parcial ou totalmente o coledoco que é canal da bile que sai do figado, podendo causar obstrucao e colangite que é infecção da via biliar.
Problema maior em si é risco de pancreatite aguda que em alguns casos a pedra migra e obstrui ducto pancreático podendo ter gravidade alta com risco até de morte
Por isso necessidade urgente de operar e resolver logo antes que tenha complicações descritas acima