Qual o alimento ou fruta que possui a vitamina B1.

5 respostas
Qual o alimento ou fruta que possui a vitamina B1?
Olá,
Os alimentos fontes de vitamina B1 são: cereais integrais (arroz, trigo, aveia), castanhas, vísceras, carne de aves, peixe e bovina, gema de ovo, e leguminosas (ervilha, soja, feijão).

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Oi! Vitamina B1 (Tiamina) é encontrada em cereais (farelo de trigo é ótima fonte), castanhas, feijões (não só o feijão carioca, mas outros tipos como grão de bico, soja, ervilha...). É legal experimentar receitas gostosas com esses ingredientes como bolo de aveia, molho branco com castanhas, granola caseira...
Olá! Você pode encontrar a vitamina B1 (tiamina) facilmente em grãos integrais, germe (ou gérmen) de trigo, legumes, cereais enriquecidos (importante fazer a leitura dos rótulos dos alimentos para identificar a informação). Busque incluir e alternar as opções ao longo do dia.
Olá
Alguns alimentos fontes de vitamina B1, a tiamina, são: feijão, levedura de cerveja, semente de girassol, pistache, amendoim, peixes, gérmen de trigo, aspargo.

É importante destacar, no entanto, que, por ser uma vitamina hidrossolúvel, parte dela é perdida no processo de cozimento. Sendo assim, aconselha-se utilizar essa água para a produção de molhos como uma forma de não perder esse nutriente.

Espero ter ajudado, abraços
A tiamina pode ser encontrada naturalmente em alimentos como carnes, peixes e grãos integrais. Além disso, ela é frequentemente adicionada a produtos como pães, cereais e fórmulas infantis. Alguns exemplos de alimentos ricos em tiamina incluem: cereais matinais integrais; carne de porco; peixes; feijão e lentilha (leguminosas); ervilhas verdes; produtos integrais como pães, macarrão e arroz; sementes de girassol e iogurte. Incluir esses alimentos na sua dieta pode ajudar a garantir uma ingestão adequada de tiamina.
Um ponto importante é que a dose dietética recomendada de tiamina varia de acordo com a idade e condições específicas. Para homens com 19 anos ou mais, é indicado o consumo de 1,2 mg por dia, e para mulheres na mesma faixa etária, a recomendação é de 1,1 mg por dia. Durante a gravidez e a amamentação, essa quantidade pode aumentar para 1,4 mg por dia.
Em relação à ingestão máxima segura, não há um limite estabelecido para a tiamina, pois não foram registrados efeitos colaterais adversos devido à ingestão elevada dessa vitamina.

Especialistas

Eduardo Franca Pereira

Eduardo Franca Pereira

Gastroenterologista, Endoscopista

João Pessoa

Agendar uma visita
Amanda Miguel de Souza

Amanda Miguel de Souza

Médico de família, Médico clínico geral, Generalista

Santo André

Agendar uma visita
Carlos Filipe Trindade

Carlos Filipe Trindade

Médico de família

São Paulo

Agendar uma visita
Odimea Araujo Costa Reis Demes

Odimea Araujo Costa Reis Demes

Médico de família

Samambaia

Bruno Eugenio Canhetti Mondin

Bruno Eugenio Canhetti Mondin

Gastroenterologista

Curitiba

Francisco Bernardo Evangelista

Francisco Bernardo Evangelista

Médico de família

Serrita

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 10 perguntas sobre Vitamina B1: tiamina
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.