Qual melhor o profissional devo procurar para tratar de ansiedade?
11
respostas
Qual melhor o profissional devo procurar para tratar de ansiedade?
Você pode procurar um psicólogo que saberá avaliar se apenas com psicoterapia te ajudará ou caso contrário te encaminhará para um psiquiatra. O ideal é psicoterapia e medicação... abraços.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Diversos profissionais podem ajudar no tratamento da ansiedade, como psicólogos, psiquiatras, terapeutas ocupacionais, entre outros. Porém, partindo da noção que a ansiedade pode ter causas diversas, muitas podendo ser provenientes do ambiente, recomenda-se o profissional de Psicologia, já que ele será apto para avaliar se a ansiedade se trata de uma questão emocional e do ambiente em que a pessoa vive ou se enquadra também em uma questão física, podendo, então, encaminhar a um psiquiatra. No tratamento da ansiedade, recomenda-se psicoterapia, e em casos necessários, medicação adequada.
Além disso, alguns hábitos saudáveis podem ajudar na ansiedade, como atividades físicas, a prática de meditação ou yoga, o exercício da presentificação, entre outros.
Além disso, alguns hábitos saudáveis podem ajudar na ansiedade, como atividades físicas, a prática de meditação ou yoga, o exercício da presentificação, entre outros.
Os profissionais podem serem inúmeros, porém como alguns colegas aqui a responderam, oriento a um profissional na área Psy, seja um Psiquiatra ou um Psicologia, irá ajudar te bastante a identificar e trabalhar as causas pelas quais esta desencadeando o sintoma de ansiedade.
A psicoterapia é a mais indicada. Procure um psicologo para realizar o seu acompanhamento. Em alguns casos, além da psicoterapia, é indicado o acompanhamento com um psiquiatra para ministrar a medicação ideal para cada caso. A psicologo ajudará você a lidar melhor com as questões que andam prejudicando sua qualidade de vida, e caso seja necessário o acompanhamento com o psiquiatra ele prescreverá a melhor medicação para que você possa lidar com as dificuldades que esteja lidando no momento e, com o tempo e com o trabalho na psicoterapia, a medicação vai sendo retirada com o acompanhamento do psiquiatra, até o momento em que não precisará mais dela. Espero ter ajudado. Fique bem!
Você pode procurar um psicólogo ou, dependendo da gravidade e urgência das suas crises de ansiedade, começar buscando um psiquiatra. Embora inicie um tratamento pela psiquiatria, é muitíssimo importante fazer um acompanhamento psicológico, por meio de psicoterapia (recomendo psicanálise) com um psicólogo, tendo em vista que o uso da medicação não age na causa da ansiedade, apenas aplaca os sintomas.
psiquiatra
Olá. Seria legal buscar tanto um psicólogo quanto um psiquiatra. Fazendo tratamento com os dois, você terá mais sucesso no seu tratamento
Primeiramente, você deve procurar um psicólogo, pois ele afirmará com mais consistência se você possui ansiedade, pois através de uma simples entrevista não é o suficiente para diagnosticar se você tem ou não, aliado a entrevista o profissional aplicará uma bateria de testes psicológicos ( uso exclusivo do psicólogo)para confirmar se você tem ansiedade ou não e se tem traços característicos para desenvolver uma possível ansiedade. Depois de verificado se você tem ou não, a depender do caso possa ser que seja necessário entrar com medicação( uso exclusivo do psiquiatra), por isso a importância do trabalho interdisciplinar. Espero ter ajudado!
Olá, para te ajudar a entender melhor, eu diria que todos os profissionais formados na ciência da psicologia tem a capacidade de tratar essas doenças/transtornos. O que realmente importa é que você se sinta a vontade para falar de si, ocorrendo então um fluir terapêutico que vai fazer toda a diferença no processo de acompanhamento. Eu poderia dizer para ir nessa ou naquela abordagem de atuação específica, mas isso é muito relativo de paciente para paciente. É interessante que você inicie esse processo e o profissional te encaminhará para um tratamento conjunto, caso ele perceba essa necessidade. Portanto, dê o pontapé inicial, agende sua consulta e sinta o espaço. Se for confortável, prossiga, se não, troque, até que encontre um ambiente agradável para se colocar acessível ao tratamento. Sorte!
Olá, bom dia. Primeiramente, você deve procurar um psicólogo para que ele possa avaliar o seu caso de ansiedade. Ansiedades têm causas emocionais, por isso é necessário o acompanhamento psicoterápico. Em casos mais graves, é importante um trabalho multidisciplinar, com a presença de um psiquiatra, que entra com os medicamentos para tratar dos sintomas físicos.
Desde médicos clínicos a psiquiatras e psicólogos. O importante é que haja identificação com o profissional e compromisso para realizar o seguimento com terapia!
Especialistas
Perguntas relacionadas
- É possível que a ansiedade cause dificuldade para andar ?
- Minha mãe foi fazer um procedimento estético e acabou lesionando o nervoso do do rosto levando a paralisia periférica facial. Essa paralisia pode causar algum dano ao sistema nervoso e a o cérebro no geral ou é só na face mesmo?
- O que não fazer quando se tem ansiedade e depressão ?
- Como o estresse é a ansiedade demasiada podem causar espasmos nos músculos ciliares alterando a acomodação do cristalino, essa alteração pode aumentar o grau do astigmatismo?
- A ansiedade e o stress podem aumentar o grau do astigmatismo?
- Ola, venho sentindo dores pelo corpo, algumas em forma de pontada e outras musculares, principalmente ao pé da barriga e sinto nausea e constipação, tenho ansiedade e estou em início de depressão, pode ser por conta da ansiedade ou depressão?
- Faço um tratamento com remédio homeopatico, posso parar a medicação ou tem que fazer desmame?
- Tenho ansiedade e as vezes o coração da um solavanco como se tivesse errado a batida, fico com a sensação de elevador no peito. A ansiedade faz isso?
- A ansiedade pode gerar sintomas permanentes, ou seja, que não diminuem/somem mesmo quando a pessoa não está se sentindo ansiosa?
- Estive em consulta com a psiquiatra, há cerca de 5 dias e ela me prescreveu 15 mg do antidepressivo Mirtazapina à noite. Li que se trata de reação comum o desenvolvimento ou piora da ansiedade, insônia e sonolência. Estes sintomas podem desaparecer depois das 3 semanas de adaptação ao medicamento ou,…
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 1036 perguntas sobre Ansiedade
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.