Qual medicação demonstrou ter sido mais eficiente (na maioria dos casos) para o tratamento do transtorno

4 respostas
Qual medicação demonstrou ter sido mais eficiente (na maioria dos casos) para o tratamento do transtorno de ansiedade generalizada a partir dos estudos realizados até os dias de hoje: o escitalopram ou a venlafaxina?
Olá boa tarde! As duas medicações são da classe denominada "antidepressivos" e possuem mecanismos de ação um pouco distintos apesar do uso na prática ser semelhante. As duas são eficazes para os transtornos ansiosos e cabe a um psiquiatra a escolha de uma delas. Essa escolha é baseada principalmente em particularidades de cada caso: comorbidades clinicas, histórico psiquiátrico, sintomas atuais, medicações em uso, etc... Procure uma avaliação caso necessário!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A eficiência dos medicamentos geralmente são medidas pela diminuição dos sintomas apresentados pelos pacientes, no entanto, o caminho mais eficaz para se lidar com os transtornos está em se aliar ao tratamento medicamentoso, quando este é de fato necessário, à psicoterapia. A medicação atuará diretamente, e quimicamente até, nas questões fisiológicas do indivíduo ao passo que é na psicoterapia que você terá oportunidade de avaliar as raízes da sua ansiedade aprendendo a lidar com ela em seu dia-a-dia, ganhando qualidade de vida e quem sabe independência das medicações sempre em uma decisão conjunta com seu psiquiatra. Pense a respeito e conte comigo se necessário.
As pesquisas mostram que o tratamento mais adequado e com maior esbatimento dos sintomas é a combinação da Terapia Cognitivo Comportamental e o tratamento medicamentoso. Quanto a melhor medicação isso varia dependendo de outros fatores como os colegas já trouxeram como o organismo e fisiologia do indivíduo.
Minha formação me impede de tecer qualquer comentário acerca das vantagens deste ou daquele medicamento, mas recomendo que, caso se aplique, você busque a orientação de um médico psiquiatra, a fim de obter uma opinião mais balizada acerca do tema. Boa sorte.

Especialistas

Cristiane Barros

Cristiane Barros

Psicanalista

Cláudio

Jonadab Silva

Jonadab Silva

Médico clínico geral

Niterói

Janete Aparecida Rodrigues da Silva

Janete Aparecida Rodrigues da Silva

Psicanalista

Cristalina

João Vítor Galo Esteves

João Vítor Galo Esteves

Médico clínico geral

Rio de Janeiro

Ana Paula Cantarani

Ana Paula Cantarani

Psicanalista

Ribeirão Preto

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 299 perguntas sobre Transtornos de ansiedade generalizados
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.