Qual idade ideal para levar a criança ao Neuropsicologica? Meu filho tem 1 ano e 7 meses! Já posso

9 respostas
Qual idade ideal para levar a criança ao Neuropsicologica? Meu filho tem 1 ano e 7 meses! Já posso levar a uma consulta?
Se você suspeita de alguma alteração nele, que algo não vai bem pode levá-lo sim! Ele continuará as indicações a prosseguir. Procure também um psicólogo infantil.

Você não deixa claro os motivos que a levam a buscar esta avaliação. Converse com o pediatra. Mas a literatura é rica ao dizer que, quanto mais precoce o descobrimentos das causas de um mal estar maiores são os resultados na condução do tratamento. Boa sorte! Otacílio Ribeiro - Psicanalista
Não existe uma idade especifica. Se você nota alguma alteração no comportamento da sua criança, busque ajuda o quanto antes.

Att,
Uma boa avaliação só tem como ajudar.
Se você identifica algo diferente ou tem dúvidas sobre o que está ocorrendo com seu filho, você pode procurar um neuropsicólogo.
A avaliação neuropsicológica realizada por um psicólogo pode auxiliar na identificação de atrasos no desenvolvimento e de questões emocionais/ familiares que podem afetar a criança.
Sendo necessário, será encaminhado para outros profissionais ou se for algo que pode ser habilitado pela neuropsicóloga, será feito uma proposta de intervenção específica para o seu caso.
Lembrando que crianças nessa idade estão em fase de crescimento e, caso se identifique alguma alteração, a estimulação e/ou tratamento podem ser extremamente importante para a criança e sua família.
Qualquer dúvida, estou à disposição.
Sou neuropsicóloga. Sem saber os motivos que a levam a pensar em uma avaliação, fica mais difícil orientar. Contudo, posso dizer que a melhor opção é consultar seu pediatra ou neuropediatra, para que ele avalie se seu filho está se desenvolvendo dentro daquilo que é esperado para a idade ou não. A avaliação neuropsicológica nesta idade não dispõe de tantos instrumentos quanto disporia se fosse feita a partir dos 6 anos, por exemplo. Concordo que a avaliação precoce ajuda a diminuir prejuízos e orientar tratamentos. Então, se algo te preocupa, consulte primeiro um bom neuropediatra, que poderá te dizer se tem algo errado com o desenvolvimento de seu filho e, se for o caso, encaminhar para avaliação com neuropsicólogo, fonoaudiólogo, psicólogo clínico, orientação de pais ou para exames físicos. Espero ter ajudado.
Buscaria por qual motivo ou queixa?
Devido à idade uma orientação de um neuropediatra tbm pode ser interessante!
É muito importante levar em consideração o desenvolvimento da criança nessa fase, o ideal é leva-lo a um pediatra atualizado que vai poder fazer uma avaliação do desenvolvimento e orienta-la quanto à necessidade de um acompanhamento psicólogo ou. Neurológico.
A avaliação Neuropsicológica pode ser realizada de formas diferentes, dependendo da demanda de cada paciente. Os testes padronizados, dependendo da queixa, se iniciam aos dois anos e meio. Vale a pena falar com um pediatra, verificar se há necessidade de encaminhar para um neuropediatra. Caso ele ache necessário avaliar tão precocemente, você entra em contato com um neuropsicólogo. Mas independente da avaliação, se você percebe algum atraso ou falha no desenvolvimento, independente do diagnóstico, leve aos especialistas para que a estimulação já comece a ocorrer!!