Qual exame tenho q fazer para descartar demência celebral?

11 respostas
Qual exame tenho q fazer para descartar demência celebral?
Olá! Demência é uma síndrome resultante do declínio progressivo da capacidade intelectual do individuo. Caracteriza-se pela perda da capacidade de memorizar, de resolver os problemas do dia a dia, o que interfere nos relacionamentos e atividades sociais e profissionais.
Existem outras doenças que podem apresentar características semelhantes, como a sífilis, hipertireoidismo, deficiência de vitamina B-12, ou até mesmo depressão. Por isso, a importância da avaliação e do diagnóstico diferencial ser realizado por um profissional especializado: Avaliação clínica - realizada pelo clínico, neurologista ou geriatra. Psicólogos e psiquiatras podem avaliar se os sintomas são oriundos de uma depressão ou outra condição psicológica.
Além do exame físico, o médico poderá solicitar exames cognitivos, avaliação neurológica, tomografia computadorizada, ressonância magnética, exame de sangue, avaliação psiquiátrica, etc.
Importante, agende com um profissional para diagnóstico e acompanhamento.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Quadros de demência têm que ser acompanhados por um neurologista, que além de acompanhamento clínico dará um diagnóstico preciso através de uma Tomografia Computadoriza e/ou Ressonância Magnética.
Há casos de demência que são reversíveis e outros irreversíveis.
Converse com seu médico para um melhor diagnóstico e quais tratamentos indicados.
Olá. Concordo com os colegas, inicialmente você devera procurar um médico neurologista que poderá lhe orientar e solicitar exames, inclusive uma avaliação neuropsicológica, a fim de analisar e verificar a existência de um quadro demencial.
Ressalta-se que a busca pelo profissional qualificado é de suma importância, até para avaliar, caso exista o quadro, que tipo de demência de que se trata, qual tratamento e possíveis intervenções. Abraços
Oi, procure um neurologista. ...E também seria importante fazer uma avaliação neuropsicológica. Abraços.
Olá!
O primeiro passo é procurar um médico, de acordo com a sua queixa, ele pedirá exames, como: sangue e ressonância para investigar o motivo dos sintomas.
Fatores como alimentação, qualidade de vida devem ser levados em consideração, uma vez que deficiência de vitamina, de sono, sinais de estresse podem assimilar-se a demência em sua fase inicial.
O mais importante é que seja qual o for diagnóstico, quanto antes iniciar o tratamento, mais benefícios terá!!
Estou a disposição!
Olá. O caminho mais assertivo é procurar um neurologista para avaliação clínica para exames de imagens.
Com o diagnóstico o profissional poderá indicar o tratamento com medicação e se necessário uma avaliação complementar por um neuropsicólogo.
Este último acompanhará a evolução do distúrbio com ajuda inclusive para a família.
VC tem que procurar um neurologista, para fazer alguns exames de imagens para ver se existe morte de neurônios, se sim qual área que foi prejudicada e assim fazer uma avaliação neuropsicológica .
O primeiro passo é procurar um neurologista ou psiquiatra para avaliar as disfunções do pensamento, das emoções e do comportamento. Também será necessário procurar um psicólogo que irá fazer uma avaliação psicológica através de testes psicológicos, avaliando as funções cognitivas.
Olá , o profissional que poderá diagnosticar uma demência cerebral é o médico cerebral . E de acordo com as queixas e exame clinico , irá pedir exames : sangue , imagem e até mesmo um neuropsicológico se for o caso . Mas somente o neurologista ninguém mais !
Boa sorte .
Apesar da maioria das respostas recomendar avaliação por neurologistas, muitas vezes outros profissionais como o geriatra, clínico ou psiquiatra são igualmente aptos a conduzir casos de demência. O primeiro passo e talvez mais importante é uma consulta envolvendo extensa anamnese (entrevista) e exame físico. Em seguida, dependendo da impressão do médico alguns exames laboratoriais e de imagem são solicitados visando corroborar sua hipótese e descartar diagnósticos diferenciais (outras possíveis causas de distúrbios cognitivos). Em casos mais difíceis, somar forças com um psicólogo que faça avaliação neuropsicológica ampla pode ser decisivo. Atualmente existem recursos que permitem que o médico faça o diagnóstico de demência até mesmo antes da doença se manifestar. Converse com um especialista!
Visite um neurologista que ele passará exame apropriados
para o caso.

Especialistas

Raquel Delazari

Raquel Delazari

Terapeuta ocupacional

Santo André

Gabrielle Ellen Rodrigues Grinblat

Gabrielle Ellen Rodrigues Grinblat

Terapeuta ocupacional

São Paulo

Milene Freitas

Milene Freitas

Neurologista

Governador Valadares

Luciana Rocha

Luciana Rocha

Psiquiatra

Cuiabá

Carlos Macedo

Carlos Macedo

Médico clínico geral

Recife

Ariane Maria Carmelin

Ariane Maria Carmelin

Geriatra, Médico clínico geral

São Manuel

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 113 perguntas sobre Demência
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.