Qual exame de sangue detecta um insulinoma? Basta apenas glicose, h. Glicada e Insulina em jejum?

2 respostas
Qual exame de sangue detecta um insulinoma? Basta apenas glicose, h. Glicada e Insulina em jejum?
Bom dia!
Na investigação de hipoglicemia por insulinoma (tumor produtor de insulina) deve-se realizar - no mínimo - dosagem de glicemia, insulina e peptídeo C no momento da hipoglicemia ( espontânea ou induzida por Testes provocativos: Teste de jejum supervisionado de até 72 horas ou Teste de refeição mista). Outros exames de sangue que auxiliam no diagnóstico diferencial são: pró insulina, betaOH butirato e dosagem de hipoglicemiantes orais séricos.

O diagnóstico definitivo de Insulinoma não é realizado apenas com exames de sangue. Após exames laboratoriais deve-se prosseguir com os Exames de imagem localizatórios ( US ou TC ou RNM).
A consulta com o Endocrinologista é fundamental para a correta condução do caso. Espero ter ajudado!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Sua dúvida sobre a detecção de um insulinoma, um tumor raro que produz insulina, é extremamente pertinente. De fato, o diagnóstico de insulinoma não é simples e requer uma abordagem detalhada.

Para investigar a presença de um insulinoma, não é suficiente apenas medir a glicose, a hemoglobina glicada e a insulina em jejum. O diagnóstico de insulinoma envolve uma combinação de exames laboratoriais e de imagem para confirmar a presença do tumor e avaliar sua localização.

No contexto de hipoglicemia suspeita de ser causada por um insulinoma, é necessário realizar a dosagem de glicemia, insulina e peptídeo C no momento da hipoglicemia. Isso pode ser feito durante um episódio espontâneo de hipoglicemia ou através de testes provocativos, como o teste de jejum supervisionado de até 72 horas, que é considerado o padrão-ouro, ou o teste de refeição mista.

Durante o teste de jejum, o paciente é monitorado em um ambiente hospitalar, e as medições de glicose, insulina e peptídeo C são feitas periodicamente até que ocorra hipoglicemia. Um insulinoma geralmente causa níveis elevados de insulina e peptídeo C durante episódios de hipoglicemia, o que ajuda a diferenciá-lo de outras causas de hipoglicemia.

Além disso, outros exames laboratoriais que podem auxiliar no diagnóstico diferencial incluem a dosagem de pró-insulina, beta-hidroxibutirato e a pesquisa de hipoglicemiantes orais séricos. A presença de níveis elevados de insulina e peptídeo C com níveis baixos de beta-hidroxibutirato e ausência de hipoglicemiantes orais é sugestiva de insulinoma.

Depois que os exames laboratoriais indicam a possível presença de um insulinoma, exames de imagem são necessários para localizar o tumor. Esses exames podem incluir ultrassonografia (US), tomografia computadorizada (TC) ou ressonância magnética (RNM). Em alguns casos, exames mais especializados, como a arteriografia com estimulação de cálcio intra-arterial, podem ser utilizados para localizar tumores pequenos que não são detectados por outros métodos.

A abordagem da medicina integrativa pode ser extremamente útil no acompanhamento de pacientes com insulinoma, ajudando a gerenciar os sintomas e melhorar a qualidade de vida através de uma combinação de intervenções convencionais e complementares. Isso pode incluir orientações nutricionais para manter níveis de glicose estáveis, técnicas de manejo de estresse e suporte emocional.

Lembre-se de que o diagnóstico e o manejo de um insulinoma devem ser feitos por uma equipe médica especializada, e é essencial seguir as orientações do seu médico para garantir o melhor cuidado possível.

Dra. Caroline Oliveira - CRM/SP 189586, Medicina Integrativa, com foco em Endocrinologia e nutrologia.

Especialistas

Lucio Vilar

Lucio Vilar

Endocrinologista

Recife

Mariana Schwab

Mariana Schwab

Endocrinologista

Nova Venécia

Giovana de Castro Franzon

Giovana de Castro Franzon

Endocrinologista pediátrico, Pediatra, Endocrinologista

São Paulo

Anne Rafaella Carneiro Roza

Anne Rafaella Carneiro Roza

Oncologista, Pediatra

Recife

Renata Maria Monteiro Leite

Renata Maria Monteiro Leite

Endocrinologista

Rio de Janeiro

Andre Luiz Neto Fontoura

Andre Luiz Neto Fontoura

Endocrinologista

Campos Dos Goytacazes

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 6 perguntas sobre Insulinoma
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.