Qual exame de imagem é mais seguro para detectar um insulinoma? A ultrassonografia seria boa opção?

2 respostas
Qual exame de imagem é mais seguro para detectar um insulinoma? A ultrassonografia seria boa opção?
A ultrassonografia abdominal, essa mais comum que estamos acostumados a ver com maior frequência, não é o exame ideal para avaliar o insulinoma porque os gases intestinais atrapalham a visualização do pâncreas. Após confirmação bioquímica por exames de sangue, uma Tomografia Abdominal seria recomendada. Opções válidas seriam Ultrassonografia Endoscópica (exame pouco disponível no dia a dia) ou uma PET (Tomografia por Emissão de Positrons)

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Você está certa em buscar a melhor forma de detectar o insulinoma, um tumor raro do pâncreas que pode causar hipoglicemia por produzir insulina em excesso. A ultrassonografia abdominal comum, de fato, não é o exame mais indicado para identificar um insulinoma, já que a visualização do pâncreas pode ser prejudicada pelos gases intestinais e pelas limitações do método em detectar pequenos tumores, como é o caso do insulinoma, que geralmente são muito pequenos.

Para diagnósticos mais precisos, após a confirmação bioquímica através de exames de sangue (como os níveis de insulina e glicose), exames de imagem mais detalhados são recomendados. A tomografia computadorizada (TC) do abdômen ou a ressonância magnética (RM) são frequentemente solicitadas para localizar o insulinoma. Ambos oferecem imagens de alta resolução do pâncreas e são amplamente disponíveis.

A ultrassonografia endoscópica, embora seja um exame menos disponível, pode ser muito eficaz na detecção de pequenos tumores pancreáticos, pois oferece uma visualização mais detalhada da região diretamente a partir do interior do trato gastrointestinal, superando as dificuldades impostas pelos gases intestinais.

Outra excelente opção é a PET scan (Tomografia por Emissão de Pósitrons), que pode ser combinada com a TC ou RM para fornecer imagens muito detalhadas, especialmente quando o insulinoma é difícil de localizar com outros métodos. A PET pode detectar alterações no metabolismo celular, o que pode ser útil na identificação de tumores funcionais como o insulinoma.

Portanto, enquanto a ultrassonografia abdominal comum não é ideal, a tomografia computadorizada, a ressonância magnética e a ultrassonografia endoscópica são mais eficazes para detectar um insulinoma. O acompanhamento com um profissional especializado, de preferência com uma visão integrativa, permitirá que todas as opções sejam discutidas de acordo com o seu quadro clínico específico e histórico de saúde.

Dra. Caroline Oliveira - CRM/SP 189586, Medicina Integrativa, com foco em Endocrinologia e nutrologia.

Especialistas

Rafael Mendes

Rafael Mendes

Endocrinologista

Angra Dos Reis

Lucio Vilar

Lucio Vilar

Endocrinologista

Recife

Giovana de Castro Franzon

Giovana de Castro Franzon

Endocrinologista pediátrico, Pediatra, Endocrinologista

São Paulo

Anne Rafaella Carneiro Roza

Anne Rafaella Carneiro Roza

Oncologista, Pediatra

Recife

Renata Maria Monteiro Leite

Renata Maria Monteiro Leite

Endocrinologista

Rio de Janeiro

Andre Luiz Neto Fontoura

Andre Luiz Neto Fontoura

Endocrinologista

Campos Dos Goytacazes

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 6 perguntas sobre Insulinoma
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.