Qual especialista procurar? Gosto do meu marido, bom pai e me trata bem. Mas nunca conseguiu fixar se

15 respostas
Qual especialista procurar? Gosto do meu marido, bom pai e me trata bem. Mas nunca conseguiu fixar se e nenhum emprego e nem concluir nivel superior . Eu fiz 2 faculdades e 3 pos graduacoes e sempre tive bons cargos. Terapia de casal ou psicanalista?
Procure um psicólogo. Psicanálise é um método terapêutico utilizado por psicólogos e psiquiatras. Uma terapia de casal requer a concordância de ambos para iniciar o tratamento. A terapia individual é uma escolha pessoal. A convivência com seu marido a orientará para a melhor escolha: casal ou individual.

Este assunto também incomoda o seu marido? Uma terapia com Psicólogo não necessariamente a Psicanálise pode ajudar o seu marido a se entender, ou ainda entender o que ele acaba reproduzindo de comportamento e de pensamentos que acabam mantendo ele neste movimento de não se fixar em trabalhos e de não concluir a faculdade. Também é importante que você busque ajuda para aprender a lidar com estas questões que andam pairando na sua cabeça. Espero ter ajudado. Até breve.
Cada pessoa tem suas habilidades e dificuldades. Pode ser que você é intelectual e tecnica e ele é mais emotivo ou criativo. E nenhum é melhor que o outro, apenas, cada qual tem seus dons e interesses. Nem todos nasceram para o univeeso acadêmico, supervalorizado. No entanto, não podemos perder de vista que estudar é capacidade em acumular conhecimentos emprestados. Que tal invés dele se sentir recriminado por não ser o tipo estudioso, buscar o que faz sentido para ele e quais são suas habilidades.
Um grande abraço,
Léa
Psicoterapia de casal deve ser algo decidido por ambos, mas me parece que essa questão é mais um incômodo seu do que do seu esposo. Sugiro que a princípio você vá em busca de uma orientação psicoterapêutica para si própria e à partir daí comece a entender como lidar com essa situação e avaliar o que deve ou não fazer.
Olá.
Primeiramente é importante dizer que a terapia é uma escolha que vai depender da pessoa em questão para funcionar da melhor maneira...
Caso seu esposo se interesse em iniciar a terapia a fim de investigar os porquês por trás destes comportamentos relacionados a área ocupacional, ele é quem deverá buscar por auxílio profissional.
Além disto, sugiro que você busque auxílio também para lidar com suas próprias queixas e angústias, assim, as escolhas terão mais conscientização e muito menos chances de frustrações ou sofrimentos.
A terapia de casal Déia indicada em paralelo no caso destes comportamentos estarem prejudicando a relação e convívio do casal.
Espero ter ajudado e fico a disposição!
Olá!
Para responder a essa pergunta, vale questionar qual a posição do seu marido diante dessa situação.
É muito importante que ele esteja disposto a se encontrar em uma terapia, o que se torna super útil e proveitoso. Caso haja esse desejo em evoluir uma terapia individual em um primeiro momento seria o ideal para que ele se conheça e se encontre dentre todas as adversidades que está atrapalhando o desenvolvimento dele.
Vale ressaltar também a importância de você buscar atendimento para você também, já que fica evidente que essa situação também lhe atinge.
Lembro que a várias linhas teóricas dentro do atendimento psicológico é super indicado para essa evolução, não só a psicanálise.
Fico a disposição para qualquer esclarecimento.
Espero ter ajudado.
Diante de seu relato é possível verificar que a situação não esta incomodando o seu companheiro. Pode ser "meio inconsciente", mas você pode estar reforçando esse comportamento dele.Sendo assim indico que primeiramente você realize psicoterapia, e consequentemente você irá mudar sua postura no cotidiano e então o seu ambiente também apresentará mudanças, e ele ira querer mudar e também irá procurar a psicoterapia ou terapia de casal.
Eu acredito que o mais adequado seria buscar ajuda de um terapeuta de casal. Nesse tipo de terapia se discuti as divergências e a aceitação um do outro. Um abraço
Olá! Como alguns colegas pontuaram, terapia de casal e psicanálise são dois processos bastantes diferentes. Para iniciar um processo de terapia de casal, seria importante que a disposição para esse trabalho fosse compartilhada pelos dois. Por outro lado, se existem questões para você na relação com seu esposo e nas escolhas que você pôde fazer na sua vida, talvez seja o caso de pensar um espaço em que você possa falar disso. A psicanálise trabalha com as questões que cada um elabora sobre si e poderia ser um processo interessante nesse caso. Espero que as respostas contribuam na sua reflexão e estou à disposição.
A Psicoterapia acontece quando existe um desejo de mudança (qualquer que ela seja) por parte do paciente.
Portanto, antes de pensar em uma Psicoterapia de Casal, é importante entender se o seu marido considera que existem aspectos da relação que precisam ser modificados. Em caso positivo, a terapia de casal é uma ótima opção para que vocês tomem um tempo para cuidar mais profundamente da relação.
Caso contrário, nenhuma Psicoterapia será possível para ele. Então, sugiro que você procure um Psicólogo para que consiga ouvir seus desejos, medos, insatisfações e aprender novas ferramentas para lidar com seus relacionamentos.
Abraços!
Concordo com o colega e acrescento que um psicólogo irá ajudar na descoberta do que levou seu marido a esses problemas e a encontrar dentro de si um modo de ser mais próprio!
Olá!
Pelo que entendi no seu breve relato, há um certo incômodo, insatisfação ou mesmo questionamentos da sua parte quanto a carreira profissional e escolaridade do seu marido.
Quanto a sua dúvida sobre o melhor especialista, conforne dito por alguns colegas, para a terapia de casal é necessário que os dois estejam disponíveis para tal, ou seja, que o casal entenda que devam buscar ajuda para lidarem com as dificuldades na vida a dois. Porém caso seja mais uma questão sua, quanto a maneira que ele se posicione perante a vida, sugiro então que você busque atendimento psicológico individual, para você.
Estou a disposição.
Você relata um desequilibrio no casal em termos de formação e profissionalização. Isto é a primeira queixa e ponto de partida para uma checagem mais ampla do que o casal vivencia, sofre e desfruta. Certamente tal situação gera tensões e pede uma estratégia com ações que a modifique. É o caso de psicoterapia de casal ou, pelo menos, psicoterapia para o esposo, A abordagem sistêmica trabalhará os padrões de relacionamento, os papeis complementares, a co-dependência, as formas de comunicação, examinará e reforçará os potenciais de mudança. Vale buscar, de comum acordo, meios para modificar em benefício de ambos o que está tão estruturado.
Se esse é um problema do casal, terapia de casal, contudo se a queixa é sua, busque psicoterapia individual, faça uma consulta inicial para observar se você se identifica com a(o) profissional e vá em frente!
Penso que essa sua queixa em relação ao seu marido poderia ser acolhida em uma análise individual, até porque não ficou claro para mim se o incômodo é só seu ou do casal. Pela sua pergunta, não me parece uma questão do casal e sim uma questão sua (conforme o que está escrito).