Qual especialista pede o teste intolerância alimentar? O nutrologo ou o nutricionista?
3
respostas
Qual especialista pede o teste intolerância alimentar? O nutrologo ou o nutricionista?
O Nutricionista pode solicitar alguns exames de intolerância alimentar como ao Glúten e a Lactose de acordo com a Resolução Normativa (RN) numero 211/2010 publicada pela Agencia Nacional de Saúde Suplementar (ANS), e a Lei 8234 que regulamenta a Profissão do Nutricionista é clara ao afirmar no artigo 4, inciso VII que compete ao profissional solicitar exames laboratoriais para acompanhamento terapêutico de seus pacientes. Porém, só o médico pode diagnosticar alguma doença e além disso ainda há uma série de limitações burocráticas principalmente por parte dos planos de saúde na aceitação de pedido feito pelo Nutricionista, mas a lei é válida e clara, caso não aceitem está respaldado e pode recorrer aos órgãos competentes.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Concordo com a Nta. Iza Carneiro. O primeiro profissional a ver um caso de Intolerância Alimentar é um Clinico Generalista. Temos Clínicos muito bons que podem resolver 80% dos casos. Se ele tiver dificuldade, um Gastroenterologista para afastar doenças genéticas ou mais graves e a Nutricionista para programar uma dieta adequada. O PROBLEMA É QUE 80% DOS PACIENTES NÃO FAZEM A DIETA CORRETA, PERSISTEM OS SINTOMAS, FICA CORRENDO DE MÉDICO EM MÉDICO, E RECLAMANDO SEMPRE. O paciente tem que entender o problema e fazer o que é preciso!
Caríssimo, procure um Médico Alergista e peça orientações médicas do colega. Ele saberá diagnosticar e tratar eficazmente os problemas de intolerância alimentar. Siga todas as orientações médicas do colega e tenha uma excelente qualidade de vida. Saúde.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Tenho gêmeos eles estão com 8 meses, tomavam fórmula Aptamil. A menina toma Aptamil AR pq tinha refluxo. Agora com 8 meses ofereci leite de caixinha e notei que ela ficou com uma assadura muito feia, tem chance de ser aplv? Como seria possível se com o Aptamil ela reage normal
- Meu irmão mais novo, após ingerir certos tipos de alimento, como pão, bolo e amendoim, está apresentando alguns sintomas como estufamento, náusea. Embora não haja alteração no ritmo intestinal, incomoda muito... Qual especialista procurar?
- Minha neta tem 1 A.e 9 m. e não pega peso, mas come normal, feijao frutas legumes, usa ainda a fórmula, mas nem tem 10 k ainda, me preocupo muito com isso, é muito esperta, acho a barriguinha dela estufadinha qdo come, há uns 5 meses não sai de 9 k e 600, aí diminui um pouq com alguma gripe, aí depois…
- Meu filho fez exame para alergia a ovo: IGE ovomucóide F233: menor que 0,1 ku/l IGE gema de ovo F75: 0,3 KU/L IGE clara de ovo F1: 0,4 KU/L IGE ovoalbumina F232: menor que 0,1 KU/L Precisa restringir?
- As pessoas que tem intolerância a lactose, também está associada a intolerância ao glúten?
- Que especialidade médica devo procurar para tratar de intolerância a frutose e lactose
- Eu não como nenhum tipo de fruta, verdura nem legumes, sempre quando eu tento comer qualquer um deles acabo vomitando. Muitos acham que é frescura minha e que não como por graça, mas se não for coisa da minha cabeça. Será que meu corpo rejeita isso? Qual especialista devo procurar?
- Quão preciso é um exame de intolerancia alimentar?
- Desconfio que tenho intolerância a frutose, posso fazer o teste de H2 expirado diretamente ou preciso de um encaminhamento?
- Tenho intolerância a lactose, mas acho que não é só a lactose pois cortei tudo que tem lactose, mas ainda sinto mal enjoos, tonturas, gases, dores nas articulações, e barriga inchada. O que devo fazer?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 26 perguntas sobre Teste de Intolerância Alimentar
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.