Qual especialista na Síndrome de Asperger e onde encontrar para tratamento e/ou acompanhar em Manaus

17 respostas
Qual especialista na Síndrome de Asperger e onde encontrar para tratamento e/ou acompanhar em Manaus Amazonas para adulto e criança?
Ola!
Te sugiro procurar um profissional de psicologia especialista no método ABA (TEA) na sua região. Pode ser que planos de saúde e clínicas de psicologia possam te indicar alguém.
Espero que encontre!

Boa noite !
Para portadores da sindrome de Asperger é muito importante um tratamento multidiplinar , sendo psicólogo, terapeuta ocupacional, fono, dentre outros!
Muito importante procurar , mesmo que de forma remota , profissionais especializados na área.
Olá. Geralmente o acompanhamento é multidisciplinar com diversos profissinais envolvidos a depender da demanda (psiquiatra, psicólogo, acompanhamento terapêutico (AT), fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, psicopedagogo, entre outros). A princípio você pode procurar um psicólogo/ neuropsicólogo para realizar uma avaliação do quadro. A partir disso, receberá os encaminhamentos necessários.
Quanto mais profissionais engajados no tratamento melhor. Serão eles: psicólogo, terapeuta ocupacional, neurologista e outros. O médico irá lhe dizer.
Bom dia!

Você pode buscar informação e orientações com um profissional de psicologia. Ou mesmo ,no serviço de saúde pública aí da sua cidade ( ubs , cras , posto de saúde ). E também em Clínica Comunitária de Faculdade de Psicologia .

Desejos de sucesso a você , na sua busca. E ao familiar , no tratamento.
A Síndrome de Asperger é o nome usado para um quadro de autismo, que passará a ser chamado de Transtorno do Espectro do Autismo. Para o diagnóstico correto, é necessário procurar um profissional como psicólogo, neurologista ou psiquiatra. A partir da avaliação, se for confirmado o diagnóstico, o paciente será encaminhado para acompanhamento multidisciplinar, de acordo com a necessidade de cada caso.
No serviço público, de maneira geral, você irá à unidade mais próxima de sua residência, e, se houver, psicólogo, solicite atendimento para avaliação do caso e encaminhamentos pertinentes. Se não houver, explique o caso ao responsável pela unidade, que te dará a conduta adequada.
Não deixe de procurar ajuda, informações, orientações. Há muito o que se fazer para ter uma vida com qualidade.
Tenho disponibilidade on-line!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 100
Olá;
O termo síndrome de Asperger, desde a reformulação dos critérios diagnósticos (DSM e CID), está em desuso, por questões de enquadramento em Transtorno do Espectro do Autismo, sendo ainda diagnosticado com níveis de necessidade de suporte. Todo TEA precisa de um processo diagnóstico multidisciplinar, com acompanhamento por Terapia Ocupacional, psicólogo, Fonoaudiólogo, Psicopedagogo e Neurologista ou Psiquiatra, entre outros. A necessidade de nível de suporte é que definirá quais profissionais procurar e acompanhar. Uma abordagem muito interessante é Integração Sensorial. Lembrando que o que mais importante nesse processo é o nível de confiança e identificação com o profissional que irá lhe acompanhar! Conexão é tudo.
Olá, para a Síndrome de Asperger sugiro um acompanhamento multidisciplinar.( psicólogo, pediatra, neuro, fono etc) Primeiramente um psicólogo ou neuropsicólogo. Profissionais especializados em transtornos de desenvolvimento podem ajudá-lo com as orientações sobre o tratamento mais adequado.
O tratamento para o transtorno do Espectro do Autismo (antigamente conhecido como Síndrome de Asperger) é realizado por uma equipe com vários profissionais, incluindo psicólogo, professor, fonoaudiólogo, psiquiatra, entre outros. Isso vai depender muito do nível de apoio que o paciente necessita. Sugiro que você procure um psicólogo para iniciar o tratamento.
Espero que esta informação seja útil. Até mais!
A Síndrome de Asperger tem um contexto multifatorial, contudo o tratamento psicoterápico é muito importante para avaliar os níveis dos sintomas desta síndrome e consequentemente qualificar a vida do paciente....
Olá, o tratamento do TEA leve/Asperger é multiprofissional e vai depender de quais são as principais demandas e dificuldades individuais. Seria muito importante passar por uma avaliação neuropsicológica mesmo que você já tenha o diagnóstico. Cada índividuo é único. A avaliação neuropsicológica vai poder guiar o tratamento pois através dela podemos avaliar a cogniçao, o humor, linguagem, as habilidades sociais e comportamento; se existe alguma comorbidade, quais sao as facilidades que ajudariam no tratamento.
Por exemplo, se há uma questão de linguagem, na pragmática (que é comum), na expressão, etc. é necessário uma fonoaudióloga, se existem dificuldades de funções executivas que implicam no estabelecimento de rotina e em executar as atividades de modo eficiente dentro do tempo (mais práticas do dia a dia) é recomendado um terapeuta ocupacional; se existe uma dificuldade na motricidade (coordenaçao motora fina e ampla) um psicomotricista ou fisioterapeuta especializado ou educador fisico. As habilidades sociais sao trabalhadas com um psicologo (de preferencia na linha comportamental ou TCC - método ABA), Como voce pode ver podem haver necessidades diferentes e a necessidade de mais de um terapeuta. Por isso eu começaria com a avaliaçao neuropsicológica; desta forma seria possivel entender as necessidades individuais, o grau de dificuldade, as facilidades e por qual profissional iniciar o tratamento. Se tiver mais alguma dúvida pode me chamar . Abraço
Não existe uma única abordagem a ser privilegiada no atendimento de pessoas com essa síndrome. Dentre as diversas abordagem existentes, leve em consideração a efetividade e segurança envolvida, de acordo com a singularidade do caso também.
Você pode estar indo ao centro de Atenção psicossocial mais próximo para conseguir o atendimento pelo SUS.
Olá, você pode procurar um psicólogo comportamental, um especialista em terapia ABA.
Asperger é uma nomenclatura utilizada para sujeitos autistas, com baixo suporte e que podem apresentar altas habilidades e com isso um desempenho acima da média em temáticas especificas, as quais possuem mais facilidade de aprendizagem.
A estratégia de atendimentos online, precisa ser ponderada se o sujeito em questão consegue se vincular e adaptar a essa modalidade de atendimento.
Sou especialista em autismo e psicanálise e podemos pensar juntos sobre a possibilidades de atendimento, e posteriormente construir um percurso de atendimentos de maneira assertiva.
Oiê. Pode me procurar no meu perfil e te indico em particular algumas pessoas lá. Um abraço
Olá! A Síndrome de Asperger é uma condição apresentada por alguns indivíduos que hoje atende a nomenclatura de TEA ( transtorno do espectro autista) e o indivíduo pode inclusive, apresentar altas habilidades em alguns campos do conhecimento.
Apesar de terem a inteligência preservada e muitas vezes acima da média, tendo altas habilidades, as dificuldades do autismo podem comprometer muito as relações interpessoais, familiares, a vida escolar e o dia a dia do indivíduo.
É necessário o acompanhamento de uma equipe multidisciplinar, composta por psicólogo, terapeuta ocupacional, neurologista, psiquiatra, pedagogo, fonoaudiólogo, etc, dependendo das necessidades apresentadas pelo indivíduo.
Essa equipe irá ajudar bastante o estabelecimento das relações do indivíduo com o mundo e o desenvolvimento global de suas potencialidades .
Fico a disposição para maiores orientações.