Qual é o tratamento para o transtorno do déficit de atenção?
12
respostas
Qual é o tratamento para o transtorno do déficit de atenção?
Depois de feita uma avaliação neuropsicológica completa, o tratamento é feito baseado em acompanhamento psicoterápico e, se necessário, acompanhamento de um psiquiatra. Fico à disposição. Att, Sandra Romão
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Tanto o diagnóstico quanto o tratamento é mutidiscilpinar. É imprescindível a psicoterapia e muitas vezes se faz necessário também o acompanhamento com neurologista e fonoaudiólogo(a).
Os comportamento disruptivos são caracterizados por transgressão de regras, antissociais e desafiadores que causa incomodo nas pessoas, gerando impacto no ambiente social. Geram sentimentos negativos nas pessoas, incluindo raiva, frustração e ansiedade.
Inclui o TC ( transtorno de conduta) e TD (Transtorno desafiador) e pode-se confundir com o TDAH( Transtorno de déficit de Atenção e Hiperatividade/Impulsividade).
É necessário fazer uma avaliação neuropsicológica para chegar a um diagnóstico diferencial ,para avaliar as funções cognitivas e executivas sobre as comorbidades, através das baterias neuropsicologicas específicas.
Abraços!!!
Mônica Araujo/;Neuropsicóloga
Inclui o TC ( transtorno de conduta) e TD (Transtorno desafiador) e pode-se confundir com o TDAH( Transtorno de déficit de Atenção e Hiperatividade/Impulsividade).
É necessário fazer uma avaliação neuropsicológica para chegar a um diagnóstico diferencial ,para avaliar as funções cognitivas e executivas sobre as comorbidades, através das baterias neuropsicologicas específicas.
Abraços!!!
Mônica Araujo/;Neuropsicóloga
O primeiro passo é buscar uma boa avaliação, está deve ser feita com profissional especializado no Transtorno, que tenha uma grande experiência. É necessario distinguir de outros tipos de transtornos. Muito comum a pessoa que tem TDAH, ja ter passado por vários profissionais e não ter sido devidamente diagnosticada. Após o diagnóstico o tratamento deve ser feito com TERAPIA COGNITIVA COMPORTAMENTAL e na maioria dos casos pode-se introduzir medicamento apropriado.
É indicado psicopedagogia, neuropsicologia, neurologista dependendo do nível das alterações. Em alguns casos psicoterapia.
Antes de prescrever o tratamento, é de fundamental importância a avaliação psicológica, inclusive para o diagnóstico diferencial do Transtorno do Déficit de Atenção (TDA) com outros adoecimentos psíquicos, como, por exemplo, o Transtorno da Ansiedade Generalizada (TAG). Há de se ter em conta também que, em determinados casos, faz-se necessário o manejo técnico para evitar a patologização de aspectos naturais do desenvolvimento humano, sobretudo, na infância e na adolescência. Em algum nível da vida todos nós passamos por momentos de desatenção, impulsividade e hiperatividade que "podem" ou "não" se configurar em um transtorno psíquico.
Primeiramente é preciso realizar uma avaliação psicológica para confirmar o diagnóstico. Após confirmação, é preciso associar psicoterapia com acompanhamento médico. Em alguns caso, a medicação é indicada. Mas é preciso avaliar o tipo do tdah e o nível de prejuízos. A Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) é bastante favorável para o processo de melhora. Espero ter ajudado.
Neste caso faz-se necessário avaliação e conduta de rede de profissionais. ( Neurologia, Neuropsicologia, Psicologia, Fonoaudiólogia, etc).
O déficit de atenção é influenciado pelo interesse e pelo comportamento dinâmico da pessoa. As causas podem ser de fundo emocional ou fisiológico. Recomendo consultar -se, primeiramente, com um(a) psicólogo(a) antes de fazer uso de algum tipo de medicação. Um abraço!
Nesse caso, faz se pertinente a realização da avaliação psicológica e posteriormente clinica para se confirmar o diagnostico . A partir da confirmação o tratamento Psicológico torna-se muito significativo .Embora os tratamentos disruptivos sejam considerando difíceis de diagnosticar, uma vez que necessário considerar que as crianças os adolescentes, apresentam uma serie de classes de comportamentos, por isso nem todos os comportamentos apresentados por eles devem ser considerados problemas .São transtornos muito frequente na infância, se tratado corretamente tende a diminuir o impacto na adolescência e na vida adulta..
O TDAH é um transtorno do neurodesenvolvimento. Um bom diagnóstico é fundamental, pois existem subtipos que diferem o transtorno, variando assim a apresentação dos sintomas. No entanto, em qualquer subtipo é necessário um tratamento que envolva multiprofissionais, neuropsicóloga, psicóloga, e não raramente um psiquiatra, se necessário entrar com tratamento medicamentoso.
O tratamento psicoterápico é fundamental, pois é o psicólogo que, junto com o paciente, irá elaborar estratégias para que a atenção, tão prejudicada no TDAH, consiga ser melhor aproveitada. Abraço, Daniela,
O tratamento psicoterápico é fundamental, pois é o psicólogo que, junto com o paciente, irá elaborar estratégias para que a atenção, tão prejudicada no TDAH, consiga ser melhor aproveitada. Abraço, Daniela,
Olá! se houve o fechamento do diagnóstico com um bom Neurologista você deve procurar também um bom Psicoterapeuta Cognitivo Comportamental e Hipnoterapeuta, pois além da medicação irá auxiliar na adaptação do problema. Paz e Bem!
Especialistas
Perguntas relacionadas
- tenho um problema sério com a procrastinação na hora dos estudos, eu sei que preciso muito estudar, mas não consigo começar. Não consigo sentar na frente do meu computador e ver as matérias, eu simplesmente não consigo. Isso tá me deixando péssimo, desde minha infância eu fui enrolado e desatento para…
- Tenho 21 anos e estou com um pré diagnóstico de TDA, ainda em fase de exames. Enquanto o resultado não sai, a neuro me receitou uma vitamina (Quelatus Mind) pois tenho muita dificuldade em me concentrar, manter o foco e criar rotina e isso me atrapalha nos estudos. o uso dessa vitamina (ou similares)…
- Prezados(as), agradeço antecipadamente toda interação. Após consulta com Neurologista, foi devidamente diagnosticado com déficit de atenção, que estava me prejudicando no trabalho. Ele receitou o Medato 10mg, tomar de manhã. Minha dúvida é: O Medato, seria de liberação rápida ou mais prolongada…
- Meu filho tem TdAH. Quais as causas e sintomas? porque ele está agindo muito estranho, mente diz q nao fez, que nunca vai fazer de novo e repete
- Olá boa noite, faço faculdade e realmente não consigo me concentrar nos estudos, muitas vezes não tenho vontade de fazer nada as vezes acho que estou entrando em depressão. Devo procurar um Psicólogo?
- Minha filha tem 9 anos , esta no 3 ano do ensino fundamental, percebo que tem dificuldade de concentração e dispersa , demora horas para copiar o dever , o que pode ser ? Será que ela tem déficit de atenção ? Preciso procurar ajuda de um psicólogo?
- Gostaria de saber, se existe avaliação para Deficit de atenção
- Em casos de devaneio excessivo mal adaptado, devo procurar ajuda de um psicólogo ou de um psiquiatra? Ou dos dois?
- Olá ! Estou me sentindo muito incomodada com a dificuldade que estou tendo de um tempo pra cá para aprender e memorar sobre as coisas, e isso está atrapalhando muito no meu desempenho profissional e pessoal, não consigo ter animo mais pra nada. cheguei a ir em uma neurologista e ela simplesmente…
- Tenho TDHA e não uso remédios por que eles não funcionaram comigo. Comecei a pratica mindfunnes porem estou com dificuldade. Pessoa com TDHA conseguem pratica mindfunnes? Um psicologo poderia mim ajuda a conseguir pratica essa técnica?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 33 perguntas sobre Transtornos de déficit de atenção e do comportamento disruptivo
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.