Qual é o percentual de casos de gagueira em que a causa do distúrbio está relacionada a uma alteração

6 respostas
Qual é o percentual de casos de gagueira em que a causa do distúrbio está relacionada a uma alteração metabólica passível de correção?
Nao tem como informar o percentual, até pq a gagueira não origem específica, existem varios fatores que causam a mesma. Porém existe tratamento e a melhora requer esforço principalmente do paciente, na realização dos exercícios.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A gagueira, também chamada de disfemia é um distúrbio que dificulta a comunicação, a relação com o outro e questões como autoestima, autoconfiança e imagem própria, além do medo de se comunicar, sendo assim, um trabalho conjunto entre fonoaudiólogo e psicólogo pode colaborar para melhor qualidade de vida. Se a gagueira tiver origem após um trauma, a gagueira psicogênica, o psicologo pode ajudar na compreensão dos fatores associados que ao transtorno. Quanto ao número de pessoas com tal distúrbio, de acordo com o Instituto Brasileiro de Fluência, a prevalência é de 1% da população brasileira, mas quanto a incidência, esta é de 5% da população brasileira.
Aliado ao tratamento fonoaudiológico, é interessante um tratamento com psicoterapia. Pois, questões emocionais podem contribuir para potencializar o problema. Um abraço.
A gagueira pode ser resolvido com um tratamento com fonoaudiólogo, mas também pode estar envolvido com questões emocionais como medo, autoafirmação, autoestima, autoconhecimento, portanto um tratamento associado com psicoterapia seria o ideal neste caso.
A gagueira sob o enfoque psicológico e psicomotor é uma divergência entre a fluência (rapidez) do pensamento x capacidade fonológica motora (dos órgãos da fala), sendo o pensamento mais rápido.
Muitas vezes causada por emoções que permeiam a expressão da fala. Falar significa manifestar-se em seu meio profissional, social, familiar, afetivo ....... Muitas vezes a gagueira vem associada a sentimento de raiva (ou agressividade). Isso não significa que a pessoa seja agressiva, mas apenas que aquela situação em específico desencadeou sentimentos adversos. Às vezes a gagueira vem acompanhando o fato da pessoa não estar pronta para falar o que precisava falar, podendo ser inclusive em uma apresentação de um trabalho ou falando normalmente com pessoas de seu convívio.A indicação de tratamento é a de psicoterapia associada à fonoaudiologia, sem sombra de dúvidas.
Olá, esta dúvida deve ser respondida pelo profissional de fonoaudiologia, como já citada acima.

Especialistas

Mirian Sipriano

Mirian Sipriano

Fonoaudiólogo

Glicério

Isabella Claudino Fernandes

Isabella Claudino Fernandes

Fonoaudiólogo

Ribeirão Preto

Saulo Iordan do Nascimento Silva

Saulo Iordan do Nascimento Silva

Fonoaudiólogo

Macapá

Katia Silva

Katia Silva

Fonoaudiólogo

Guarulhos

Maria Paulina Santos

Maria Paulina Santos

Fonoaudiólogo

Aracaju

Leandro Morioka

Leandro Morioka

Otorrino

Jataí

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 113 perguntas sobre Gagueira
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.