Qual é o melhor tipo de terapia onde se observa uma dificuldade em comunicação, relacionamento e acredito

31 respostas
Qual é o melhor tipo de terapia onde se observa uma dificuldade em comunicação, relacionamento e acredito que até uma fobia social? É interessante um tratamento psiquiátrico ou somente a psicoterapia? Obrigada!
A psicoterapia é indicada sempre, eu indico sempre a abordagem psicanalítica a qual trabalha com a raiz dos conflitos. Afinal, por que tanto medo? Incapacidade de comunicação você diz, como era com seus cuidadores na infância?
Talvez seja bom avaliar na terapia se um psiquiatra poderia ajudar no trabalho. Importante associar psiquiatria a psicoterapia sempre.
Não hesite em buscar ajuda

A psicoterapia é indicada sim. Existem outras abordagens como a Arteterapia que utiliza os diversos recursos expressivos, como desenho, pintura, colagem, escultura, música, teatro, contos, entre outros, para se trabalhar diversas questões, sendo muito apropriada para as dificuldades de comunicação e relacionamento. O acompanhamento psiquiátrico, dependendo do grau de sofrimento e comprometimento, pode ser indicado também.
Acredito que a psicoterapia psicanalítica irá lhe ajudar bastante no sentido de buscar as causas mais profundas desses sintomas. O medo, a ansiedade é uma característica biológica do ser humano. Porém, quando a sensação ultrapassa níveis normais, gerando sofrimento psíquico é hora de buscar ajuda. O processo de psicoterapia aliado aos cuidados médicos psiquiátricos poderá ser uma alternativa muito valiosa.
Olá! Neste caso, seria ideal um psicólogo. Lá, ele avaliará o grau dessa fobia e se ela realmente existe. Sendo necessário, você fará acompanhamento com o psicólogo junto do psiquiatra.
Mas não deixe de procurar. Você será capaz de superar isso!
Dificuldade na comunicação e em relacionamentos nem sempre quer dizer fobia social. Seria interessante uma consulta ao psicólogo para que ele possa te ajudar a descobrir que tipo de dificuldades são essas e o que te faz mantê-las.

Lembrando que qualquer abordagem da Psicologia pode te ajudar, a diferença está nos caminhos que cada profissional vai tomar, junto com você.

Gosto muito da terapia cognitivo-comportamental, pois tem tido um resultado grande em vários casos de ansiedade, depressão, fobias específicas, transtornos etc.

Busque um psicólogo na sua cidade, pesquise sobre ele e marque uma consulta. Parabéns por buscar ajuda na sua saúde emocional!
A psicoterapia seria importante para tratar das questões voltadas as suas dificuldades, crenças, pensamentos, emoções, comportamentos, e outros aspectos. Em alguns casos a psicoterapia dá conta do tratamento, porém em alguns casos é aconselhável o acompanhamento em conjunto com o psiquiatra.
A habilidade de se comunicar e de se relacionar é desenvolvida a partir das diversas experiencias com as pessoas que fizeram e fazem parte de suas relações. A psicoterapia, em especial a Psicanálise, aborda de forma expressiva as diversas variáveis envolvidas no processo de se relacionar com o outro. No processo terapêutico você será estimulado a falar de si e de suas dificuldades e, na relação com o psicólogo, terá a oportunidade de experimentar e compreender as diversas emoções que interferem em sua capacidade de se comunicar. Geralmente quando a pessoa se sente incapaz de expressar o que sente e pensa acaba por se retrair, evitando assim o convívio e a exposição social. A psicoterapia pode ajudar muito.
Sempre é bom avaliar todo o contexto. Nesse caso a consulta e avaliação feita por um psicólogo poderá definir uma linha de tratamento. A Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) é bastante indicada nos casos de fobia social, onde as habilidades sociais poderá ser ensinada e treinada melhorando a comunicação, relacionamentos e a qualidade de vida.
Qualquer psicoterapia feita por um psicólogo competente poderá lhe ajudar, já que elas buscarão lhe dar apoio e ajuda na compreensão das causas de tais sintomas. O tratamento psiquiátrico poderá ser recomendado se o sofrimento causado pelos sintomas for intenso, configurando algum transtorno mental, tais como os de ansiedade. Sendo assim, recomendo que comece a sua psicoterapia o quanto antes. Cuide-se.
Olá, acredito que oque faça diferença não seja a terapia/abordagem e sim a qual você se identifica mais, pois realizando com um bom profissional de psicológia, do qual você se sinta a vontade e tenha confiança, terá um resultado assertivo.
Psicoterapia vai te auxiliar a terapia cognitivo comportamental é eficiente vai trabalhar a psicoeducacão do possível transtorno.
é uma psicoterapia breve estruturadas , trabalha metas para serem alcançadas de acordo com a demanda de cada paciente. Esperando que tenha contribuído e me mantenho a disposição.
Olá
A Terapia Cognitivo Comportamental, pode auxiliá-lo com a dificuldade de comunicação e/ou a Fobia Social. Procure um psicólogo para fazer uma avaliação, caso seja necessário ele vai encaminhá-lo para o psiquiatra.
Um abraço!
Olá! Acredito que não seja necessário um psiquiatra, pois a psicoterapia psicanalítica, poderá te ajudar grandemente. São questões emocionais subjetivas que precisam ser trabalhadas. Busque por ajuda nesse sentido, que com certeza terás um excelente resultado!
A psicoterapia é indicada para estes casos. É muito importante que você busque um profissional com quem se sinta confortável e acolhido. Isto posto, meio caminho andado para a melhora do quadro. Este profissional também é o mais indicado para, à medida em que acompanha o paciente, dizer se recomenda ou não a intervenção do psiquiatra, normalmente com medicação.
Olá! A psicoterapia, independente da abordagem psicológica vai te ajudar. Fator importantíssimo para o sucesso do tratamento é a relação entre paciente e psicóloga/o. Quanto ao psiquiatra, a/o psicologa/o que estiver te acompanhando saberá avaliar se há a necessidade desse acompanhamento. Não tarde em buscar ajuda profissional. Fico à disposição. Abraço! Esther Araújo
Recomendo que procure tratamento psicológico para se obter um diagnóstico de suas questões frente as suas dificuldades, caso exista a desconfiança de Fobia Social, este profissional, irá encaminhá-lo para uma avaliação com um psiquiatra, o qual é responsável por definir o diagnóstico do quadro. A psicoterapia cognitiva comportamental, utiliza-se de técnicas cientificamente comprovadas para tratar casos de fobia com eficácia. Caso tenha necessidade de um tratamento psiquiátrico, ou seja, medicamentoso, é aconselhável que o faça paralelamente ao atendimento psicológico regular (psicoterapia).
Sobre a psicoterapia, a sua pergunta é muito pertinente, mas depende o critério que faz você pensar no que é o melhor. Se você quer saber em relação a evidências científicas, as terapias comportamentais, como a terapia analítico-comportamental e a TCC, possuem um conjunto de técnicas que são validadas científicamente para lidar com essas questões. Contudo, o que é melhor para uma pessoa em específico pode variar muito, então acredito que as diversas abordagens em psicologia podem ser úteis para você, a depender do seu perfil talvez você se identifique mais com uma do que com outra. Dito isso, considero muito importante a relação com o seu terapeuta. É bom que você esteja numa interação em que não se sinta julgado por seu terapeuta, que sinta abertura para se comunicar. Quanto ao psiquiatra, durante o processo psicoterápico juntos vocês poderão decidir se é necessário. Abraço!
Olá. Procure primeiro um psicólogo e tendo a necessidade ele te encaminhará a um psiquiatra. Muitas vezes são apenas questões que não necessitam de medicação. Atenciosamente.
A Terapia Cognitivo Comportamental é a abordagem da Psicologia Clínica que atualmente apresenta mais estudos científicos que comprovam a efetividade no tratamento da fobia social. Em alguns casos é necessário associar a medicação. Sugiro que faça uma avaliação com um psicólogo e discuta a necessidade de uma avaliação com psiquiatra também para realizar a prescrição medicamentosa.
Olá, inicialmente recomende que procure ajuda de um Psicólogo .
Relacionamentos são delicados, pois nem sempre tudo caminha conforme o esperado: é comum que as relações passem por altos e baixos, enfrentando momentos de crise que parecem não ter fim. Isso porque um relacionamento envolve diferenças de personalidade, interesses, expectativas, formas de expressão e gostos individuais.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 100
Boa noite, a principio recomendaria sessões de psicoterapia para entender melhor sua queixa e suas relações. Eventualmente pode ser iniciado um tratamento medicamentoso, mas não necessariamente.
Olá! A Terapia Cognitivo-Comportamental é altamente funcional e oferece excelentes resultados . Com ela, o psicólogo pode utilizar um conjunto de técnicas cognitivas, emocionais e comportamentais especialmente para a melhoria dos sintomas do transtorno social, dificuldade na comunicação, no relacionamento adaptando cada instrumento à necessidade do paciente e, é claro, respeitando seu processo terapêutico. O tratamento a partir dessa abordagem, ocorre por meio da reestruturação cognitiva e pela mudança nos padrões comportamentais. Assim, o paciente e o terapeuta conseguem compreender com mais profundidade os modelos explicativos sobre as dificuldades em questão, bem como as situações-gatilho que aumentam essas dificuldades ou sintomas. Em alguns casos, pode ser necessário o uso de medicamentos combinados com a psicoterapia. Tendo necessidade, o Psicólogo encaminhará a um Psiquiatra. Espero ter ajudado! Abraço!
Boa tarde! O acompanhamento psicológico é indispensável, mas é preciso avaliar o caso para entender se há necessidade de intervenção medicamentosa. Qualquer dúvida estou a disposição
Olá!
Acredito que só a psicoterapia irá te ajudar. Procure um profissional para avaliar melhor o caso e iniciar o processo. Um abraço, Letícia de Paulo - Psicóloga clínica
Olá! A terapia cognitiva comportamental poderá ajudar a obter resultados mais rápidos e duradouros, conforme alguns colegas mencionaram acima.
Olá! Qualquer terapia possui ferramentas e técnicas adequadas para lidar com dificuldades de relacionamento, comunicação, enfim. Importante reforçar que há uma diferença entre timidez e fobia social, o tímido, geralmente, pode ter mais dificuldade em interagir em um primeiro contato, mostra-se mais introvertido, mas não deixa de realizar suas atividades pessoais e profissionais, apenas é mais discreto. Já em uma fobia social, os sintomas acontecem durante um período mínimo de tempo, geram prejuízos importantes na qualidade de vida da pessoa, nos seus relacionamentos, atividades laborais, lazer, enfim... O ideal é procurar um psicólogo para poder tratar adequadamente.
Há diferentes tratamentos e metodologias sendo estudados no campo. No entanto, não há uma resposta unânime sobre qual é o melhor de todos os tratamentos. É de comum acordo que um acompanhamento tanto psiquiátrico quanto psicoterapêutico demonstram melhoras significativas. Além da psicoterapia individual, há também pesquisas promissoras com grupos de psicoterapia, em que o indivíduo pode praticar a exposição e interação com os demais em ambientes controlados com o auxílio de terapeutas. Caso tenha interesse em saber mais, fico à disposição :)
Combinar terapia com psiquiatria é o ideal, mas primeiro é preciso entender do que se trata. Recomendo procurar primeiro por um psicólogo. Todas as abordagens funcionam! Me coloco a disposição.
Olá. Eu recomendo tanto o tratamento psicológico como o psiquiatríco. Com relação à abordagem do tratamento psicológico, recomendo a técnica cognitiva comportamental (TCC) para diagnósticar melhor dificuldades de comunicação, relacionamento e fobia social. Espero ter ajudado e que você possa melhorar!
Inicie a psicoterapia e, se necessário, o profissional irá indicar que consulte um psiquiatra. Quanto à terapia, procure um profissional e uma abordagem teórica com os quais você se identifique. Isso auxilia no processo psicoterapêutico.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
Olá. Lidar com as questões psicológicas é um processo e cada etapa dele tem necessidades diferentes, portanto, a melhor terapia depende do momento em que você está. Penso que pode iniciar com psicoterapia e avaliar a necessidade de acompanhamento psiquiátrico. Abraço.