qual é o melhor tipo de alongamento para aliviar a fasciite plantar ?

10 respostas
qual é o melhor tipo de alongamento para aliviar a fasciite plantar ?
As causas da Fascite plantar são inúmeras: sobrepeso, atividades físicas intensas, sedentarismo, sapados inadequados, exageros na prática esportiva e o desalinhamento corporal principalmente na região do quadril, onde os pés são afetados também.
Exercícios com bolinha de tênis beneficiam a região colaborando para um pé mais estruturado! Esses exercícios podem ser feitos diariamente em ambos os pés, não apenas no afetado.
Inicie massageando os pés com a bolinha, deixe ela deslizar por toda a sola do pé. Realize em cima de um tapete para a bolinha não escapar. Em seguida siga para os exercícios abaixo, em cada um deles mantenha por 1 a 2 minutos em cada pé, podendo repetir por 2 a 3 vezes:
Alongamento 1: Pressione a bolinha com a parte do antepé (próxima aos dedos) mantenha o calcanhar no chão e flexione um pouco o joelho para o tornozelo também ser ativado.

Alongamento 2: Pressione a bolinha na região do mediopé (meio da sola do pé)

Alongamento 3: Pressione a bolinha no calcanhar com os dedos apoiados no chão e o joelho flexionado.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Boa noite,
Fascite plantar é algo chato para tratar. Por que? Porque está no pé. O pé não descansa. Sempre recebe sobre carga.
Na minha experiência e com as evidências científicas conhecidas sobre o assunto, a Fascia (tecido acometido) deve ser resguardado, pq ué eu quero dizer com isso?
1º saber o que leva a dor.
- fraqueza das musculaturas envolvidas, levando a um trabalho exagerado da Fascia e irritando a?
- pode ser que vc treine muito e a Fascia não tem tempo para restaurar sua fisiologia, permanecendo irritada, o “alongamento “ ativo, para relaxar e devolver mobilidade ao tornozelo, pode ajudar muito.

Enfim, há muitas causas, e para melhorar precisamos saber a causa ou as causas.

O colega acima, foi feliz em usar os alongamentos descritos. Tenho mais dois itens para poder ajudar.
- colocar uma toalha de rosto enrolada debaixo dos dedos do pé a serem alongados. Logo após a colocação da toalha, fazer o alongamento da panturrilha (batata da perna) 1º, com o joelho esticado e 2º, com o joelho dobrado. Isso ajudado a liberar os tecidos envolvidos. Tempo: uns 2 minutos de exercício, até você sentir que esta aliviando. Só animosos piorar a queixa.
- após esse exercício, podemos ficar em
Pé, piso estável, e ficar na ponto do pé, sempre respeitando a Dor. Se dói, mais não piora, insista! Se piorar, pare! Ainda não é a hora do fortalecimento.
Boa noite! Acredito toda alteração mecânica da pisada, pode ser um fator de impacto importante, capaz de provocar um processo patogênico. Muitas vezes, de fácil controle, sugiro uma avaliação para a confecção de um Palmilha Ortopédica.
A mobilização do nervo tibial também pode ser importante e complementar as dicas que os colegas sugeriram anteriormente. O ideal é fazer uma avaliação, analisar todas as disfunções e então elaborar o tratamento adequado.
Outro ponto abordado recentemente na literatura é o fortalecimento da musculatura do pé, o chamado "core podal".
Se houver dor, não faça alongamento, fique em repouso, descanse.

Faça compressa quente, ou melhor o escalda pé, da seguinte maneira:

- coloque o pé na agua super morna, por 10 minutos, descanse por 20 minutos e repita o processo de 03 a 05 vezes consecutivas.

Caso não melhore, por favor, procure um profissional Doctoralia.

Te desejo melhoras.
Não alongue! No geral, quando se esta com a dor da fascite "atacada" o alongamento ira piorar a dor no momento e não ira aliviar depois. A melhor coisa para se fazer no momento da crise é compressa de gelo por pelo menos 20min (tomando cuidado para não queimar a pele) e repouso. O que é comum de se fazer é a liberação da fascia plantar, que é uma massagem que irá gerar muita dor no momento, mas gera um grande alivio depois, mas a dor volta depois de ficar muito tempo em pé ou caminhar. O ideal é buscar um fisioterapeuta que ira descobrir o que causa essa dor e tratar a origem dela, para que não se repita a crise.
Bom dia , na fascite plantar, são feitos inúmeros procedimentos para te causar alivio. Não só alongamento. Te convido para acessar o meu perfil e marcar uma sessão e tratarmos com mais detalhes sua patologia. Obrigada.
Para tratarmos a fascite plantar, é necessário saber porque ela está instalada. Pode ser decorrente de excesso de treino, excesso de peso, calçados inadequados, alterações na pisada ou até mesmo no sono insuficiente! Alongamentos podem auxiliar nos casos iniciais, mas é importante definir a causa. Fisioterapia, mudança de hábitos e calçados é fundamental para o tratamento, e principalmente para não deixar que a fascite fique crônica. Uma avaliação precisa é o primeiro passo para o tratamento ideal : )
Te convidamos para uma consulta: - R$ 110
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
A fascite plantar pode ser decorrente de vários fatores: esporão de calcâneo, postura, excesso de peso, enfim, diversos fatores podem acometer essa questão do pé e causar a fascite plantar que é uma inflamação na fascia do pé. É necessário uma boa avaliação mas incialmente alongar não é a melhor conduta pois ela irrita mais essa fascia. Deves usar gelo e indico uma garrafinha de agua com gelo e assim ficar passando o pé nela, avaliação da pisada e do calçado também são muito importantes.
Na fascite plantar, geralmente há fraqueza dos músculos intrínsecos do pé, tipo de pisada incorreto ou ainda encurtamento da musculatura da panturrilha.
De modo geral, o alongamento da musculatura da panturrilha ou ainda da própria fáscia (com uso de bolinhas rígidas ou ainda garrafinha de água congelada) auxiliam e diminuem as dores.

No entanto é necessário atendimento fisioterapêutico para acelerar a cicatrização, modelar a dor, e evitar recidivas

Especialistas

Jéssica Ribeiro

Jéssica Ribeiro

Fisioterapeuta

Brasília

Ana Luiza Trindade

Ana Luiza Trindade

Especialista em medicina física e reabilitação

Porto Alegre

Rosilene Matias

Rosilene Matias

Podologista

Ribeirão Preto

Ana Karolyne Brandão

Ana Karolyne Brandão

Fisioterapeuta

Caldas Novas

Keila Colussi

Keila Colussi

Fisioterapeuta

Florianópolis

Paulo Augusto Bonini

Paulo Augusto Bonini

Ortopedista - traumatologista

Adamantina

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 71 perguntas sobre Fasciíte Plantar
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.