Qual é o melhor remédio para a Fobia Social? Além do acompanhamento com psicólogo

28 respostas
Qual é o melhor remédio para a Fobia Social? Além do acompanhamento com psicólogo
Olá!A fobia social está relacionada com uma série de fatores que vão desde a sobrecarga de ansiedade, insegurança, timidez e/ou sentimento de inferioridade que causam um sentimento de pânico nos momentos de interações sociais. Quando somos apresentados a novas pessoas ou situações é normal sentir tais emoções e sentimentos. No entanto, no caso da fobia social, esses sentimentos e emoções ganham proporção gigantescas!. É muito difícil falar sobre uma medicação específica que possa ajudar. Sugiro que você procure um médico psiquiatra que possa te auxiliar na busca do tratamento medicamentoso, lembrando o quanto é importante que junto à medicação, haja um acompanhamento terapêutico que possa te ajudar a lidar com as suas questões e com o sofrimento advindo delas. Abraço.

Bom dia

Para acompanhamento eficaz da fobia social é imprescindível uma avaliação detalhada para indicar melhor tratamento e se existe a presença de outra comorbidade, como por exemplo a ansiedade. Após uma avaliação criteriosa pode-se indicar a necessidade de tratamento medicamentoso ou apenas psicoterapia. Converse com o psicólogo que está te acompanhando ou procure um psiquiatra para uma melhor intervenção.
Olá, sem auxílio de uma psiquiatra fica complicado precisar uma medicação, além do mais não são todos os casos de fobia social que precisam de medicação. Encontre um psiquiatra pra te ajudar, pois somente ele, depois de uma avaliação criteriosa poderá te orientar de maneira correta
Boa tarde, a medicação correta vai variar de acordo com o tipo do paciente: algumas podem causar aumento de peso então não são boas primeiras opções para quem está acima do peso, algumas causam sonolência, não sendo boas para pacientes que já tem um aumento das horas de sono, ou seja, vai depender das caracteristicas do paciente e do tipo de sintomas, se a fobia vem junto com ansiedade generalizada, se tem algum sintoma depressivo, etc. Por vezes uma medicação que foi excelente para um paciente com o mesmo quadro que o seu, pode não ser boa para você. Importante achar um bom psiquiatra para fazer o diagnostico inicial e acompanhamento, além de manter a terapia. Abraço.
O acompanhamento com psicólogo já é o 'remédio' para a fobia social, uma vez que é um processo onde a pessoa pode experimentar e dar-se conta das dificuldades particulares que levam à fobia social e, a partir da conscientização do que está se passando, pode encontrar maneiras mais saudáveis e eficientes de reagir aos impulsos fóbicos.
Desejo sucesso! Sempre às ordens!
O tratamento farmacológico da Fobia Socia tem como base os benzodiazeínicos e os antidepressivos serotonérgicos. Entretanto a prescrição desses fármacos é feita por um psiquiatra, neurologista, dentre outros profissionais da área médica, após a avaliação do tipo e nível de comprometimento causado pelo transtorno na qualidade de vida do paciente.O processo psicoterápico visa auxiliar o paciente a dessensibilizar e reprocessar as queixas advindas do transtorno, utilizando técnicas de relaxamento, de reflexão , de enfrentamento e de significação de pensamentos disfuncionais e desproporcionais que prejudicam a vida do paciente, gerando ansiedade, depressão, isolamento, medo, angustia, e comprometimento nos relacionamentos em geral.
Olá! A fobia social costuma apresentar bons resultados como consequência de um atendimento psiquiátrico/psicológico atuando em conjunto. O acompanhamento psiquiátrico atua na diminuição e estabilização dos sintomas enquanto o acompanhamento psicológico atua na ajuda à compreensão de si mesmo, visão de mundo, construção e significado da fobia na sua vida atual. Espero ter ajudado. Abço!
Em muitos casos a medicação é um grande aliado no tratamento da fobia social, ajuda esse cliente a se sentir menos ansioso e assim consegue fazer as exposições necessárias para a aquisição de repertorio social. Espero ter ajudado!
Olá.

Sem dúvida é imprescindível uma avaliação médica, pois a medicação vai depender do quadro e outros fatores!

Espero ter ajudado!

Estou a disposição!
Olá, nesse caso somente o psiquiatra pode avaliar, pois envolve uma série de detalhes para saber qual a medicação mais assertiva.
Nem todo transtorno emocional requer medicação. fobia geralmente não requer. A melhor alternativa é buscar o entendimento da fobia para controlá-la.
Olá,
Oriento que procure um psiquiatra de sua confiança. Somente este profissional pode receitar psicofármacos.
Para o transtorno de ansiedade social, como é chamado de fobia social ou sociofobia, é necessário uma avaliação adequada. Para que possa ser compreendido o que está te levando a desenvolver este comportamento. Busque uma ajuda psicológica, ou de um psiquiatra, ambos irão te direcionar da melhor forma, para que possa viver de uma forma melhor.
Cada caso é um... indico a terapia EMDR para fobias!
Bom dia, no caso de fobia social nem sempre é necessaria a cura medicamentosa, a psicoterapia que utiiza o Brainspotting e /ou o EMDR podem ser suficientes para tratar a fobia. Procure alguem perto de voçe que trabalhe com essas terapias. Mas se precisar de mais esclarecimento pode entrar em conteto.
Olá, a medicação nem sempre é o primeiro passo mas quando há necessidade é preciso uma consulta com o psiquiatra, a eficácia do resultado sempre vai ser conciliado com a acompanhamento psicológico de preferência na abordagem Cognitivo Comportamental.
Att, Karla Barcelos
Existem muitas pesquisas que mostram que a Terapia de Exposição é um tratamento eficiente para a Fobia Social. Esse procedimento envolve incentivar a pessoa, pouco a pouco, a se expor às situações que costuma evitar, de forma que se possa ir experimentando e aprendendo novas habilidades para lidar com o que é difícil.
A psicoterapia tem a função de ser um começo para esse processo, visto que, em geral, para quem tem Fobia Social, falar de si para outra pessoa já costuma ser algo desafiador. Além disso, também busca ajudar o paciente a entender suas dificuldades e buscar novos recursos de enfrentamento.
Psiquiatras também podem prescrever medicações com a função de regular um pouco a ansiedade e facilitar essa tarefa essencial de exposição. Mas a medicação sozinha não fará esse trabalho, por isso pode ser importante buscar o suporte psicológico.
Olá. Neste caso só o psiquiatra para uma orientação de forma individual, não existe uma melhor medicação, existe a melhor medicação que se adéqua aquele determinado paciente.
A medicação sempre vai depender do seu histórico de saúde.
Abraços!
Fobia social não necessita de medicação. A eficácia da terapia cognitiva é superior a medicação. Procure um psicólogo especializado
Olá, sugiro de fato um tratamento em parceria com Psicólogo e Psiquiatra. Caberá ao psicólogo te apoiar num processo psicoterapêutico para que através do autoconhecimento você possa resignificar questões que te incomodam e assustam. Vai trabalhar também as questões ligadas a autoestima, idealizações sobre relacionamentos, fracassos, felicidade, qualidade de vida entre outros. O Psiquiatra vai te assistir clinicamente e se necessário vai prescrever um medicação que alivie seus sintomas que certamente são desconfortáveis e te fazem sofrer. Acredite, Fobia Social tem cura. Um bom tratamento devolverá sua autonomia e capacidade de interagir socialmente. Abraços
Olá! A fobia social dificulta as interações socias, tanto da vida pessoal quanto da profissional por gerar um alto nível de ansiedade.
No atendimento psicológico existem várias ferramentas que podem ser utilizadas no tratamento da fobia social para dessensibilizarão e melhoria desse quadro , incluindo o treino de realidade virtual.
Existem várias medicações que podem ser ministradas, porém é importante uma avaliação médica para tal. A medicação precisa estar aliada ao tratamento psicológico.
Olá! Existem várias medicações que podem ser prescritas, porém é necessário uma avaliação com um Psiquiatra. É importante o tratamento combinado, medicamento e Terapia. A terapia é uma grande aliada para te ajudar nesse processo. Na Terapia Cognitiva-comportamental, por meio de técnicas psicológicas, a pessoa com fobia social aprende a praticar o autogerenciamento, de forma a controlar o nível de ansiedade durante a situação, bem como a identificação de distorções cognitivas, fundamental para que o indivíduo avalie objetivamente seus pensamentos, de forma a construir uma nova perspectiva da situação. Essas técnicas colaboram para as pessoas superarem seus medos, e o treinamento de habilidades sociais ajuda a pessoa a sentir-se mais confortável com outras pessoas, em situações que envolvem a socialização. Portanto, nesse sentido o tratamento ajuda o indivíduo aprender a lidar com situações que causam sofrimento. Espero ter ajudado. Fico à disposição! Abraço!
Na fobia social o paciente apresenta um quadro de ansiedade social elevada, dificultando suas relações amorosas, profissionais, familiares e de amizades. Somos seres sociais estamos em contato com o outro desde o nascimento. O social é muito importante para a saúde mental do ser humano. As técnicas de autoconhecimento, treino em habilidades sociais entre outras técnicas psicológicas são importantes. Muitas vezes o acompanhamento medicamentoso complementa o tratamento psicológico.
Caso tenha interesse de mais informações, entre em contato. Abraços!
O "melhor" medicamento poderia ser entendido como a droga ansiolítica com a qual você melhor se adaptasse, considerando os efeitos colaterais e atuação no seu organismo; tudo isso é feito com acompanhamento de um psiquiatra. Entretanto, remarco que medicamentos atuam na fisiologia do nosso organismo mas não trabalham no sentido de modificar nossas interpretações dos sinais vindos do ambiente, dos outros ou dos nossos corpos, apenas reduzem as respostas do nosso organismo à estes sinais. Sem psicoterapia você não deixaria de ter pensamentos relacionados à fobia social, mas aguentaria mais a exposição às mesmas situações.
Olá! Um tratamento farmacológico poderia ajudar ao TAS associado as terapia de TCC. Algumas funções comportamentais e cognitivas são mantenedoras desse quadro e é fundamental que novas habilidades psicológicas sejam apreendidas para que o contexto ansiogênico que está associado ao contato com as pessoas tragam menos prejuízos . Habilidades como: Autoestima, regulação emocional, pensamento mais realista, sociabilidade, não ser tão influenciado pelo que os outros falam, saber resolver problemas e possíveis enfrentamentos.
Estarei á disposição!
Olá! A medicação deverá ser prescrita por um psiquiatra, após avaliar o caso. Lembrando que, a medicação irá ajudar nos sintomas, a psicoterapia auxiliará com atuação sobre as causa, no processo de autoconhecimento. Além disso, na terapia cognitiva comportamental no processo terapêutico é ensinado técnicas para ajudar na superação do quadro.
Para a resposta é necessário uma avaliação médica. Agende uma consulta com o psiquiatra para que ele possa avaliar o seu caso e indicar a melhor medicação, se houver necessidade.
Olá. Não existe um remédio para fobia social, é preciso passar por um processo de autoconhecimento para entender como ter uma vida mais equilibrada.