Qual é o melhor profissional para fazer o pedido do exame de bioimpedância e também avaliá-lo? Nutricionista,

5 respostas
Qual é o melhor profissional para fazer o pedido do exame de bioimpedância e também avaliá-lo? Nutricionista, nutrologo ou endocrinologista?
A Bioimpedância é um exame de relevância na avaliação do percentual de gordura, massa magra e líquidos no organismo. Tanto o médico nutrólogo, endocrinologista e nutricionista, estão habilitados na avaliação do resultado da Bioimpedância. Esse exame veio contribuir na investigação de pessoas com alteração de massa corporal, possibilitando o cálculo do grau de obesidade e do peso ideal baseado na composição corporal. Através da Bioimpedância é possível saber se o tratamento clínico prescrito está sendo efetivo, seja para redução da massa gordurosa e líquidos ou para aumento da massa magra. É uma ferramenta efetiva para o acompanhamento da terapêutica dos desequilíbrios da massa corporal em decorrência por exemplo, dos erros alimentares como obesidade ou emagrecimento e inatividade física, em que pode ocorre perda de massa magra e aumento de tecido gorduroso. Serve também para avaliar se a atividade física prescrita para ganho de musculatura e redução de gordura, está sendo efetiva.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O exame não tem mistério algum. É praticamente auto explicativo. Faça com o profissional em que vc confiar o exame é um plus e lembre-se exame não trata ninguém. Procure alguém que te inspire confiança.
Sucesso
Olá boa tarde ,
As três especialidades citadas podem avaliar o resultado da bioimpedância .
Normalmente esse exame é feito durante a consulta médica e o próprio profissional pode analisar os resultados durante a consulta .
O ideal é tomar alguns cuidados antes de fazer como jejum de 4 horas , evitar bebidas alcoólicas e atividades físicas no dia anterior .
Att
Dra. Samara L..Farias
Os três profissionais estão habilitados para realizar o exame e orientar o paciente e fechar diagnósticos. Porém o nutricionista ficará responsável pelo planejamento alimentar assim como as suplementações.
O exame de bioimpedância ou avaliação da composição corporal por bioimpedancia pode ser bem avaliado pelos 3 profissionais que sitou, desde que estejam aptos e acostumados a interpretar. Para indicar o melhor plano alimentar em cima do seu resultado e de acordo com seu objetivo, é importante consultar um profissional Nutricionista.

Especialistas

Fernanda Simões dos Santos

Fernanda Simões dos Santos

Nutrólogo, Especialista em clínica médica

São Paulo

Agendar uma visita
Roberta Simões César

Roberta Simões César

Médico clínico geral

Juiz de Fora

Agendar uma visita
Hermano Glauber Branquinho Linhares

Hermano Glauber Branquinho Linhares

Médico clínico geral

Belo Horizonte

Luana Oliveira

Luana Oliveira

Nutricionista

Juiz de Fora

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 68 perguntas sobre Bioimpedância
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.