Qual é o mecanismo de ação do ozonio no processo de cicatrização das feridas?

12 respostas
Qual é o mecanismo de ação do ozonio no processo de cicatrização das feridas?
OZONIOTERAPIA
É um gás volátil com alto poder antimicrobiano (bactericida, fungicida, virucida), através da oxidação do material biológico, promovendo ainda inúmeros efeitos que auxiliam no processo de cicatrização de feridas.
A utilização do Ozônio medicinal no tratamento de feridas pela Estomaterapia pode ocorrer em diferentes vias de aplicação, dentre as mais utilizadas, destacam-se a limpeza das lesões com água ozonizada, uso tópico de cremes e/ ou óleos ozonizados, sessões com bolsas infláveis com gás ozônio ou ainda imersão em água e gás denominada hidrozonioterapia.
-Dentre os benefício do uso da Ozonioterapia no tratamento de feridas, destacam-se: #Redução de carga microbiana;
#Limpeza local;•
#Aumenta a formação de vasos sanguíneos;
#Modula a resposta inflamatória e imunológica;
# Estimula a formação de matriz extracelular;
Essas ações, em conjunto, otimizam a oferta de nutrientes para o tecido, potencializam a ação do sistema imune, contribuem para a multiplicação celular e mantêm a carga microbiana controlada, fazendo com que que a cicatrização ocorra de forma mais rápida.
A ozonioterapia apresenta-se como promissora e eficaz alternativa no tratamento de diversas lesões, tais como ulceras em pés diabéticos, ulceras varicosas, lesões por pressão (“escaras”), queimaduras, infecções de sítio cirúrgico, lesões extensas com perda tecidual, dentre outras lesões por causas variadas que comprometem a integridade da pele.

Espero ter ajudado.

Att.

A ozonioterapia, em doses controladas e escalonadas promove um estresse oxidativo controlado e transitório, que se constitui um desafio ambiental para o nosso organismo, podendo acelerar o ciclo celular e induzir a síntese de fatores de crescimento e ativadores e reguladores para respostas inflamatórias e cicatrização de feridas.
O ozônio é um potente bactericida, fungicida e virucida! Que apresenta excelentes reposta na cicatrização tecidual.
Att. Andréa Costa
O ozônio age como agente terapêutico, proporcionando benefícios à restauração tecidual, além do efeito antimicrobiano, bactericida e fungicida.

Para cicatrização você também pode experimentar a Hipnose Clínica que acelera a cicatrização através do seu próprio corpo.
As feridas ocorrem devido a perdas da integridade da pele e imediatamente diversos eventos iniciam um processo de reparo, que inclui eventos moleculares afim da restauração do tecido anteriormente lesado. Essa cicatrização é influenciada por fatores locais, sistêmicos e extrínsecos como também relacionados à espécie. Dentro da possibilidade de tratamento, temos a ozonioterapia que apresenta ação fungicida, virucida, bactericida e cicatrizante, podendo ser usada no tratamento da pele. Sua via de administração pode ser através de técnicas locais e sistêmicas. O presente relato tem como objetivo descrever o uso da ozonioterapia no tratamento de uma ferida por mordedura em um felino, bem como descrever o uso do ozônio na Medicina Veterinária, sua indicação terapêutica, mecanismo de ação, métodos de aplicação e efeitos colaterais e contraindicações. A resolução do processo cicatricial foi eficaz e eficiente devido ao uso da ozonioterapia.
A ozonioterapia é uma terapia médica que consiste em administrar o ozônio no corpo, que é um gás composto por 3 átomos de oxigênio (O3), pois ajuda a melhorar a oxigenação dos tecidos, a aumentar a resposta do sistema imunológico a doenças infecciosas como feridas infectadas ou HIV, e ajudar a aliviar a dor crônica ...
O ozônio é um gás composto de três átomos de oxigênio. Ele tem propriedades oxidantes e é utilizado em várias aplicações, incluindo a cicatrização de feridas.

Quando aplicado a uma ferida, o ozônio atua de diversas maneiras para promover a cicatrização. Primeiramente, ele ajuda a matar bactérias e outros microorganismos que podem estar presentes na ferida e causar infecção. Além disso, o ozônio também ajuda a estimular a produção de colágeno, uma proteína importante para a cicatrização de feridas.

Outra forma pela qual o ozônio pode ajudar na cicatrização de feridas é aumentando o fluxo sanguíneo para a área afetada. Isso pode ajudar a fornecer nutrientes e oxigênio para as células da ferida e promover a cicatrização.

Em resumo, o ozônio atua de diversas maneiras para promover a cicatrização de feridas, incluindo matando bactérias, estimulando a produção de colágeno e aumentando o fluxo sanguíneo para a área afetada. No entanto, é importante lembrar que o uso do ozônio como tratamento de feridas é controverso e ainda está sendo estudado. Se você estiver considerando o uso de ozônio para a cicatrização de uma ferida, é importante conversar com um médico ou outro profissional de saúde para entender os possíveis benefícios e riscos.
Após uma avaliação minusiosa, podemos elaborar um plano de tratamento. Utilizando bags com concentrações altas, para eliminação de bactérias e aceleração no processo de cicatrização. A lavagem com água ozonizada e o oléo de girassol ozonizado é fundamental para auxiliar no processo.
Verificar a necessidade de fazer conjuntamente a insuflação retal no paciente. Desde 2010 já atuo com ozonioterapia. Temos resultados incríveis.
O ozônio é um excelente tratamento e contribui muito para ações em conjunto e alternativas, otimizam a oferta de nutrientes para o tecido, potencializam a ação do sistema imune, contribuem para a multiplicação celular e mantêm a carga microbiana controlada, fazendo com que a cicatrização ocorra de forma mais rápida e eficaz.
O ozônio no tratamento de feridas é utilizado com uma concentração alta para feridas infectadas, para feridas não infectadas uma concentração pequena, mais baixa e mesmo para feridas é aconselhável fazer insuflação retal, porque ele irá melhorar a imunidade auxiliando os processos metabólicos, auxiliando a ferida de dentro para fora. Na ferida local, depende do grau de infecção. O ozônio em alta concentração é fungicida, bactericida em alta escala.
Recomendo procurar um profissional habilitado para aplicação do ozônio.
Abraços.
Para todas as doenças existe uma causa, para feridas não é diferente, uma boa avaliação clinica com seu especialista, ele saberá como proceder, fique com Deus!!!
Ozônio é excelente para o tratamento de feridas. O importante nesse caso é verificar causa e a raiz dessas feridas que podem até ser origens emocionais. A hipnoterapia é uma excelente ferramenta emocional.
Em nosso consultório usamos aparelho Plasmotronic.
Ozônio, ions de plasma, infra vermelho com 10 tratamentos simultâneos capaz de eliminar microorganismos patógenos, desintoxicar, esterelizar, regenerar tecido, sem radiações nocivas, sem dor, sem danificar celular.
E tratamento da causa psicossomática.