Qual é o limite de consumo de álcool para que alguém seja considerado alcoólico?

7 respostas
Qual é o limite de consumo de álcool para que alguém seja considerado alcoólico?
Bom dia,

Medir a quantidade de álcool que uma pessoa deve ingerir para ser considerada alcoólico ou no caso, alcoólatra, é sempre uma medida moral, pois não podemos definir tal limite a priori. Tais quantidades variam muito de pessoa para pessoa. Todavia, o limite não deve ser analisado pela quantidade de substância, mas sim, pela relação que a pessoa tem com esta substância.

Sds,

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O NIAAA (National Institute on Alcohol Abuse and Alcoholism), instituto norte-americano que se dedica aos estudos dos transtornos do uso do álcool, estabelece os seguintes parâmetros para um consumo considerado seguro ou de baixo risco:
- homens de até 65 anos: o limite é até 14 drinks em uma semana, e no máximo 4 drinks num único dia.
- homens com mais de 65 anos, e mulheres: o limite é até 7 drinks em uma semana, e no máximo 3 drinks num único dia.
Nos EUA, o "standard drink" (drink padrão) contém aproximadamente 14 gramas de álcool etílico puro, que corresponde em média a:
- uma lata de cerveja de 350 ml.
- uma taça de vinho de 150 ml.
- uma dose de 45 ml de bebida destilada com gradação alcoólica em torno de 40% como uísque, gim, rum, vodka, tequila.
A aguardente brasileira de produção artesanal ou de alambiques clandestinos pode superar em muito essa gradação.
É considerado alcoólatra a pessoa que tem o comportamento modificado pelo uso do álcool e precisa de doses mais frequentes para manter o efeito. É bom ficar atento, pois na maioria das vezes quem é dependente nega esta dependência. Indague-se se você está deixando de realizar atividades que antes era prazerosa devido ao uso do álcool.
É importante também cuidar para o alerta do uso frequente de aditivo, se está desenvolvendo uma rotina em no caso, beber. A pessoa que tem tendência e talvez com casos parecidos na família, pode ser mais resistente e consumir mais, aumentando sua tolerãncia , o que fica mais difícil de aceitar-se como portador de doença do alcoolismo.
Parece que você está falando de uma outra pessoa. Recomendo procurar se dar conta do seu próprio motivo. O quê lhe atrapalha? O comportamento da pessoa mudou? Ai, pode ser por causa do álcool, sem precisar falar da quantidade.

Se você quiser ajudar à pessoa, pouco vai adiantar rotulá-la como alcoólica. Se você tem medo de perder a colaboração ou o amor dela e acha que isto tem a ver com o álcool, procure entender porquê a pessoa bebe, quais as dificuldades que ela está enfrentando na vida que ela quer tampar com a droga. Talvez você possa ajudar neste nível, criando uma vida melhor para ela.

Se você precisa de ajuda para isto, procure ajuda você. Não vai adiantar culpar a outra possoa.
O álcool é uma substância tóxica independente da quantidade ingerida. A quantidade considerada pouco tóxica e de baixo risco para um adulto sem doença é de duas doses de vinho por dia, ou dois copos de cerveja, ou uma dose de destilado. Mais do que isso a pessoa está fazendo uso nocivo do álcool e quanto mais a pessoa beber, mais risco tem que desenvolver dependência. O alcoólatra é o dependente, aquele que tem um estado de necessidade fisiológica. São pessoas que bebem grandes volumes regularmente, são tolerantes ao álcool e quando não bebem entram em crise de abstinência, a qual são sintomas negativos, tais como suor excessivo e tremor, que só reduzem quando a pessoa bebe álcool.
O tratamento é feito por psicólogos e psiquiatras. Em casos mais extremos pode ser necessária a internação.
Olá! Nascemos e existimos com anseio de sermos felizes. Todo ser humano quer ser feliz na sua essência! A felicidade está no interior de cada um. Os meios externos devem contribuir para a nossa felicidade plena. Assim, devemos fazer uso dos alimentos e bebidas de forma saudável para que, corpo, mente e espírito estejam em perfeita harmonia. Estou à disposição! Um abraço!

Especialistas

Felipe Arruda

Felipe Arruda

Psiquiatra

São Paulo

Alexandre Fonseca Santos

Alexandre Fonseca Santos

Médico clínico geral, Médico do trabalho

Brasília

Danielli Orletti

Danielli Orletti

Especialista em medicina preventiva, Nutrólogo

São Paulo

Mateus Sales Silva Araujo

Mateus Sales Silva Araujo

Psiquiatra

Viçosa

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 98 perguntas sobre Alcoolismo
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.