Qual é o limiar que diferencia a irritabilidade ansiosa da psicose? Tenho depressão, penso com frequência

6 respostas
Qual é o limiar que diferencia a irritabilidade ansiosa da psicose? Tenho depressão, penso com frequência na falta de propósito em viver, e me sinto ansioso e muito estressado. Talvez o meu problema não seja ansiedade, mas esquizofrenia? Foi-me receitado um antipsicótico.
A irritabilidade é um sintoma inespecífico, como a dor abdominal, por exemplo. Através da conversa e da observação do humor e do pensamento do paciente, o psiquiatra diferencia a sua origem, no caso, a ansiedade ou a psicose (delírios e alucinações). Da mesma maneira que um médico examina um abdômen para diferenciar a uma dor de apendicite e pedras na vesícula.

Os antipsicoticos, principalmente os de segunda geração (risperidona, quetiapina, olanzapina, ziprazidona, aripiprazol e azenapina) são usados para potencialização de antidepressivos em quadros depressivos e ansiosos. Também podem ser usados para sintomas como insônia e como estabilizadores do humor.

Antipsicóticos são usados para o tratamento de uma ampla gama de condições psicopatológicas, não somente a psicose.
Caro, alguns antipsicóticos são prescritos pelos médicos para tratar sintomas (ansiedade, impulsividade, etc) de diferentes quadros psicopatológicos. Ou seja, quando um psiquiatra receita um antipsicótico a um paciente isto não quer dizer que aquele paciente é necessariamente um psicótico ou esquizofrênico. Você deveria perguntar ao seu médico o motivo de tal prescrição.
Seu médico precisa conversar com você sobre seu diagnóstico, você pode e deve perguntar sempre o porquê de determinado remédio ter sido receitado. É possível sim um antipsicótico ser receitado para tratar sintomas de ansiedade, porém, para além da medicação, você precisa também fazer um tratamento psicológico. Precisa fazer terapia para buscar recursos alternativos para sua saúde. Remédios são importantes para nossa recuperação, mas, a psicoterapia é fundamental para o autoconhecimento.

Boa sorte!
;)
oi. tudo bem? às vezes a ansiedade é tão invasiva que faz a pessoa pensar que está ficando louca. talvez isso posso fazer alguém confundir a ansiedade com a esquizofrenia - que apresenta como um transtorno com sintomas severos de alucinação e/ou delírios. e se o médico sugere o uso de um antipsicótico, o paciente pode sentir-se ainda mais confuso. a boa notícia é que os dois quadros são distintos e não existe a chance de um progredir para o outro (uma pessoa ansiosa tornar-se esquizofrênica, por exemplo). e conversar com seu médico e tirar todas as suas dúvidas é a melhor saída. um abraço!
Olá. Mais importante do que procurar rotular sua doença, ou até mesmo encontrar justificativas para os medicamentos que toma, procure questionar-se sobre os movimentos que precisa fazer para encontrar o alivio que necessita. Estes movimentos passam por mudanças de atitudes, comportamentos, pensamentos e sentimentos. Somente as mudanças efetivas, aliadas a medicação que toma podem provocar o efeito que necessita. Para estas condições, um acompanhamento terapêutico é imprescindível. Tente e seja feliz.