qual é o critério para a indicação de colirio no tratamento do glaucoma, já que existem dezenas

3 respostas
qual é o critério para a indicação de colirio no tratamento do glaucoma, já que existem dezenas e dezenas de vários? existe algum que não tenha tantos efeitos colaterais? atualmente, qual tem sido o mais indicado?
O bom senso e a experiência do especialista. Para níveis de pressão limítrofe ( pouco acima de 20 mm Hg ) iniciamos c/ mais simples como o Timolol, sempre avaliando os efeitos colaterais pois é um beta-bloqueador. Para níveis mais altos já prescrevemos os análogos das prostaglandinas que tem potente ação hipotensora. Sempre há de se observar o tipo de glaucoma em relação ao ângulo da câmara anterior e a reação do paciente à medicação. Enfim também podemos fazer uso combinado de 2 ou mais medicações.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O emprego de colírios no tratamento do glaucoma, tem como única intenção, diminuir a pressão intraocular(PIO). O glaucoma é uma doença do nervo óptico, o nervo que conecta o olho ao cérebro levando impulsos elétricos gerados na retina, a partir da luz ambiente, ao córtex occipital, provocando uma sensação que chamamos de visão. Se o nervo óptico doente(sem sangue), por causas ainda não bem conhecidas, for submetido aos efeitos de uma pressão alta, ficará ainda mais sem sangue(aperte sua unha e verá que o sangue foge e ela fica branca) e morrerá mais rápido. A pressão arterial alta pode levar ao infarto do miocárdio(em corações susceptíveis) assim como a pressão intraocular elevada, pode acarretar glaucoma(infarto em nervos ópticos susceptíveis).Logo a PIO é fator de risco e não causa.
Se tivéssemos uma cirurgia garantida e previsível para o glaucoma, não teríamos tantos colírios. O que se faz é transformar a lebre em tartaruga, mas não curamos nada.
Na verdade, existem hoje basicamente 5 classes de medicações tópicas (colírios) para glaucoma. Dessas, usamos mais freqüentemente 4 atualmente. Todas visam a redução da pressão ocular, com objetivo de controlar a doença.
Cada classe tem sua eficácia, indicação e efeitos colaterais específicos.
No momento de escolher uma dessas medicações para um determinado paciente, é importante saber primeiramente qual o tipo de glaucoma do paciente e doenças associadas, além de levar todas essas características em consideração.
Exemplo: para um paciente asmático, não prescrevemos beta-bloqueadores (timolol). Para alguém com glaucoma associado a inflamação ocular, não prescrevemos análogos de prostaglandina (travatan, lumigan e xalatan). Os alfa-agonistas (alphagan) podem levar a um quadro alérgico local em mais de 20% dos pacientes por exemplo.
Enfim, NAO devemos tratar todos os pacientes da mesma forma. Cada caso deve ser individualizado afim de obtermos a melhor resposta terapêutica.

Especialistas

Jose Darci Silvestre

Jose Darci Silvestre

Oftalmologista

Criciúma

Marco Zambrin

Marco Zambrin

Oftalmologista

Anápolis

Alfredo Cassemiro

Alfredo Cassemiro

Oftalmologista

Porto Velho

Thaís Conte

Thaís Conte

Oftalmologista

Lajeado

Laís Andrade Caçador

Laís Andrade Caçador

Oftalmologista

Rio de Janeiro

Gilberto Vianna Sanches Junior

Gilberto Vianna Sanches Junior

Oftalmologista

Belo Horizonte

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 727 perguntas sobre Glaucoma
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.