Qual é considerado o medicamento mais seguro e com menos riscos de efeitos colaterais para tratamento
2
respostas
Qual é considerado o medicamento mais seguro e com menos riscos de efeitos colaterais para tratamento de DII? Sulfasalazina ou Mesalazina?
Olá. Os derivados salicílicos (sulfassalazina e mesalazina) são medicamentos de primeira linha para tratamento de Retocolite Ulcerativa e, menos frequente, pro tratamento de formas geralmente leves a moderada de doença de Crohn com acometimento do cólon. A grande diferença entre as duas drogas é que a sulfassalazina deve ser desdobrada no cólon, sob a ação de bactérias, em sulfapiridina e ácido 5-aminossalicílico ou 5-ASA (princípio ativo) pra poder agir. Os efeitos colaterais (dor abdominal, náusea, vômitos, alergia a sulfas etc) estão geralmente relacionados a sulfapiridina.
A mesalazina, por sua vez, apresenta apenas o princípio ativo 5-ASA, resultando em menos efeitos colaterais, além de ter disponível apresentações mais modernas como a mesalazina MMX (apenas uma tomada diária) ou na forma tópica, como suspositórios e enemas.
A mesalazina, por sua vez, apresenta apenas o princípio ativo 5-ASA, resultando em menos efeitos colaterais, além de ter disponível apresentações mais modernas como a mesalazina MMX (apenas uma tomada diária) ou na forma tópica, como suspositórios e enemas.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Depende de qual doença inflamatória intestinal está em questão. Se for a retocolite ulcerativa, pode-se tratar com ambas as drogas de modo igualmente eficaz, embora a sulfassalazina tenha um pouco mais de efeitos colaterais do que a mesalazina. Entretanto, para a doença de Crohn, atualmente estas drogas não são mais a primeira escolha no tratamento.
Permaneço às ordens
Permaneço às ordens
Especialistas
Vinicius Costa de Medeiros Ribeiro
Gastroenterologista, Intensivista, Nutrólogo
Rio de Janeiro
Agendar uma visitaPerguntas relacionadas
- Bom dia fui diagnosticada com a doença de crohn porem sempre tive o intestino muito preso, é possível?
- Dr. (a) Eu faço uso da sulfassalazina pra retocolite ucerativa. Ok. E para diminuir a imunidade? A minha dúvida é, se estou tomando esse remédio, tenho que evitar alimentos que aumentam minha imunidade? Ja que tenho uma patologia alto imune? Preciso de ajuda pra esclarecer essa dúvida. Obrigada.
- Tenho episódios de muco nas fezes, dores abdominais, cólicas e dor até na região da virilha. O médico passou exame de calprotectina fecal e deu 206 e exame de sangue normal. Ele passou Anitta, mas continuo com os sintomas. O que pode ser?
- Olá, tenho 54 anos e DII ( ficando a dúvida entre colite ulcerosa e Doença de Crohn). Faço Messalazina 3g/dia. Apresentei valor de calprotectina fecal de 92 mg/kg, com valores normais em anos anteriores. Que exames mais devo fazer? Será a favor de que diagnóstico? Obrigada.
- Estou tomando mesalazina 800 mg a 12 dias, e hoje senti um pouco de ardencia para urinar e saiu avermelhada minha urina.É normal isso?
- Ola Fiz todos os exames e foi comprovado com síndrome de crohn. Fiz o exame de calprotectina fecal pela primeira vez e o resultado deu 520 mg Tomei muito medicamentos repeti o exame e baixou para 238 continuei com os medicamentos repeti o exame alguns meses depois e o resultado deu 389 porque subiu…
- O valor da calprotectina deu 1.000,00 mcg/g, o que isso significa?
- O meu exame da calproctina deu 4134 Eu tenho colite crônica e deu o resultado bem alto você ia saber com esse valor alto eu estou com doença de crohn
- A existência de calprotectina em 619, e colonoscopia normal, indicam o que?
- Calprotectina 117 em paciente com doença de Chron significa o que?? Qual melhor exame para acompanhar evolução de jejunite e duodenite
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 33 perguntas sobre Tratamento de doenças inflamatórias intestinais
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.