Qual é a melhor complementação de um terapia, com medicamentos: os medicamentos farmacológicos industriais

12 respostas
Qual é a melhor complementação de um terapia, com medicamentos: os medicamentos farmacológicos industriais (ex: rivotril, exodus etc) ou os fitoterápicos ( terapia floral por ex). Os mais "saudáveis", digamos assim ?!
Procure fazer uma avaliação com um psiquiatra ou um psicólogo de sua confiança. Sugiro o tratamento psicoterapia e o tratamento medicamentoso. O tratamento medicamentoso escolhido depois da avaliação.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Depende do diagnóstico! Cada caso é um caso. Se for ansiedade, depressão: leve, moderado, grave ou crônico, toc, tag, etc. Sugiro que consulte um especialista, psiquiatra ou um(a) psicólogo(a) para uma avaliação. Terapia ajuda quando o paciente está disposto melhorar e quando confia no profissional, independente de ser terapia medicamentosa ou psicoterapeutica ou ambas. Espero ter ajudado!!!

Forte abraço!!!
Olá, vai depender do caso e indicação clínica. A mais saudável realmente é aquela que será recomendada após avaliação médica. Segundo tudo direitinho com a terapia a evolução do prognóstico positivo será louvável!
A complementação da terapia com medicamentos irá depender da análise clínica do caso. Se, por exemplo, a depressão ou ansiedade, for de intensidade moderada a grave, acredito que a opção por uma medicação não fitoterápica possa ser a mais adequada.
A medicação bem indicada é a que realmente é a mais "saudável" para o paciente
Não existe medicamentos saudáveis. Todos trazem algum efeito colateral. O melhor resultado sempre está na administração ou gestão eficiente das emoções. Porem em determinados estágios dos transtornos emocionais, se faz necessário o uso de medicamentos. A priori, esta deve ser a ultima alternativa, depois de esgotadas todas possibilidades terapêuticas. Se você puder conviver com seu transtorno sem medicamentos até a cura, será mais feliz.
Sem dúvida os mais saudáveis são os naturais. Medicamentos alopáticos alteram diretamente o funcionamento bioquímico do organismo, atuam no corpo físico e são necessários em momentos de crise, apenas, pois podem causar dependência ou, simplesmente, maquear o funcionamento da psíque, afastando a pessoa de si mesma de seus sentimentos.
Os remédios naturais (fitoterapia, homeopatia, florais, etc.) permitem que essa alteração ocorra de maneira integrada, envolvendo o corpo energético e emocional, promovendo insights, aumento do nível de consciência e, por fim, modificam o funcionamento bioquímico do corpo.
Depende. O uso de medicamento deve ser sempre avaliado pelo psiquiatra. Este vai analisar se é necessário um fitoterápico ou outro tipo de medicamento. Lembrando que, se bem acompanhado por psiquiatra, o paciente certamente não corre riscos de dependência da substância utilizada.
Faça uma avaliação com um psicólogo ou um psiquiatra para encontrar o melhor procedimento para o seu caso. Siga as recomendações e se precisar dos medicamentos, inclua a psicoterapia. Se vc busca uma forma mais saudável para o tratamento, não terá resistência para incluir tb uma atividade física.
Medicamento, Psicoterapia e Atividade Física são ótimos aliados.
Espero ter ajudado!
Olá, a medicação só é indicada pelo médico especialista ou neurologista ou psiquiatra conforme o caso clínico e conforme o grau emocional o paciente encontra-se durante um processo de psicoterapia. mas esta decisão precisa ser tomada em conjunto com todos que lidam com o caso.
Bom dia,

Creio que você deva discutir isso com seu terapêuta. A análise do caso orienta outras intervenções.

Abc

Danilo Cruz
Depende do diagnóstico, alguns transtornos precisam de medicamentos controlados como por exemplo a esquizofrenia, a bipolaridade, o transtorno de bordeline entre outros. Se há um transtorno dessa magnitude é necessário os remédios controlados conforme orientação do psiquiatra. Os remédios fitoterápicos são naturais e saudáveis, porém não agem de forma eficiente para alguns transtornos. De qualquer forma é necessário o acompanhamento médico para qualquer medicamento.
Devo salientar que quaisquer tipo de medicamentos ante depressivo sem auxilio psicoterápico não traz bons resultados. O ideal é seu Psiquiatra fazer uma boa anamnese para saber qual tipo fará melhor efeito. Há Ante depressivos que impossibilita o paciente de fazer uma Psicoterapia devido seus efeitos colaterais.

Especialistas

Débora Lopes

Débora Lopes

Psicólogo

Caxias Do Sul

Rosane Silva

Rosane Silva

Psicólogo

Salvador

Lisarb Ribeiro

Lisarb Ribeiro

Psicólogo

Caxias Do Sul

Jonatan Ribeiro

Jonatan Ribeiro

Terapeuta complementar

Rio de Janeiro

Amanda Yuki Nakashima de Oliveira

Amanda Yuki Nakashima de Oliveira

Psicólogo

Taubaté

Regiane A Perli Simão

Regiane A Perli Simão

Psicólogo

Atibaia

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1150 perguntas sobre Depressão
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.