Qual é a importância do apoio familiar e das redes de suporte para adultos autistas?

5 respostas
Qual é a importância do apoio familiar e das redes de suporte para adultos autistas?
O apoio familiar e das redes seguem importantes na vida do adulto com autismo, principalmente em aspectos como controle de comportamento dentro do ambiente de trabalho, convivência familiar e social, autocuidado, estudos, entre outros. Normalmente negligenciado, o sexo também deve ser trabalhado neste ambiente, se possível com suporte profissional visando sua vivência de forma plena, sem abusos ou sofrimentos.

Olá,
De acordo com o grau de autismo, o indivíduo portador do transtorno precisa de maior apoio da família e de profissionais especializados.
O apoio é fundamental para adaptação da rotina de higiene pessoal e cuidados diários, estudo e trabalho (quando se aplicar - inclusão social), apoio emocional e para comunicação/ desenvolvimento psicossocial por psicólogo; tratamento medicamentoso por pediatra, psiquiatra, geriatra, clínico geral (quando necessário); tratamento de atividades práticas com terapeuta ocupacional (e fonoaudiólogo, se recomendado).
Espero ter ajudado.
Conte com meu apoio profissional, caso necessário.
Um abraço,
Ivete Rizzato
O nível de apoio e suporte varia muito com o nível do TEA. Existem pacientes com TEA adultos que necessitam de um suporte mais frequente, e outros que conseguem ser mais independentes. É importante que o paciente procure ajuda profissional para criar extratégias para lidar com diferentes situações e se autorregular emocionalmente. No trabalho, é importante que hajam adaptações e políticas de inclusão que funcionem no dia a dia.
Espero ter ajudado! :)
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia adulto - R$ 120
O apoio familiar e das redes de suporte é fundamental para adultos autistas, pois as demandas típicas da fase adulta frequentemente exigem habilidades complexas que costumam ser desafiadoras para aqueles com Transtorno do Espectro Autista (TEA) corresponderem, como por exemplo:

Autonomia Pessoal: A necessidade de cuidar de si mesmo aumenta, o que inclui gerenciamento de higiene, alimentação, sono, exercício físico e manutenção de um ambiente doméstico.

Habilidades Sociais e Interpessoais: A capacidade de interagir e manter relacionamentos se torna mais complexa, exigindo habilidades sociais mais sofisticadas em ambientes como trabalho e amizades.

Gestão Financeira: Os adultos autistas precisam aprender a gerenciar suas finanças, incluindo orçamento, pagamento de contas e planejamento financeiro a longo prazo.

Desenvolvimento de Carreira: As expectativas profissionais crescem, incluindo a busca de empregos, entrevistas e a capacidade de lidar com as dinâmicas do ambiente de trabalho.

Resolução de Problemas: As situações cotidianas apresentam desafios que exigem habilidades de resolução de problemas, como lidar com imprevistos e tomar decisões rápidas.

Estresse e Regulação Emocional: A vida adulta costuma trazer maior estresse, demandando habilidades de autorregulação emocional para lidar com a pressão de responsabilidades e expectativas sociais.

Além de facilitar o desenvolvimento de habilidades práticas, uma rede de apoio bem informada e sensível às necessidades da pessoa autista é fundamental para estabelecer um ambiente de segurança, aceitação e pertencimento, promovendo assim o bem-estar emocional e social do indivíduo. Isso é especialmente importante, considerando que as pessoas autistas enfrentam um risco elevado de solidão/exclusão. Além disso, uma rede de apoio bem instruída atua como um fator protetivo contra transtornos psiquiátricos, como depressão e ansiedade, que são frequentemente associados ao transtorno.
É um grande desafio para a família dar suporte ao portador do TEA. As comorbidades podem tornar o desafio ainda mais complexo, portanto, não tome esse desafio pra si, conte com o apoio de profissional experiente para manejo e orientação.