Qual é a função da HIDROCLOROTIAZIDA quando ela é indicada no tratamento do cálculo renal?

7 respostas
Qual é a função da HIDROCLOROTIAZIDA quando ela é indicada no tratamento do cálculo renal?
Ola, a hidroclorotiazida é uma das opções de tratamento para prevenir a formação de calculos renais. Consulte seu medico. Abraços.

Alguns casos de litíase renal são desencadeados por hipercalciúria, ou seja, por excreção elevada de cálcio pelos rins. A hidroclorotiazida é um diurético que impede esta excreção. Desta forma, ela é indicada em alguns casos de pedra nos rins( litíase renal ) secundária a hipercalciúria . Mas deve ser usado com cautela pois os diuréticos podem gerar desidratação, e no caso da hidroclorotizida ela pode vir a acarretar vários efeitos colaterais ( tendencia a diabetes, dislipidemia, hiponatremia, hiperuricemia ). Consulte um bom nefrologista e boa sorte
A única função é tentar prevenir a formação de alguns tipos de cálculos. Para os já formados, não tem ação. att
Ajuda a diminuir a quantidade de calcuio eliminado pelos rins, em uma condição conhecida pelos médicos como hipercalciuria.
Para chegar a este diagnóstico, é necessário uma dosagem de calcio e alguns hormonios no sangue, assim como o calculo do calcio eliminado em uma análise de urina de 24h.

Consulte um urologista mais próximo de você e saiba mais.

Atenciosamente

Dr. Bruno Benigno
CRM SP 126265
Olá, endossando os colegas, essa medicação diminui a excreção de cálcio na urina, diminuindo a probabilidade de formação de cálculos formados por cálcio no rim. Espero ter ajudado. Abraço.
A Hidroclorotiazida aumenta a diurese evita cálculos renais, mais não cura os cálculos já formados.
Olá! A hidroclorotiazida é uma das opções de tratamento para prevenir a formação de cálculos renais.