Qual é a diferença entre sentimentos e emoções? O amor e a paixão são classificados como sentimentos

17 respostas
Qual é a diferença entre sentimentos e emoções? O amor e a paixão são classificados como sentimentos ou emoções?
Olá! Amor e paixão são sentimentos, pois são construídos no relacionamento com o outro, diferente das emoções que são reações imediatas à determinada situação, como por exemplo: medo durante uma situação de perigo. Espero ter ajudado, estou á disposição!

Podemos dizer que as emoções são o que sentimos no corpo, através das sensações como sudorese, rubor, tremor, sentir o coração acelerar e muitas outras. Sentimentos são como nomeamos o afeto das emoções: medo, amor, paixão, raiva.
Fique bem.
Estou à disposição.
Olá, uma grande questão seria qual a importância de classificar o amor e a paixão? Importante refletir se isso fará alguma diferença para quem sente. Se sim, quem sabe buscar espaços/atividades , situações em que possa desenvolver e olhar para estas questões. Poder ter acesso, usufruir emoções e sentimentos podem enriquecer seu viver!

Uma questão importante é entender a relevância de classificar o amor e a paixão. Será que isso faz alguma diferença para quem sente? Se sim, talvez seja útil buscar espaços, atividades e situações que permitam desenvolver e refletir sobre essas questões. A capacidade de acessar e aproveitar essas emoções e sentimentos pode enriquecer sua vida.
Podemos dizer que as emoções são o que sentimos no corpo, manifestando-se através de sensações como sudorese, rubor, tremor, aceleração do coração, entre outras. Os sentimentos, por sua vez, são a forma como nomeamos essas emoções: medo, amor, paixão, raiva.
Abraços
São sentimentos que geram emoções, boas ou ruins.
Olá! As emoções são reações automáticas e intensas a estímulos externos ou internos, manifestando-se em respostas biológicas, como mudanças na frequência cardíaca ou sudorese. Elas são universais, presentes em todas as culturas humanas, e de curta duração.

Não há consenso sobre a categorização exata das emoções. O psicólogo Paul Ekman identificou seis emoções básicas - felicidade, tristeza, medo, raiva, surpresa e nojo - que são expressas universalmente através de expressões faciais. Em 1999, ele ampliou sua lista para incluir emoções como embaraço, excitação, desprezo, vergonha, orgulho, satisfação e divertimento, embora essas adições não tenham sido amplamente adotadas.

Outro psicólogo, Robert Plutchik, propôs oito emoções básicas agrupadas em pares de opostos: alegria e tristeza, raiva e medo, confiança e nojo, surpresa e antecipação. Sua classificação é conhecida como a roda das emoções, onde combinações de emoções básicas podem gerar emoções mais complexas.

Por outro lado, os sentimentos são a experiência consciente das emoções. Eles são subjetivos e pessoais, tendendo a ser de longa duração, como amor, melancolia e gratidão.

Portanto, amor e paixão são Ambos são considerados sentimentos pois são experiências conscientes e subjetivas que duram mais do que emoções típicas, que são reações mais imediatas e de curta duração a estímulos específicos.
Na abordagem humanista, tanto sentimentos quanto emoções são componentes vitais da experiência humana. Emoções são reações imediatas que fornecem insights importantes sobre nossas necessidades e desejos, enquanto sentimentos refletem a profundidade e a complexidade de nossa interpretação dessas emoções ao longo do tempo. O amor e a paixão, como elementos centrais das relações humanas, são vistos como caminhos essenciais para o crescimento pessoal e a autoatualização.
Sentimentos e emoções estão intimamente ligados, mas há diferenças sutis entre eles. As emoções são respostas imediatas e automáticas a estímulos internos ou externos. Elas são geralmente intensas, mas de curta duração. Exemplos de emoções incluem alegria, tristeza, raiva e medo.
Sentimentos são a interpretação consciente das emoções. Eles são mais duradouros e complexos, frequentemente influenciados por experiências passadas, pensamentos e crenças. Sentimentos envolvem uma reflexão sobre as emoções e podem moldar o nosso comportamento a longo prazo.
Quanto ao amor e à paixão. Paixão é geralmente considerada uma emoção. É intensa, impulsiva e muitas vezes de curta duração. Envolve uma forte atração e desejo por outra pessoa. Amor é classificado como um sentimento. É mais profundo e duradouro, envolvendo cuidado, compromisso e uma conexão emocional mais estável e refletida ao longo do tempo.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 175
Olá!! Emoções são reações espontâneas a situações sentidas no nosso corpo; são momentâneas e desencadeadas por estímulos. Não controlamos as emoções, elas são reações que acontecem no nosso corpo. Já nossos sentimentos são como estados afetivos que duram mais tempo e não mudam tão rápido quanto as emoções. Eles estão ligados a coisas que valorizamos e pensamos. “São como cores que pintam nossos dias por mais tempo e mudam devagar. Eles vêm das coisas que achamos importantes e do que pensamos". O amor é uma das nossas emoções primárias, já a paixão é um estado afetivo.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 180
Ola,

A diferença entre sentimentos e emoções é crucial para entender a experiência humana. Emoções são reações momentâneas a estímulos, intensas e de curta duração, como alegria e medo. Já os sentimentos são interpretações conscientes dessas emoções, mais duradouros e influenciados por experiências pessoais. Por exemplo, o medo de um cachorro desconhecido se transforma em ansiedade ao longo do dia. Já a alegria de reencontrar um amigo gera sentimentos de felicidade e gratidão prolongados. Enquanto a paixão é uma emoção intensa e impulsiva, o amor é mais profundo e duradouro, envolvendo compromisso e conexão emocional estável. Compreender essa diferença nos ajuda a lidar melhor com as complexidades das relações humanas e de nossa própria experiência emocional.

Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 250
Olá. emoções são respostas rápidas e automáticas a estímulos, enquanto sentimentos são as interpretações conscientes e duradouras dessas emoções. O amor é considerado um sentimento, enquanto a paixão pode ser vista tanto como uma emoção intensa quanto como parte do sentimento mais amplo de amor. Sempre à disposição.
Sentimentos são mais complexos e podem ser influenciados pela reflexão e pela experiência pessoal, como exemplo: sentir-se grato, ressentido ou apaixonado. Os sentimentos são a interpretação e a experiência subjetiva das emoções, já as emoções são reações psicológicas e fisiológicas automáticas a estímulos internos ou externos, como por exemplo: raiva, medo, alegria, tristeza, de base mais instintiva e são geralmente mais breves e intensas.
Em resumo, as emoções são respostas instintivas e automáticas a situações, enquanto os sentimentos são a maneira como interpretamos e experimentamos essas emoções ao longo do tempo.
A paixão tende a ser mais efêmera e intensa, sendo mais facilmente classificada como uma emoção, enquanto o amor é mais duradouro e complexo, muitas vezes visto como um sentimento que evolui a partir de emoções iniciais.
Caso precise, estou à disposição.
"Emoções são reações automáticas e intensas a estímulos, como medo ou alegria, e são geralmente de curta duração. Sentimentos são a interpretação consciente e duradoura das emoções, resultando de seu processamento mental.

A paixão e o amor podem começar como emoções intensas, mas geralmente evoluem para sentimentos mais profundos. A paixão pode ser uma emoção intensa e breve, enquanto o amor é mais estável e envolve emoções como carinho e compromisso. Em resumo, emoções são reações rápidas e automáticas, e sentimentos são interpretações duradouras dessas emoções."

As emoções são geralmente breves e intensas, e podem ser facilmente reconhecidas por expressões faciais e alterações fisiológicas (como aumento da frequência cardíaca).
Sentimentos são experiências subjetivas mais complexas e duradouras, que envolvem a avaliação cognitiva das emoções. Os sentimentos são moldados pela nossa cultura, experiências de vida e personalidade. Eles podem ser mais sutis e variados, como a paixão, a compaixão, a gratidão, a inveja e o orgulho. Portanto amor e paixão são sentimentos! Esperto ter ajudado
Olá! Emoções são reações psicofisiológicas breves e intensas a estímulos, tais como medo ou alegria, enquanto sentimentos representam a percepção subjetiva e mais duradoura dessas emoções. O amor é visto como um sentimento profundo, frequentemente explorado de maneira ampla pelos poetas. Já a paixão é caracterizada como uma emoção intensa, marcada por desejo ardente, admiração, encanto e fixação. A integração da Terapia EMDR e gestão da dor pode enriquecer essas experiências, promovendo maior fluxo e harmonia tanto emocional quanto físico. Tudo de melhor!
Olá! As emoções são um conjunto de reações corporais, automáticas e inconscientes que acontecem diante de determinados estímulos do meio em que estamos inseridos. Os sentimentos são sensações que surgem quando o cérebro interpreta as emoções e ele aparece quando tomamos consciência das nossas emoções. As emoções por exemplo são observáveis, públicas e voltadas para o exterior. Já os sentimentos não são observáveis e relacionam-se com o interior. O amor é uma emoção primária e a paixão existe a partir dela. Os dois são emoções, mas as sensações que elas trazem são os sentimentos.
Espero ter ajudado!
Abraços
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 200
Sua principal característica de diferenciação é seu estado de tempo. O amor e a paixão se estruturam em concepções diferentes considerando com o que através do outro estamos nos relacionando, e o que é incluso ou deixado de fora. Existem amores e paixões. A presença de uma não há de ser necessariamente excludente a de outra. Abraço.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 200

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!