Qual é a diferença entre pensamentos obsessivos e erotomania?

13 respostas
Qual é a diferença entre pensamentos obsessivos e erotomania?
Pensamentos obsessivos surgem como se fosse "do nada" e geram um estado ansiogênico, de desequilíbrio emocional intenso deixando o indivíduo em sofrimento. Erotomania é uma categoria de pensamento obsessivo, bem específico e que também trás muita ansiedade e sofrimento. Como sugestão digo que é muito importante em casos de pensamentos obsessivos, assim como em qualquer situação que traga sofrimento psíquico que a pessoa busque por psicoterapia a fim de se conhecer melhor e aprender a lidar ou extinguir com os sintomas.

Olá! Pensamentos obsessivos podem ocorrer sob estresse ou quando o indivíduo passa por questões conturbadas. Já a erotomania é uma síndrome oriunda da esquizofrenia. Quando o indivíduo delira que uma pessoa de um nível elevado está apaixona por ela. Paz e Bem!
Pensamentos obsessivos são aqueles recorrentes e persistentes que de forma indesejada invadem a mente de um indivíduo trazendo sofrimento. Os pensamentos são de ordem variada, não havendo, portanto, um tema específico. A erotomania, por sua vez, configura-se em um transtorno psicológico delirante no qual o indivíduo idealiza ser amado por outro, mesmo não havendo quaisquer indícios ou possibilidade de reciprocidade.
Por exemplo, na obsessividade o indivíduo têm vários pensamentos, entretanto o mesmo consegue ter consciência de algumas coisas e os pensamentos sempre estão ligados a algum conteúdo traumático que levaram esses pensamentos a ficarem acelerados. Pense assim, na obsessividade há um descontrole da forma de pensamento, por outras vias esses pensamentos sempre estão ligados com algum conteúdo da própria realidade do sujeito. No caso da Erotomania o sujeito cria um pensamento delirante de que alguém superior a ele o ama, sendo que essas pessoas quase, ou nunca tiveram nenhum contato. Um exemplo seria, eu amo uma artista, mas a gente só se vê na novela, e quando vejo ela acredito que os movimentos que ela faz significa que ela está dizendo que me ama. Perceba, que no primeiro há somente um descontrole dos pensamentos, enquanto que no segundo o sujeito cria uma realidade, da qual não existe. Abraços e tenha uma ótima semana!
Olá leitor/a, pensamentos obsessivos são aqueles que não saem da nossa cabeça, por exemplo, quando alguém pensa na mesma coisa todos os dias, dificultando o aparecimento de novos e diferentes pensamentos. A pessoa tem muita dificuldade de se preocupar com outras coisas. Esses pensamentos são desencadeados por algum sentimento que pode estar incomodando, como ansiedade ou nervosismo em relação à algum compromisso, uma situação passada, a um objetivo/meta que a pessoa queira conquistar, etc. Em casos mais graves, os pensamentos obsessivos podem gerar o transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), onde a pessoa fica presa a rituais que não se acabam, exemplo, lavar a mão repetidas vezes. Já a erotomania, conhecida como o delírio de ser amado ou a síndrome do amor platônico, a pessoa acredita ser amanda por outra que tem uma posição social mais elevada. Ela se desenvolve em 03 fases: a esperança, o despeito e o rancor. Está alocada entre os transtornos delirantes. Abraços!
Ola! Os pensamentos obsessivos são mais comuns no quadro de ansiedade, um padrão de pensamentos resistentes e invasivos. A erotomania consiste em um delírio, distorção da realidade baseado em fantasias grandiosas como por exemplo com artistas, atletas etc. No primeiro a psicoterapia trará uma consciência e fortalecimento da mente, no segundo tb mas em alguns casos será preciso o uso de medicamentos. Abraço
Tudo pode ser avaliado se o que são os pensamentos obsessivos e a erotomania têm a função do que, estão servindo para o que? Em geral esses estados podem indicar perda e distanciamento da realidade, dos fatos que estão ocorrendo. É preciso examinar como é isso em você e como se esclarece todo esse conjunto de suas vivências. Obrigado.
Olá. Os Pensamentos Obsessivos caracterizam-se por uma desordem psicológica, chegam na mente e não saem. Estes pensamentos tendem a distorcer a realidade, intoxicar sentimentos, como também sabotam a saúde, felicidade e o bem-estar.
A Erotomania é um transtorno psicológico em que a pessoa acredita ser amada por outra que tem uma posição social mais elevada ou que pareça inatingível.
Nos dois casos sugere-se a psicoterapia e se necessário a avaliação psiquiátrica. Abraço.
Olá, os pensamentos obsessivos são um tipo de sintoma onde um pensamento aparece de forma repetitiva geralmente possuem um tema mais frequente ou apenas um certo gatilho padrão. Já a erotomania também no campo do pensamento pode dizer de um certo afastamento da realidade maior onde o sujeito se sente como alvo do amor de alguém com convicção. Ambos trazem muita angústia e prejuízo na vida.
Lembrando que esses sintomas isoladamente não tem utilidade apenas dentro de uma proposta de tratamento. Sugiro o tratamento psicanalítico.
Ola! O pensamento obsessivo gera grande sofrimento, pois é como se diz popularmente "isso não me sai da cabeça".Pois é! O obsessivo tem um grande sofrimento, pois seu pensamento não descansa e a pessoa tem consciência de que não é real, mas não consegue se livrar dessa "obsessão". Já a Erotomania se processa, como uma convicção delirante de que outra pessoa está secretamente apaixonada por ela. A pessoa "delira" que uma outra pessoa que ela idealiza, ou até que qualquer pessoa, possa estar secretamente apaixonada por ela. É como se a pessoa que sofre, tivesse o "poder" de fazer outros se apaixonarem por ela. Nos dois casos, é muito importante ser acompanhado por um profissional da psicanálise/psicologia, para tratamento psicológico!
Os pensamentos obsessivos são aqueles surgem repentinamente e ficam como uma ideia fixa, de conotação muitas vezes negativa, na mente da pessoa, sobre alguma coisa, ou sobre a si mesmo, decorrentes de estados ansiosos ou de nervosismo, gerando baixa auto estima, dificuldade para superar obstáculos e muito sofrimento . Já a erotomania, também, tem como característica um pensamento recorrente e fixo, só que de conteúdo delirante, irreal, e que se desenvolve aos poucos, onde a pessoa fantasia e tem a convicção de que alguém com habilidades especiais, famosa, rico, intelectual, com atributos físicos e morais, está intimamente enamorada por ela.
O pensamento obsessivo são ideias recorrentes e persistentes das quais a pessoa não consegue se livrar, ela não consegue parar de pensar em determinado tema ou assunto. Essa persistência gera desconforto, angustia, ansiedade outros sentimentos desafiadores a depender do caso.
A erotomania é um delírio em que o paciente acredita que uma outra pessoa, geralmente em posição mais elevada tem interesse sexual por ela, mas também pode ser compreendida como uma inclinação obsessiva por temas sexuais.
Muito embora pensamentos obsessivos e erotomânia possam parecer muito semelhantes à primeira vista (afinal, na erotomânia o sujeito pensa compulsivamente em práticas sexuais), eles tem núcleos etiológicos diferentes. O primeiro encontra sua raiz na repressão mal-sucedida de alguns impulsos, já o segundo encontra sua raiz na imensa dificuldade que o individuo tem em controlar os impulsos sexuais.