Qual é a diferença entre a venlafaxina e a desvenlafaxina? Ambas são boas para o tratamento do transtorno

2 respostas
Qual é a diferença entre a venlafaxina e a desvenlafaxina? Ambas são boas para o tratamento do transtorno de ansiedade generalizada?
Dr. Daniel de Sousa Filho
Psiquiatra
São Paulo
Tanto a venlafaxina, quanto a desvnelafaxina são antidepressivos duais, ou seja, inibidores da recaptura da noradrenalina e da serotonina.
A desvnelafaxina é um antidepressivo mais “moderno”, com menos incidência de efeitos colaterais (como aumento de pressão arterial) e menos interações com outras medicações quando comparada com a venlafaxina.
Ambas são medicações eficazes e indicadas para diversos transtornos, como os transtornos depressivos. Existem mais estudos quanto à eficácia da venlafaxina no tratamento do transtorno de ansiedade generalizada. Entretanto alguns estudos já mostram educação da desvenlafaxina no TAG e na prática observamos que a desvenlafaxina tem sido promissora e eficaz no tratamento desse transtorno.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Gustavo Holanda
Neurologista pediátrico
Recife
Tanto a venlafaxina quanto a desvenlafaxina são antidepressivos duais, ou seja, inibidores da recaptação da noradrenalina e da serotonina. A principal diferença entre elas é que a desvenlafaxina é uma versão mais "moderna" da venlafaxina.

A desvenlafaxina tende a ter menos efeitos colaterais, como o aumento da pressão arterial, e menos interações com outras medicações em comparação com a venlafaxina. Ambas são eficazes e indicadas para o tratamento de diversos transtornos, incluindo os transtornos depressivos.

No caso específico do transtorno de ansiedade generalizada (TAG), há mais estudos que comprovam a eficácia da venlafaxina. No entanto, estudos recentes também mostram que a desvenlafaxina pode ser eficaz no tratamento do TAG. Na prática clínica, observamos que a desvenlafaxina tem se mostrado promissora e eficaz no tratamento desse transtorno.

Se você está considerando qual medicamento é mais adequado para o seu caso, é importante discutir isso com seu médico. Ele poderá avaliar seu histórico de saúde, sintomas específicos e possíveis interações medicamentosas para determinar a melhor opção de tratamento.

Para um acompanhamento mais detalhado e tirar todas as suas dúvidas, considere agendar uma teleconsulta. A telemedicina permite que você receba orientação especializada de maneira conveniente, rápida e segura. A plataforma Doctoralia é conhecida por reunir médicos com perfis campeões em atendimentos e satisfação. Eu mesmo posso orientá-lo através de uma teleconsulta, caso deseje. Basta clicar no perfil para marcar sua consulta.

Cuide-se bem e siga as orientações médicas para garantir o melhor tratamento possível para o seu transtorno de ansiedade. Estou à disposição para ajudar no que for preciso.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 900
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1124 perguntas sobre Venlafaxina
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.