Qual é a diferença entre a síndrome do pânico e o transtorno de pânico?

9 respostas
Qual é a diferença entre a síndrome do pânico e o transtorno de pânico?
Sou especialista em transtornos de ansiedade! Ambos manifestam os mesmos sintomas. A síndrome que são conjuntos de doenças que não tratados podem agravar e transformar em transtornos.
Fazendo o uso do medicamento apropriado ao transtorno associado á terapia, ocorrem melhoras bem sinificativas, onde o paciente entre em contato consigo mesmo e viv envia e experiencie seus ataques de pânico.
Assim vai se resiguinificando e tendo melhor qualidade de vida!
Monica Araújo!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Síndrome do pânico era um termo antigo que foi substituído pelo termo transtorno de pânico. Geralmente síndrome significa um conjunto de sintomas. Mas ambas as nomenclaturas referem-se ao mesmo quadro de sintomas ocasionados por um intenso quadro de ansiedade. Existem pessoas que possuem apenas um único episódio de pânico ao longo de toda a sua vida e para esse caso utiliza-se o termo "ataque de pânico". Mas quando uma pessoa sofre um ataque e depois outro em um período de 7 anos de distância desconfia-se de que haja um diagnóstico de transtorno de pânico.
Simplesmente uma questão de nomenclatura.
Com o tempo os termos são modificados ou atualizados, como no caso da Síndrome do Pânico que se tornou Transtorno do Pânico.
Se pesquisar na Internet, perceberá que os textos até mesclam os dois termos se referindo ao mesmo conteúdo.
Olá! Na verdade é uma questão de denominação, pois ambas referem-se à níveis intensos de ansiedade, desproporcionais aos acontecimentos geradores do transtorno, e que comprometem a qualidade de vida e desempenho familiar, social e profissional do paciente. Espero ter respondido sua questão, e fico à disposição para eventuais dúvidas.
Abraço!
"síndrome", etimologicamente falando, é "um conjunto de sintomas". referir-se ao pânico como se ele fosse apenas um conjunto de sintomas é um grande, mas popular, erro. o correto é falar "transtorno".
Atualmente, usa-se os mesmos nomes para designar os sintomas. Na verdade, quando falamos Síndrome, estamos nos referindo a conjunto de sintomas que formam um determinado quadro, que será chamado por algum nome. Com Síndrome do Panico eram apontados perto de 17 síntomas, como prolapso da válvula mitral, sudorese, medo da morte, Agorafobia, depressão; a depressão era quase sempre presente. Quando se tinha no paciente pelo menos cinco dos sintomas, dizia-se que era portador de Síndrome do Panico. E geralmente o start , o início das crises, são de origem emocional. Mas muitos dos sintomas são de origem fisiológica.
A diferença é apenas na nomenclatura, assim os manuais mais atuais chamam de transtorno.
É apenas uma questão de nomeclatura. Há um certo tempo, o termo utilizado na literatura científica é Transtorno de Ansiedade, mas é o mesmo transtorno antes chamado de Síndrome do Pânico. Ele é caracterizado por crises inesperadas de desespero e temor de que algo ruim aconteça, acompanhado por reações físicas como taquicardia, sensação de sufocamento, aumento de sudorese principalmente nas mãos e nos pés, calafrios, entre outros.
Realmente é só uma questão de nomeclatura. Síndrome do Pânico ou Transtorno do Pânico é um distúrbio psicológico que tem como principal característica a ocorrência frequente e inesperada de ataques ou crises de pânico em circunstâncias imprevisíveis. Em geral estas crises começam com um disparo inicial de ansiedade, que logo ativa o medo das reações que ocorrem no corpo (taquicardia, sudorese, tremores, sensação de falta de ar, etc). O indivíduo neste momento sente como se estivesse algo muito errado em seu corpo, que se comporta de maneira muito estranha, reagindo como se estivesse diante de um perigo, mas sem nada visível que possa justificar a reação. A busca de tratamento logo no ínicio é importante, pois este transtorno leva o indivíduo a desenvolver várias fobias que vão limitando sua vida

Especialistas

Mônica Quintão

Mônica Quintão

Psiquiatra, Médico clínico geral

Cuiabá

Sara Guerra

Sara Guerra

Psicólogo

Belo Horizonte

Douglas Renato Strozi

Douglas Renato Strozi

Psicólogo

Catanduva

Patrícia Moreira

Patrícia Moreira

Psicólogo

Manaus

Bianca Caroline Secco Silva

Bianca Caroline Secco Silva

Psicólogo

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 151 perguntas sobre Transtorno do pânico
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.