Qual é a diferença entre a gengivoplastia e a gengivectomia? Qual é mais indicada para um caso de

4 respostas
Qual é a diferença entre a gengivoplastia e a gengivectomia? Qual é mais indicada para um caso de gengivite tratado?
Ambos são intervenções cirúrgicas na gengiva.
Gengivoplastia é usado quando essesncialmente as razões da intervenção são estéticas.
Gengivectomia é usado em casos de hiperplasia gengival.
A indicação entre uma ou outra somente pode ser realizada após exame clínico.

Ola!!
A gengivectomia é a remoção/corte cirúrgico de uma porção de gengiva. A gengivoplastia é uma gengivectomia, porem de cunho estético.
Um aumento de coroa clinica em região anterior (dentes da frente), para "deixar os dentes maiores" costumamos chamar de gengivoplastia. Mas há quem chame de gengivectomia e também está certo.
Quando há necessidade de remover gengiva em dentes posteriores (do fundo), para colocar uma prótese fixa (coroa) em um dente, denominamos gengivectomia.
A gengivectomia e gengivoplastia são procedimentos utilizados durante cirurgias periodontais. Embora esses termos sejam largamente utilizados para designar cirurgias plásticas periodontais principalmente para correção de Sorriso Gengival, o termo mais adequado seria cirurgia de aumento de coroa clínica estética. Na verdade, os dois nomes são utilizados para nomear a mesma cirurgia dependendo de como o dentista 'aprendeu'. Por fim, a maior diferença entre um cirurgião e outro é a questão de realizar ou não a osteotomia...ou seja retirada de alguns milímetros de osso para evitar a recidiva. Mas isso é uma decisão vc que cabe ao seu periodontista.
Olá. A gengivoplastia e gengivectomia são cirurgias estéticas ou reparadoras.Elas são cirurgias similares mas com finalidades diferentes. A gengivoplastia é executada para devolver o contorno gengival na ausência de qualquer tipo de bolsa periodontal. Após gengivite tratada realiza um novo exame clínico. Nesse momento escolhe a melhor indicação.