Qual é a diferença do escitalopram e citalopram?

8 respostas
Qual é a diferença do escitalopram e citalopram?
Ambos são utilizados no tratamento da depressão e transtorno de ansiedade. O Escitalopram é uma extensão do Citalopran, que segundo dizem, tem ação mais potente no organismo.
Ambos são bons medicamentos para tratar depressão e transtornos de ansiedade. Mas é importante sempre lembrar que todo tratamento medicamentoso, acompanhado de terapia, com certeza o resultado será sempre mais benéfico ao paciente.

A diferença é que o escitalopran é uma modificação na estrutura química do citalopran. A melhor maneira é colocar as duas estruturas químicas lado a lado e ver essa modificação( como numa boa aula de química). Tal modificação foi lançada pelo laboratório para substituir o produto prévio( cipramil, no Brasil), que havia perdido a patente. Isso provocou alterações no medicamento, transformando-o num novo medicamento comercializável. O escitalopran é diferente em características como meia-vida( tempo para cair a sua concentração sanguínea) em relação ao citalopran, "parece" ser mais potente na sua ação nos receptores serotoninérgicos, devido a essa pequena mudança na estrutura química. Quanto à indicação e eficácia, é semelhante ao citalopran, respeitadas as doses equivalentes preconizadas. Na prática clínica, são classificados no mesmo grupo, inibidores seletivos da recaptação da serotonina( ISRS).
A informação de que 10mg de escitalopram equivalem a 40mg de citalopram não é exatamente confiável. É dita muito frequentemente porque a maioria dos laboratórios já tem pouco interesse em comercializar o citalopram. O escitalopram realmente parece mais pptente, mas na prática não há como ter tanta certeza dessa exatidão.
Ambos são drogas genéricas oxalato de escitalopram (Lexapro) e hidrobrometo de citalopram (Celexa).
Os dois são indicados para a Depressão, mas de forma geral, o escitalopram é mais receitado contra distúrbios de ansiedade.
O escitalopram é um derivado do citalopram com maior poder de ação, como por exemplo, 10 mg de escitalopram possui a mesma eficácia de 40 mg de citalopram.
Os dois são inibidores seletivos de recaptação de serotonina.
Ambos são excelentes medicamentos, com efeitos bastante similares na depressão. A promessa de menos efeitos com Escitalopram nem sempre se confirma. Na prática essa expressão não é tão significativa. A adaptação à um medicação é muito subjetiva. Um psiquiatra com experiencia escolherá o mais apropriado para o paciente.
A resposta técnica é que o citalopram é a mistura racêmica e o escitalopram é o isomero levógiro. TRADUZINDO: Moléculas muitas vezes são como mãos. Temos uma direita e uma esquerda, com uma escrevemos com a outra a maioria não consegue escrever bem. O citalopram é um coletivo de mãos, direitas e esquerdas, de um remédio que é canhoto. Quando o laboratório separa as mãos esquerdas das direitas, uma menor quantidade de mãos escreve mais pois as mãos direitas não estão mais lá para fazer garranchos que exigem que as mãos esquerdas apaguem o que foi feito errado. Um não é derivado do outro ou uma modificação do outro.
DAÍ: 20mg de Citalopram (no Brasil o referencia é o Cipramil) geralmente equivalem a 10mg do Escitalopram (no Brasil o referencia é o Lexapro).
Quimicamente, na composição são exatamente a mesma molécula, mas essa diferença corresponde a diferenças na clínica, inclusive em perfil de efeitos adversos, menos frequentes no escitalopram.
Escitalopram é uma medicação em geral mais segura e com menor perfil de efeito colateral que o citalopram, ambos funcionam bem para depressão e transtornos de ansiedade, entre outras indicações. O escitalopram está sendo mais difundido comercialmente hoje em dia.
Ambos são bastante prescritos para o tratamento de depressão e de mesma classe farmacológica, agindo nos níveis de serotonina, substância presente no cérebro que ajuda no controle de humor. Escitalopram é usado mais comumente para ansiedade além de depressão, enquanto Citalopram acaba mais restrito a depressão. De modo geral são bastante semelhantes em efeitos colaterais, interações medicamentosas, entre outros aspectos, contudo o Escitalopram parece uma nova versão do Citalopram.