Qual é a diferença da Mirtazapina para a Amitriptilina?

4 respostas
Qual é a diferença da Mirtazapina para a Amitriptilina?
A mirtazapina tem muito menos efeitos colaterais. ( Basicamebte, ganho de peso)
Para termos eficácia terapêutica com amitriptilina, necessitamos de doses acima de 100 mg. A lista de efeitos colaterais é extensa.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Ambos são antidepressivos porém de classes diferentes. A forma como cada um deles atua em nosso cérebro e o perfil de efeitos colaterais são diferentes. Caso tenha outra dúvida específica por favor faça outra pergunta.
As duas medicações são antidepressivos eficazes, embora tenham mecanismos de ação completamente distintos. A Amitriptilina é da classe dos Antidepressivos Tricíclicos, apresenta ação antidepressiva acima de 75 mg/d, porém apresenta uma série de efeitos colaterais (boca seca, obstipação, aumento de apetite, hipotensão postural, redução de libido, risco cardiovascular, dentre outros). A Mirtazapina tem ação antidepressiva acima de 30 mg/d e possui uma gama de efeitos colaterais menor (aumento de apetite, sonolencia e hipotensão) É segura do ponto de vista cardiovascular e não altera a libido.
A amitriptilina é um antidepressivo tricíclico, descoberto durante a década de 1960. Na atual prática da psiquiatria, possui pouca utilização em dose plena pelo amplo leque de efeitos colaterais, sendo utilizada apenas como adjuvante para o sono ou dores crônicas.
A Mirtazapina é um antidepressivo moderno, que age em diversos mecanismos, não sendo categorizado dentro de uma classe específica. Geralmente é utiilizado em, baixas doses, para indução hipnótica e em doses terapêuticas para o tratamento de depressão refratária. Apresenta outros usos off-label.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 901 perguntas sobre Amitriptilina
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.