Qual da mais sono diurno Escitalopram ou Citalopram?

2 respostas
Qual da mais sono diurno Escitalopram ou Citalopram?
A promessa da indústria farmacêutica é que o escitalopram provoque menos efeitos colaterais, por ser uma mistura mais pura do medicamento.

Entretanto, na prática o organismo de cada paciente pode reagir de uma forma diferente. Algumas pessoas podem sentir sono com qualquer uma das duas medicações. Outras, podem perder o sono. E por fim, há aquelas que não sentem efeito colateral algum.

Nós psiquiatras costumamos ficar atentos e trocamos o horário do medicamento quando isso acontece. Trocamos para antes de dormir para quem sente sono e para a manhã para quem sente insônia com o uso desses medicamentos.

Lembre-se: Jamais se automedique ou use medicações psiquiátricas sem o acompanhamento regular de um médico.

Att.

O risco das duas drogas causarem sonolência diurna é bastante parecido, pois são drogas semelhantes. Não encontrei na literatura médica um comparativo desse efeito colateral entre as duas medicações, mas encontrei um comparativo entre escitalopram e amitriptilina e duloxetina (outros dois tipos de antidepressivos), sendo que o escitalopram foi considerado a medicação com menor possibilidade de causar esse efeito. Minha sugestão entre as duas é que use o escitalopram, baseado nesses poucos estudos. Porém, converse com seu médico a respeito dessa dúvida, e discuta com ele a possibilidade de troca de medicação caso esse efeito ocorra, ou pelo menos a mudança de horário de tomada da medicação para noite/antes de dormir, a fim de minimizar o efeito.