Qual antidepressivo que não engorda e não tira o libido?

4 respostas
Qual antidepressivo que não engorda e não tira o libido?
A bupropiona não engorda e não tira a libido. Porém, a maioria dos inibidores seletivos de recaptura de serotonina não leva a aumento de peso comprovadamente e nem sempre diminui a libido - porém, frequentemente, dificulta o orgasmo. A trazodona e a agomelatina, dos disponíveis no Brasil, também não têm estes efeitos colaterais. Porém, não se pode levar em conta apenas os efeitos colaterais - há que se tomar um antidepressivo eficaz para seu caso, porque de nada adianta 'não engordar e não perder a libido" se não ficar bem do seu transtorno. Além disto, pode-se evitar o aumento de peso através de dieta adequada (de preferência, consultar uma nutricionista) e exercícios físicos aeróbicos também podem ajudar (apesar de a dieta ser mais relevante). Quanto à libido, como escrevi, nem sempre diminui e, quando ocorre, nem sempre é intensa a diminuição - além do que, em alguns caso, há formas de se manter uma vida sexual ativa, através de algumas medidas que podem melhorar a libido, que seu psiquiatra certamente conhece.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá. Existem atualmente diversos antidepressivos e dentro dessas opções há variações sobre potencial de alteração de peso (para mais ou menos) e de redução de libido (ou retardo no orgasmo). Vale lembrar que a depender da situação, esses não devem ser os fatores mais importantes na decisão terapêutica. Atualmente há opções como trazodona, vortioxetina e vilazodona que não costumam alterar libido nem engordar.
A escolha de um antidepressivo que tenha menos probabilidade de causar ganho de peso ou perda de libido pode variar de pessoa para pessoa, pois os efeitos colaterais dependem do organismo de cada um. No entanto, alguns antidepressivos são geralmente considerados como tendo menor impacto nesses aspectos. Abaixo estão alguns que são frequentemente mencionados como opções com menos chance de causar ganho de peso e disfunção sexual:

1. Escitalopram (ou Citalopram) - ISRS (Inibidores Seletivos de Recaptação de Serotonina)
Ganho de peso: Menor risco de ganho de peso em comparação com outros antidepressivos.
Libido: Embora ISRSs possam causar efeitos no desejo sexual em algumas pessoas, escitalopram tende a ser um dos que tem menos impacto sobre a libido.
2. Bupropiona - Antidepressivo não relacionado aos ISRSs
Ganho de peso: Tem um risco menor de ganho de peso e pode até ajudar na perda de peso em alguns casos.
Libido: A bupropiona tem menos probabilidade de causar disfunção sexual, sendo, portanto, uma boa opção para quem tem preocupação com libido.
Observação: A bupropiona pode ser contraindicada para pessoas com histórico de convulsões, por isso deve ser usada com precaução e sob supervisão médica.
3. Mirtazapina - Antidepressivo tetracíclico
Ganho de peso: Embora a mirtazapina possa causar aumento de apetite e ganho de peso em algumas pessoas, nem todos os pacientes experimentam esse efeito, e ele geralmente ocorre em doses mais altas.
Libido: Tem menos impacto sobre a libido do que os ISRSs.
4. Agomelatina - Melatonina agonista
Ganho de peso: Tem um risco muito baixo de ganho de peso, pois não afeta o metabolismo da mesma forma que outros antidepressivos.
Libido: Geralmente tem menos impacto na libido comparado aos ISRSs.
Observação: Este medicamento tem uma ação diferente, focando nos receptores de melatonina e serotonina, sendo uma alternativa para quem tem problemas com os efeitos colaterais de outros antidepressivos.
5. Vortioxetina - ISRS
Ganho de peso: Tem menor risco de ganho de peso.
Libido: A vortioxetina pode ter um impacto menor sobre a função sexual em comparação com outros ISRSs.
Considerações:
Individuais: A resposta ao tratamento pode variar bastante de uma pessoa para outra, portanto, o que funciona bem para uma pessoa pode não ter o mesmo efeito em outra.
Monitoramento médico: A escolha do antidepressivo deve ser feita por um médico, que irá considerar fatores como seu histórico de saúde, comorbidades, e possíveis interações com outros medicamentos.
Outros efeitos colaterais: Além de ganho de peso e impacto na libido, os antidepressivos podem causar outros efeitos colaterais, como insônia, sonolência, náusea, etc.
Por isso, é importante discutir com seu médico sobre os possíveis efeitos e ajustar o tratamento conforme necessário.







Bupropiona é um exemplo de antidepressivo que não tem relação significativa com ganho de peso e também não afeta a libido. No entanto, é importante passar por avaliação médica para entender qual medicamento seria mais bem indicado no seu caso.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.