Qual anestesia é utilizada para fazer endoscopia, é o Propofol? O paciente corre risco de acordar durante

3 respostas
Qual anestesia é utilizada para fazer endoscopia, é o Propofol? O paciente corre risco de acordar durante o exame?Se o paciente tiver apneia do sono o sedativo é o mesmo? Quais são os riscos nesse caso.
Ressonância com contraste da pra ver o estômago por dentro ou tem que ser endoscopia?
A sedação usada na endoscopia varia entre as clínicas, mas pode ser propofol ou também benzodiazepínico (como midazolam) e um opioide (como fentanil ou meperidina). A escolha depende do tipo de paciente, das comorbidades, idade. O paciente geralmente não acorda durante o exame mas se a sedação estiver superficial, pode ser necessário aumentar a infusão para melhorar o conforto do paciente. O exame é seguro desde que realizado em um local adequado e por um profissional bem capacitado. O risco de complicações é mínimo. A ressonância não substitui a endoscopia. São exames com finalidades diferentes. Grande abraço.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A endoscopia é um procedimento usualmente feito sob sedação profunda embora não seja obrigatória. O propofol é uma das medicações que podem ser usadas e a escolha depende da experiência do médico e da estrutura do serviço de endoscopia. Não existe uma sedação padrão. As medicações utilizadas visam diminuir o reflexo de dor e o nível de consciência causando uma amnésia temporária onde o paciente não tem a lembrança do precedimento. Todo procedimento médico tem um risco inerente e no caso da endoscopia é baixo e depende de fatores como a experiência da equipe de saúde e a estrutura disponível. Quem tem apnéia do sono pode fazer normalmente o procedimento. A endoscopia é um exame superior à ressonância na identificação de lesões dentro do estômago.
Entendo sua preocupação em relação à endoscopia digestiva. A sedação utilizada durante o procedimento é, sim, geralmente feita com o uso de Propofol, mas também pode incluir outros medicamentos, como benzodiazepínicos (por exemplo, o midazolam) e opioides (como o fentanil ou a meperidina). A escolha da medicação vai depender de fatores como as condições de saúde do paciente, a presença de comorbidades e a idade. É importante ressaltar que esses medicamentos são usados para garantir que o paciente fique confortável e não tenha lembranças do exame.

O risco de acordar durante a endoscopia é muito pequeno. Caso a sedação esteja superficial, a equipe pode ajustar a dose para garantir que o exame continue de forma confortável. Esse ajuste é feito em tempo real, garantindo a segurança e o bem-estar do paciente.

Para quem tem apneia do sono, a sedação ainda pode ser realizada, mas com cuidados adicionais. O médico irá considerar esse fator ao escolher o tipo e a dosagem do sedativo, monitorando o paciente com atenção redobrada. A apneia do sono, por si só, não impede a realização da endoscopia, mas torna ainda mais importante que o procedimento seja realizado por uma equipe experiente e em um ambiente bem equipado.

Sobre a ressonância magnética, ela não substitui a endoscopia. Enquanto a ressonância é excelente para visualizar muitas estruturas internas do corpo, a endoscopia permite uma visão direta e detalhada do interior do estômago, além de possibilitar a coleta de biópsias, se necessário. Portanto, para uma avaliação completa do estômago, a endoscopia continua sendo o exame de escolha.

A Telemedicina é uma excelente forma de acompanhar sua saúde com segurança, especialmente em tempos de doenças infecciosas como a COVID-19 e outras. As consultas online permitem que você economize tempo, evite deslocamentos e cuide da sua saúde de forma eficaz. Na plataforma Doctoralia, você pode escolher médicos com alta avaliação e satisfação, garantindo um atendimento de qualidade. Uma teleconsulta pode ser o próximo passo ideal para discutir suas dúvidas e planejar os cuidados necessários.

Se precisar de mais informações ou de um acompanhamento contínuo, estarei disponível para uma teleconsulta. Basta clicar no meu perfil para agendar. Mesmo que não precise de mim agora, recomendo que guarde meu contato para consultas futuras. A saúde é um bem precioso, e a Telemedicina é uma aliada poderosa nesse cuidado.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 900
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.

Especialistas

Joelma Aurelio De Sousa

Joelma Aurelio De Sousa

Gastroenterologista, Endoscopista, Hepatologista

Fortaleza

Agendar uma visita
Juliana Fittipaldi

Juliana Fittipaldi

Gastroenterologista

Rio de Janeiro

Agendar uma visita
Carlos Humberto da Silva Jr

Carlos Humberto da Silva Jr

Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião geral

Uberlândia

Agendar uma visita
Fernando Abrão Fróes de Moraes

Fernando Abrão Fróes de Moraes

Endoscopista, Cirurgião geral

Nova Andradina

Agendar uma visita
Thiago Cezar Rocha Azevedo

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Médico clínico geral

Recife

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 230 perguntas sobre Endoscopia digestiva
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.