Qual anestesia é utilizada para fazer endoscopia, é o Propofol? O paciente corre risco de acordar durante

3 respostas
Qual anestesia é utilizada para fazer endoscopia, é o Propofol? O paciente corre risco de acordar durante o exame?Se o paciente tiver apneia do sono o sedativo é o mesmo? Quais são os riscos nesse caso.
Ressonância com contraste da pra ver o estômago por dentro ou tem que ser endoscopia?
A sedação usada na endoscopia varia entre as clínicas, mas pode ser propofol ou também benzodiazepínico (como midazolam) e um opioide (como fentanil ou meperidina). A escolha depende do tipo de paciente, das comorbidades, idade. O paciente geralmente não acorda durante o exame mas se a sedação estiver superficial, pode ser necessário aumentar a infusão para melhorar o conforto do paciente. O exame é seguro desde que realizado em um local adequado e por um profissional bem capacitado. O risco de complicações é mínimo. A ressonância não substitui a endoscopia. São exames com finalidades diferentes. Grande abraço.

A endoscopia é um procedimento usualmente feito sob sedação profunda embora não seja obrigatória. O propofol é uma das medicações que podem ser usadas e a escolha depende da experiência do médico e da estrutura do serviço de endoscopia. Não existe uma sedação padrão. As medicações utilizadas visam diminuir o reflexo de dor e o nível de consciência causando uma amnésia temporária onde o paciente não tem a lembrança do precedimento. Todo procedimento médico tem um risco inerente e no caso da endoscopia é baixo e depende de fatores como a experiência da equipe de saúde e a estrutura disponível. Quem tem apnéia do sono pode fazer normalmente o procedimento. A endoscopia é um exame superior à ressonância na identificação de lesões dentro do estômago.
Entendo sua preocupação em relação à endoscopia digestiva. A sedação utilizada durante o procedimento é, sim, geralmente feita com o uso de Propofol, mas também pode incluir outros medicamentos, como benzodiazepínicos (por exemplo, o midazolam) e opioides (como o fentanil ou a meperidina). A escolha da medicação vai depender de fatores como as condições de saúde do paciente, a presença de comorbidades e a idade. É importante ressaltar que esses medicamentos são usados para garantir que o paciente fique confortável e não tenha lembranças do exame.

O risco de acordar durante a endoscopia é muito pequeno. Caso a sedação esteja superficial, a equipe pode ajustar a dose para garantir que o exame continue de forma confortável. Esse ajuste é feito em tempo real, garantindo a segurança e o bem-estar do paciente.

Para quem tem apneia do sono, a sedação ainda pode ser realizada, mas com cuidados adicionais. O médico irá considerar esse fator ao escolher o tipo e a dosagem do sedativo, monitorando o paciente com atenção redobrada. A apneia do sono, por si só, não impede a realização da endoscopia, mas torna ainda mais importante que o procedimento seja realizado por uma equipe experiente e em um ambiente bem equipado.

Sobre a ressonância magnética, ela não substitui a endoscopia. Enquanto a ressonância é excelente para visualizar muitas estruturas internas do corpo, a endoscopia permite uma visão direta e detalhada do interior do estômago, além de possibilitar a coleta de biópsias, se necessário. Portanto, para uma avaliação completa do estômago, a endoscopia continua sendo o exame de escolha.

A Telemedicina é uma excelente forma de acompanhar sua saúde com segurança, especialmente em tempos de doenças infecciosas como a COVID-19 e outras. As consultas online permitem que você economize tempo, evite deslocamentos e cuide da sua saúde de forma eficaz. Na plataforma Doctoralia, você pode escolher médicos com alta avaliação e satisfação, garantindo um atendimento de qualidade. Uma teleconsulta pode ser o próximo passo ideal para discutir suas dúvidas e planejar os cuidados necessários.

Se precisar de mais informações ou de um acompanhamento contínuo, estarei disponível para uma teleconsulta. Basta clicar no meu perfil para agendar. Mesmo que não precise de mim agora, recomendo que guarde meu contato para consultas futuras. A saúde é um bem precioso, e a Telemedicina é uma aliada poderosa nesse cuidado.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 900