Qual a relação entre o Lactato de Sódio e a Síndrome do Panico? É verdade que o mesmo induz as crises?

7 respostas
Qual a relação entre o Lactato de Sódio e a Síndrome do Panico? É verdade que o mesmo induz as crises? Algum alimento o possui? Se sim, com certeza deve ser evitado por portadores da doença ?
Eu gostaria de compartilhar com você a perspectiva do transtorno do pânico como uma síndrome que envolve manifestações e disparadores emocionais e fisiologicos, em vez de uma doença e de influências de substâncias. Na terapia cognitivo comportamental temos um protocolo breve que é composto de psicoeducação, práticas para controle das manifestações, e identificaçao dos seus disparadores. Aconselho a experimentar.

Existem alguns testes de laboratório experimentais (usados em pesquisa científica) que injetam lactato de sódio na corrente sanguínea de voluntários para testar se desencadeia crises de pânico. 70% das pessoas com Transtorno do Pânico podem ter crises com esse teste, enquanto apenas 5% das pessoas sem o transtorno vão ter essa reação. Isso faz acreditar que o lactato de sódio (ou ácido lático) pode estar envolvido no desencadeamento natural dos ataques de pânico.

Mas lembre-se. Esse teste ocorre injetando ácido lático rapidamente na corrente sanguínea. Ainda não ouvi falar que as quantidades usadas como conservantes dos alimentos industrializados possam causar esse tipo de reação. A restrição alimentar ao ácido lático não costuma ser uma recomendação dos psiquiatras durante o tratamento de Transtorno do Pânico.

Lembre-se: Não deixe de conversar com seu médico e tirar com ele todas as suas dúvidas.

Att.
Olá! As crises de pânico têm a influência não apenas de fatores bioquímicos, mas também e especialmente a influência de fatores cognitivos e comportamentais. Além disso, experiências traumáticas vividas no passado podem estar na causa das crises de pânico. De todo modo, o ideal é ser avaliado e estar em acompanhamento com profissionais da área da saúde, nesse caso com o psiquiatra que faz a intervenção medicamentosa e com o psicólogo que irá fazer um estudo mais detalhado do seu caso e fará as intervenções adequadas visando ajudar-lhe a compreender o problema e a desenvolver estratégias para lidar com ele e ter mais qualidade de vida.
Em testes de laboratório a infunsao endovenosa ou lactato de sódio também conhecido como avido lactico induz a sintomas físicos de ansiedade em cerca de setenta por cento dós portadores dos síndromes do Pânico. Trata se de um teste laboratorial para pesquisa não utilizados na pratica clinica . Não existe recomendação de se evitar a ingestão de alimentos que contém está substância nos portadores do síndrome de pânico. Abraços Dr: Marcos Piovan
Síndrome do pânico é de característica emocional. Talvez possa ocorrer um ataque de pânico por conta do uso de medicamentos ou drogas que já caracteriza um fator químico. Busque ajuda de um psicólogo para entender o que te faz ter crises de ansiedade, pois a crise de pânico nada mais é que a perda do controle das suas emoções e sensações físicas através de uma descarga de ansiedade. Espero ter ajudado.
Olá. O transtorno de pânico deve ser encarado como um desencadeador de manifestações emocionais e fisiológicas e que o mais importante é descobertas em seu contexto de vida que podem trazer o conhecimento e alterações em seu comportamento.
Os alimentos podem servir como indutores mas se você conhece o caminho do auto controle eles não serão os vilões em sua historia
Difícil pergunta, deve ser melhor investigada.