Qual a relação entre o Lactato de Sódio e a Síndrome do Panico? É verdade que o mesmo induz as crises?

7 respostas
Qual a relação entre o Lactato de Sódio e a Síndrome do Panico? É verdade que o mesmo induz as crises? Algum alimento o possui? Se sim, com certeza deve ser evitado por portadores da doença ?
Eu gostaria de compartilhar com você a perspectiva do transtorno do pânico como uma síndrome que envolve manifestações e disparadores emocionais e fisiologicos, em vez de uma doença e de influências de substâncias. Na terapia cognitivo comportamental temos um protocolo breve que é composto de psicoeducação, práticas para controle das manifestações, e identificaçao dos seus disparadores. Aconselho a experimentar.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Existem alguns testes de laboratório experimentais (usados em pesquisa científica) que injetam lactato de sódio na corrente sanguínea de voluntários para testar se desencadeia crises de pânico. 70% das pessoas com Transtorno do Pânico podem ter crises com esse teste, enquanto apenas 5% das pessoas sem o transtorno vão ter essa reação. Isso faz acreditar que o lactato de sódio (ou ácido lático) pode estar envolvido no desencadeamento natural dos ataques de pânico.

Mas lembre-se. Esse teste ocorre injetando ácido lático rapidamente na corrente sanguínea. Ainda não ouvi falar que as quantidades usadas como conservantes dos alimentos industrializados possam causar esse tipo de reação. A restrição alimentar ao ácido lático não costuma ser uma recomendação dos psiquiatras durante o tratamento de Transtorno do Pânico.

Lembre-se: Não deixe de conversar com seu médico e tirar com ele todas as suas dúvidas.

Att.
Olá! As crises de pânico têm a influência não apenas de fatores bioquímicos, mas também e especialmente a influência de fatores cognitivos e comportamentais. Além disso, experiências traumáticas vividas no passado podem estar na causa das crises de pânico. De todo modo, o ideal é ser avaliado e estar em acompanhamento com profissionais da área da saúde, nesse caso com o psiquiatra que faz a intervenção medicamentosa e com o psicólogo que irá fazer um estudo mais detalhado do seu caso e fará as intervenções adequadas visando ajudar-lhe a compreender o problema e a desenvolver estratégias para lidar com ele e ter mais qualidade de vida.
Em testes de laboratório a infunsao endovenosa ou lactato de sódio também conhecido como avido lactico induz a sintomas físicos de ansiedade em cerca de setenta por cento dós portadores dos síndromes do Pânico. Trata se de um teste laboratorial para pesquisa não utilizados na pratica clinica . Não existe recomendação de se evitar a ingestão de alimentos que contém está substância nos portadores do síndrome de pânico. Abraços Dr: Marcos Piovan
Síndrome do pânico é de característica emocional. Talvez possa ocorrer um ataque de pânico por conta do uso de medicamentos ou drogas que já caracteriza um fator químico. Busque ajuda de um psicólogo para entender o que te faz ter crises de ansiedade, pois a crise de pânico nada mais é que a perda do controle das suas emoções e sensações físicas através de uma descarga de ansiedade. Espero ter ajudado.
Olá. O transtorno de pânico deve ser encarado como um desencadeador de manifestações emocionais e fisiológicas e que o mais importante é descobertas em seu contexto de vida que podem trazer o conhecimento e alterações em seu comportamento.
Os alimentos podem servir como indutores mas se você conhece o caminho do auto controle eles não serão os vilões em sua historia
Difícil pergunta, deve ser melhor investigada.

Especialistas

Adriana Garbin

Adriana Garbin

Psicólogo

Cascavel

Joseane Zamprogno

Joseane Zamprogno

Psicólogo

Campinas

Taramis Sartorio

Taramis Sartorio

Psicólogo

Porto Alegre

Nadir Lara Junior

Nadir Lara Junior

Psicanalista, Psicólogo

Curitiba

Agendar uma visita

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 151 perguntas sobre Transtorno do pânico
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.