Qual a relação do tratamento de fibromialgia com a alimentação? Como os alimentos estão relacionados

5 respostas
Qual a relação do tratamento de fibromialgia com a alimentação? Como os alimentos estão relacionados com a piora dos sintomas?
Existe dieta anti-inflamatória portanto pode-se melhorar o quadro da fibromialgia.

Na fibromialgia, planejamos uma dieta anti-inflamatória, suplementações também agem na redução dos sintomas, dando uma melhor qualidade de vida ao paciente. Alimentos que auxiliem na saúde mitocondrial. Na fibromialgia alimentos inflamatórios como carnes vermelhas, embutidos, alguns derivados de leite rico em gorduras ,alimentos industrializados, açúcar devem ser excluídos da sua rotina alimentar.
Ao pensar em dieta com a finalidade de produzir benefício em relação à fibromialgia, é importante a inclusão alimentos que dão energia ao corpo, por conta do constante cansaço e desgaste provocado pela doença. São exemplos de alguns alimentos: amêndoas e outras nozes e sementes, brócolis, feijões (feijão, lentilha, grão-de-bico, ervilha), tofu, aveia, folhas verdes escuras, abacate, açafrão, quinoa, azeite e canela. É importante salientar que a dieta deve ser individualizada e ser sempre acompanhada pelo profissional.
O tratamento nutricional ideal para a fibromialgia se pauta em uma dieta antiinflamatória. Apostando em alimentos ricos em antioxidantes, presentes principalmente em hortaliças, frutas, sementes, nozes e sem ingestão de álcool, carnes, cafeína e laticínios.
Entretanto, vale ressaltar que o tratamento da FM é multidisciplinar. Portanto, é necessário que faça acompanhamento médico e nutricional de forma individualizada.
A fibromialgia é uma condição complexa caracterizada por dor crônica, fadiga e sensibilidade muscular generalizada. A relação entre a alimentação e a fibromialgia ainda é objeto de estudo, e não existe uma dieta específica que seja comprovadamente eficaz para tratar a condição. No entanto, alguns estudos e relatos clínicos sugerem que certos alimentos podem estar relacionados com a piora dos sintomas em algumas pessoas.

Alguns fatores alimentares que podem estar associados à piora dos sintomas de fibromialgia incluem:

Inflamação: Alimentos ricos em vitaminas saturadas, açúcares refinados e produtos processados ​​podem contribuir para a inflamação no organismo, o que pode agravar a dor e a sensibilidade muscular em pessoas com fibromialgia.

Sensibilidade alimentar: Algumas pessoas com fibromialgia podem apresentar sensibilidade a determinados alimentos, como glúten, laticínios, aditivos alimentares e cafeína. Essas sensações podem sentir sintomas como dor, inchaço e fadiga.

Deficiências nutricionais: Pessoas com fibromialgia podem ter deficiências nutricionais devido a má absorção de nutrientes no intestino ou a dietas tentadas, o que pode afetar a saúde geral e piorar os sintomas.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!