Qual a relação da fibromialgia e ansiedade e síndrome do pânico essas doenças podem ser hereditária?

3 respostas
Qual a relação da fibromialgia e ansiedade e síndrome do pânico essas doenças podem ser hereditária?
Olha, tem muita gente que gostaria de poder responder esta pergunta cientificamente, mas a verdade e' que esta e' uma area "cinzenta" de conhecimento. Quero dizer com isto que nao tem uma resposta clara. Entao, podemos responder por partes: a fibromialgia e' uma sindrome de dor cronica em pontos musculares especificos e que melhora com o uso de antidepressivos. Entao esta relacionada a depressao? Bem, a comorbidade, ou seja, a ocorrencia simultanea de depressao, ansiedade e/ou depressao e' bastante frequente, e as vezes e' muito dificil definir o que comecou primeiro, ou quais sao os limites, porque depressao pode causar muita dor tambem, e tambem intensificar a percepcao de dor e como a pessoa vivencia a dor, porque tudo parece muito pior quando se esta deprimido. Sabe-se tambem que dor e ansiedade/depressao compartilham algumas vias neurais, dai o fato de que medicacoes antidepressivas melhorarm sintomas de fibromialgia. A relacao de ansiedade e depressao com hereditariedade e' bastante conhecida, e existe, sim.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A fibromialgia normalmente se manifesta com dor no corpo, principalmente na musculatura. Junto com a dor, a fibromialgia pode apresentar outros sintomas como cansaço, dificuldade de concentração, distúrbio do sono, estresse e com isso, pode gerar isolamento de atividades, falta de energia, dentre outros. Esses sintomas e essas sensibilidades podem ser muitas vezes gatilhos que desencadeiam a ansiedade / síndrome do pânico, mas não necessariamente seguem nessa ordem. Além disso, esses sintomas podem se retroalimentarem.
O acompanhamento terapêutico é importante para que se possa buscar uma melhoria na qualidade de vida e maior equilíbrio físico e emocional.
Olá! A fibromialgia é uma doença que acomete principalmente as mulheres e causa dores crônicas, em especial, nas articulações do corpo. Assim como o transtorno de ansiedade e a síndrome do pânico, as causas da fibromialgia ainda não são conhecidas pelos profissionais da saúde, não sendo possível afirmar que tais enfermidades são hereditárias.
O que sabemos é que existe uma correlação entre sintomas de dores crônicas e o adoecimento psíquico, sendo comum que os pacientes que sofrem com dores regulares apresentarem sintomas de depressão e transtorno de ansiedade, por exemplo. Isso se deve a fatores fisiológicos, psicológicos e ambientas. Sendo necessário, compreender que o tratamento para fibromialgia envolve o cuidado com o corpo e a mente.

Especialistas

Adriana Garbin

Adriana Garbin

Psicólogo

Cascavel

Tânia Márcia Leão

Tânia Márcia Leão

Psicanalista, Psicólogo

São Paulo

Rosimeri Dantas

Rosimeri Dantas

Psicólogo

Recife

Nadir Lara Junior

Nadir Lara Junior

Psicanalista, Psicólogo

Curitiba

Agendar uma visita
Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 249 perguntas sobre Transtorno da ansiedade
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.