qual a melhor medicação pra quem tem tab 2 e deseja engravidar?

4 respostas
qual a melhor medicação pra quem tem tab 2 e deseja engravidar?
Como já foi dito pelos dois médicos acima a medicação não seria muito segura nesse sentido estar sendo acompanhada pelo médico (Psiquiatra e Obstetra ) é INDISPENSAVEL , no entanto gostaria de reinterar sugerindo a terapia com bom profissional e especializado preferencialmente em TCC Terapia Cognitivo Comportamental afim de dar um bom suporte emocional e te ajudar com estratégias de compensação !
Desejo sucesso, estamos aqui para ajudar da melhor maneira possível !
Sayonara Machado .

Olá! Esse é um grande dilema e que gera intenso sofrimento para a mulher, mas os médicos sempre atuam na idéia de risco x benefícios, o que quer dizer que um psicotropico somente é mantido na gestação se o seu uso superar os riscos que ele pode causar ao bebê. Busque ajude do seu médico e siga a conduta dele. A saúde mental é principalmente importante nesse período para a mulher. A terapia tb é imprescindível nesse momento. Att
A maioria dos medicamentos para Transtorno Bipolar não é suficientemente segura para ser usada durante a gestação, devido a riscos (mesmo que sejam raros) de causar algum problema de formação no bebê durante os primeiros 3 a 6 meses de gestação.

Existem algumas estratégias como usar medicações de "segunda linha" (usadas como plano B, pois não tem eficiência muito bem comprovada); ou usar a medicação somente no último trimestre da gestação; ou suspender as medicações e fazer um acompanhamento mais frequente para detectar surtos precocemente; ou substituir temporariamente por algum tipo de psicoterapia, ou (em casos mais graves) fazer um tratamento de manutenção com eletrocovulsoterapia, que é mais seguro para o bebê.

Converse com seu psiquiatra sobre as melhores opções para você.

E não se esqueça: Jamis use medicamentos psiquiátricos sem supervisão médica.

Att.
Obrigado pela pergunta. Inicialmente, o médico mais adequado para responder à sua dúvida é seu psiquiatra. Se bem que quase todas as medicações tenham uma relativa segurança quanto a possíveis efeitos colaterais indesejáveis e em muitas vezes haver necessidade de um mix de medicamentos, todos eles importantes psicoativos, o mais prudente seria repensar o início de seu tratamento, ouvido o ginecologista-obstetra sobre a possibilidade de gravides no momento.