Qual a melhor abordagem no caso de um paciente com personalidade psicopatica, que frequenta o caps d

16 respostas
Qual a melhor abordagem no caso de um paciente com personalidade psicopatica, que frequenta o caps da minha cidade?
Olá, então, a melhor abordagem, vai variar da resposta do paciente para a abordagem escolhida. Mas baseada na psicologia de evidências, a terapia cognitivo comportamental tem algumas bases para tratar o transtorno antissocial. O mais importante no caso dessa pessoa é a relação terapêutica e procurar um profissional com capacitação para transtorno antissocial, aí pode-se ter sucesso no tratamento.

Oi! Não existe uma abordagem que seja melhor ou pior do que a outra neste caso. Acho que o mais importante é a empatia recíproca que deve haver entre psicoterapeuta e paciente. Qualquer questão, pode entrar em contato.
Concordo com a Maiara, para analisarmos a melhor abordagem, é preciso levar em consideração a Prática Baseada em Evidências (PBE) em Psicologia, que analisa as melhores evidências disponíveis, levando em conta também a preferência do paciente. A Terapia Cognitivo-Comportamental tem boas evidências para grande parte dos transtornos, entre eles, a psicopatia.
Psicanálise winnicotiana, que é uma das vertentes da psicanálise. Geralmente, os psicanalistas formados pela IPA vieram de estudos aprofundados nessa vertente, nela foi estudado com maior afinco os casos de transtorno antisocial (em outra época, chamado de psicopatia).
Não existe uma abordagem específica, pois nao envolve apenas isso... tem o contato humano com o psicólogo que é de extrema importancia... precisa haver uma troca e confianca entre eles. A abordagem é o que menos influencia... pois todos têm a base da psicologia.
A abordagem ideal nao existe, o mais indicado é passar com uma equipe multidisciplinar, assim como é feito nos CAPS.
Olá,
Como os colegas mencionaram, não existe abordagem melhor ou pior. Procure profissionais especializados na área de saúde mental e uma equipe multidisciplinar. Falar com os profissionais e tirar todas as dúvidas é a melhor alternativa sempre!
Não existe uma abordagem melhor, o CAPS é um local adequado para conduzir/articular o cuidado nesse caso.
Olá, o ideal seria passar por um psicólogo para tratamento terapêutico e acompanhamento psiquiátrico. Procurar ajuda especializada e continua será muito importante e abordagem escolhida não é o determinante, e sim fazer o tratamento. Boa sorte.
Olá! Toda abordagem é eficaz e capaz de tratar os transtornos mentais. Dentro da área da Psicologia, vários fatores interferem no sucesso de um processo. Por exemplo, o paciente precisa se identificar com a abordagem, um bom vínculo terapêutico precisa ser estabelecido, o processo deve ser colaborativo, ou seja, paciente e terapeuta precisam se comprometer com o processo. O paciente precisa fazer também o tratamento corretamente e com equipe multidisciplinar (uma combinação de profissionais de diferentes áreas com experiências complementares a fim de garantir uma melhor resposta para o transtorno em questão). Espero ter ajudado! Um abraço!
Olá!
O atendimento no CAPS é feito de forma multidisciplinar, inlcuindo psiquiatra, psicólogo, assistente social e possíveis outros profissionais. Eles avaliarão o caso e irão realizar o acompanhamento de forma individualizada, de acordo com as particularidades de cada situação.
O Transtorno de Personalidade Antissocial, que é frequentemente associado a traços psicopáticos, é caracterizado por comportamentos impulsivos, falta de empatia e dificuldade em seguir normas sociais.

Avaliação Adequada: O primeiro passo é uma avaliação clínica detalhada para compreender a extensão dos traços psicopáticos e outros fatores que podem estar contribuindo para o comportamento do paciente.

Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC): A TCC pode ser uma abordagem eficaz para trabalhar com pacientes com traços psicopáticos. Ela se concentra em identificar e modificar padrões de pensamento disfuncionais, além de abordar comportamentos específicos. No entanto, é importante notar que a motivação do paciente para mudar pode ser um desafio.

Treinamento em Habilidades Sociais e Empatia: Desenvolver habilidades sociais e promover a empatia pode ser uma parte crucial do tratamento. Isso pode incluir o ensino de estratégias para reconhecer e responder às emoções dos outros.

Abordagem Multidisciplinar: Trabalhar em colaboração com outros profissionais de saúde, como psiquiatras, assistentes sociais e terapeutas ocupacionais, pode ser benéfico para garantir uma abordagem abrangente.

Monitoramento e Gestão de Riscos: Devido ao potencial de comportamento impulsivo e falta de remorso associado a traços psicopáticos, a gestão de riscos é fundamental. Isso envolve monitoramento contínuo e intervenções para evitar comportamentos prejudiciais.

Envolvimento da Família: Se apropriado, envolver a família ou redes de apoio pode fornecer um contexto mais amplo para o tratamento e criar uma rede de apoio para o paciente.

É importante reconhecer que a abordagem deve ser adaptada às necessidades individuais do paciente, com foco em estratégias práticas e realistas para melhorar a qualidade de vida e reduzir comportamentos prejudiciais
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 120
Boa tarde! Não existe uma abordagem específica que funcione melhor, tudo depende do paciente, com qual abordagem ele se identificará mais, com qual profissional ele se sentirá mais acolhido para poder confiar e se entregar ao processo. Esse é o melhor olhar para a escolha de um novo psicólogo. Espero ter ajudado.
olá como mencionado por vários profissionais da área da
Psicologia, não existe a melhor ou pior abordagem é necessário em primeiro momento ter uma boa escolta qualificada e analisar o que o paciente trás na sua queixa principal.
Sugiro que o mesmo passe por uma equipe Multiprofissional que trabalhe com a saúde mental.
espero ter sido util na explicação. Sou uma profissional da Saúde Mental e specialista - TEA- Transtono do Espectro Autista.
A resposta pode variar para cada abordagem, mas depende muito da adaptação do paciente com cada uma dela.

A psicanálise pode ser um caminho desafiador, porém potencialmente útil, para trabalhar com pacientes que apresentam traços de personalidade psicopática.

Sendo necessário o estabelecimento de uma relalação terapêutica forte e procurar um profissional com capacitação para transtorno antissocial.

Não existe abordagem melhor ou pior, o que acontece é que as pessoas se identificam mais ou menos com determinada abordagem, de acordo com suas características e história de vida. No caso de transtornos de personalidade, também é indicado acompanhamento psiquiátrico.