Qual a incidência de transtornos psiquiátricos associados a Síndrome de Turner?
2
respostas
Qual a incidência de transtornos psiquiátricos associados a Síndrome de Turner?
Dr. Francisco Batista Oliveira
Ginecologista, Especialista em medicina estética, Sexólogo
Belo Horizonte
Olá. Obrigado por escrever. Sua pergunta é: "qual a incidência de transtornos psiquiátricos associados à ST?" Devido ao aspecto clínico da ST como um todo,positivamente todas as pacientes portadoras são vítimas de um ou mais transtornos psicoafetivos.Visto assim,a incidência desses transtornos é de 100%.Mas,se eu entendi bem,a pergunta refere-se a transtornos psiquiátricos severos,e os mais comuns são a depressão,a esquizofrenia,o bipolarismo,e a anorexia nervosa.Essas doenças são ocasionalmente relatadas,e,além da baixa incidência,parece que os turner não têm risco aumentado para elas,principalmente em suas formas graves.Outra vertente de sua pergunta,é "se a ST leva a transtorno psiquiátrico e qual a chance desse transtorno ocorrer".A resposta é sim,e a chance é alta para transtornos psicoafetivos,infinitamente mais comuns que doenças psiquiátricas propriamente ditas.Os detalhamentos são muito complexos e extensos.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
A Síndrome de Turner pode cursar com alguns distúrbios psicossociais, que variam de leves (mais comuns, como muito bem citou meu colega acima) à graves. Dentre as mais graves, estão: depressão, transtorno bipolar, anorexia e esquizofrenia. Apesar de existir o risco de acomentimentos mais graves, seu aparecimento não é maior pelo fato da paciente ser portadora da síndrome. O ideal é ter uma avaliação de um psiquiatra e manter o acompanhamento com o médico de rotina (endocrinologista ou ginecologista), bem como com especialistas específicos, caso haja alguma outra alteração orgânica em exames de rotina. Uma ótima semana!
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Minha filha tem 22 anos, foi diagnosticada com síndrome de Turner aos 9 anos. Fez uso do hormônio para crescimento e hoje toma Isis como repositor hormonal. Porém vem engordando muito, existem outras possibilidades de medicação com esse fim?
- Tenho síndrome de Turner mosaico, sou menstruada e tomo pílula, com a síndrome posso engravidar?
- Oi tenho 18 anos descobri a sindrome de turner aos 14 anos e uso reposição hormonal e namoro e gostaria de tomar anticoncepcional por medo de engravidar mesmo tendo a sindrome e gostaria de saber se eu posso tomar ou não.
- Perdi meu 4° bebê e a análise genética revelou síndrome de Turner, na análise do terceiro bebê saiu que foi encontrado material trombosado, na 4° estava administrando clexane de 40 mg, e possível que tenha sido a mesma síndrome nas outras gestações? Vi falar também que existe mulheres que só podem ter…
- Minha filha tem sindrome de turner ,está com 25 anos e usa hormônio em gel.Preciso de um medico que peça exames para reavaliar a dosagem de hormônios e saúde geral.Qual seria a especialidade? Obrigada
- Tenho 24 anos e nunca mestruei, tenho vida sexual ativa, tenho minhas mamas desenvolveram porém são pequenas e não tenho a ponta grande, isso é preocupante?
- Eu abortei um feto com síndrome de turner, qual a probabilidade de engravidar novamente e meu novo feto ter a mesma síndrome?
- Tenho 20 anos,sou virgem tenho síndrome de turner e hipotireoidismo e faço acompanhamento apenas com endocrinologista e faço tratamentos hormonais para menstruação,tomando levotiroxina e ciclo 21,devo ir ao ginecologista? Nunca fui e tenho essa duvida
- Descobri q tenho essa síndrome . depois de 2 abortos já tenho um filho de 15 anos nasceu prematuro. A pergunta é posso ter outro?
- Olá tenho 27 anos nunca menstruei tenho uma vida sexual normal posso engravidar? Tenho utero infantil.
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 68 perguntas sobre Síndrome De Turner
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.