Qual a importância do Hidroxicloroquina e do Metrotexato no tratamento de lúpus? O que pode acontecer

3 respostas
Qual a importância do Hidroxicloroquina e do Metrotexato no tratamento de lúpus? O que pode acontecer se parar de usar por conta propria?
A hidroxicloroquina, um anti-malárico, atua tanto nas alterações de mucosas, pele, articular, hematológicas e também tem estudos que mostram que atuam em sinergia com outras drogas na melhora das alterações renais decorrentes do lupus (se houver). O metotrexato é utilizado nos casos de artralgia-artrite refratária a hidroxicloroquina. Deve-se acompanhar o hemograma, função renal e hepatica no uso dessas medicações.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Pergunta relevante sobre drogas utilizadas no tratamento do lúpus eritematoso sistêmico.

A hidroxicloroquina é um antimalárico e constitui um dos pilares do tratamento desta patologia. Ela pode ser utilizada no tratamento da doença mucocutânea bem como articular. Outro efeito muito importante desta droga é diminuir o número de reativações do lúpus.

O metotrexate é utilizado como imunossupressor e poupador de corticoide (permite a redução das doses de prednisona mantendo a doença controlada) e tem boa eficácia em manifestações articulares, hematológicas e outras.

Cada paciente responde de uma forma diferente às drogas e ao tratamento, portanto, se alguma não funcionar bem ou lhe trouxer um paraefeito danoso converse com seu médico.

Discuta sempre suas dúvidas com seu reumatologista de confiança.

Não abandone o tratamento, há riscos sérios, atenciosamente.
A hidroxicloroquina é um antimalarico e o Metotrexate um imunossupressor, essas duas medicações tem efeitos importantes em diminuir a atividade do Lúpus nos órgãos alvos, além de funcionarem como excelentes poupadores de corticoide (medicação com mais efeitos colaterais). Como toda medicação, precisam de acompanhamento e exames regulares para controle da doença e dos efeitos colaterais. Nunca suspenda por conta própria, essa retirada deve ser acompanhada pelo seu médico.

À disposição,

Especialistas

Ana Paula Beckhäuser

Ana Paula Beckhäuser

Reumatologista

Curitiba

Diego Ustárroz Cantali

Diego Ustárroz Cantali

Reumatologista, Internista

Porto Alegre

Robson Gonçalves

Robson Gonçalves

Reumatologista

Santa Cruz Do Sul

Belchior Thiago Corte Timoteo

Belchior Thiago Corte Timoteo

Reumatologista

Serra Talhada

Flavia Rabelo Frayha

Flavia Rabelo Frayha

Alergista, Pediatra

São Vicente

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 363 perguntas sobre Lupus
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.