Qual a idade de uma crianças aparecer os primeiros sintomas de Esquizofrenia, tem algum teste? Que posso

3 respostas
Qual a idade de uma crianças aparecer os primeiros sintomas de Esquizofrenia, tem algum teste? Que posso fazer em minha casa?
A esquizofrenia é uma patologia que na maioria das vezes começa a se manifestar depois da infância, de forma geral no início da vida adulta. Não existem testes para verificar se uma criança vai ser esquizofrênica no futuro. A prevalência da doença na população geral é de cerca de 1%, sendo que quem tem familiares com a patologia tem um risco um pouco maior - porém, ainda assim, as chances de que não desenvolva a esquizofrenia é maior. Caso esteja você esteja preocupado(a) com algum comportamento de um filho seu, procure um psiquiatra da infância para uma avaliação adequada. Caso você esteja preocupado(a) porque tem um familiar esquizofrênico, mas a criança está se desenvolvendo normalmente, continue oferecendo seu carinho e seu cuidado de pai/mãe, pois é tudo que ela precisa. Espero ter ajudado. Um abraço.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dificilmente a esquizofrenia ocorre antes dos 10 anos de idade, mas sua incidência aumenta progressivamente, a partir desta idade até o adulto jovem. Quadros que se iniciam mais cedo costumam ser mais graves e é mais frequente a ocorrência de outros distúrbios como atraso no desenvolvimento psicomotor (20% dos casos) e QI abaixo de 80, com cerca de um terço dos casos de esquizofrenia de inicio precoce apresentando QI de 70 ou menos. Dificuldades na adaptação social são também mais frequentes na história de pessoas que desenvolvem esquizofrenia precocemente. Entretanto, estas alterações não são específicas da esquizofrenia, mesmo sendo mais frequentes.
Os sintomas são os mesmos dos adultos, sendo detectados por observação e avaliação psiquiátrica: delírios, alucinações, diminuição progressiva do desempenho social e escolar. Quanto mais capacidade a criança tem de falar, mais fácil é de identificar sintomas como delírios e alucinações, mas não há testes que consigam detectar precocemente
A esquizofrenia é uma patologia psiquiátrica incidente no início da idade adulta, por volta dos 19 anos de idade. Antes disso, é dificil predizer e diagnosticar como esquizofrenico/a, posto que a criança e adolescente ainda estão em deselvolvimento neuronal. Ao final da adolescência, haverá o que chamamos de "poda" neuronal e, após esse fenômeno, pode-se predizer, atraves de sintomas peculiares, a doença, pelo que o médico psiquiatra deve ser consultado. Se há casos na família, é importante o acompanhamento, todavia não há testes que determinem a doença. O melhor mesmo é procurar a orientação do especialista.

Especialistas

William Alves

William Alves

Psiquiatra

Belo Horizonte

Beatriz Carvalho

Beatriz Carvalho

Psiquiatra

Porto Alegre

Carolina Giovelli Karlec

Carolina Giovelli Karlec

Psiquiatra

Porto Alegre

Bruno Hercos Fontes

Bruno Hercos Fontes

Generalista

Uberaba

Michelle Zaíra Menezes

Michelle Zaíra Menezes

Psiquiatra

Belo Horizonte

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 474 perguntas sobre Esquizofrenia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.