Qual a dose de Rivotril posso tomar no segundo trimestre da gravidez em caso de ataques de pânico? Prejudica

4 respostas
Qual a dose de Rivotril posso tomar no segundo trimestre da gravidez em caso de ataques de pânico? Prejudica o bebê?
Não recomendo o uso de Rivotril durante a gravidez. Tente fazer psicoterapia, meditação, ioga, medidas relaxantes e antiestresse, alongamento, hidroginástica entre outros.

Medicamentos benzodiazepínicos como o Rivotril em geral são contraindicados na gravidez pelo risco ao bebê. Para o tratamento dos ataques de pânico na gravidez são indicadas técnicas de relaxamento como a respiração diafragmática, eficazes e quase isentas de efeitos colaterais. Caso não resolvam, seu psiquiatra poderá abordar o uso de Rivotril na gravidez com você, pesando riscos e benefícios.
A dose a ser utilizada será a menor possível, pois na gravidez o uso é criterioso e deve ser feito sob supervisão médica. Esse medicamento não é isento de riscos na gravidez, principalmente no primeiro trimestre, e no terceiro se não for realizada redução gradual da medicação antes do parto
Não recomendo o uso de Rivotril durante a gravidez sem orientação médica rigorosa. Medicamentos benzodiazepínicos, como o Rivotril, podem trazer riscos ao bebê, especialmente durante o primeiro e o terceiro trimestres da gestação. No segundo trimestre, o uso deve ser criteriosamente avaliado, considerando os riscos e os benefícios.

Os ataques de pânico durante a gravidez podem ser tratados com alternativas não farmacológicas, que são seguras para você e seu bebê. Técnicas de relaxamento como a respiração diafragmática, meditação, ioga, hidroginástica e alongamentos podem ser muito eficazes. A psicoterapia, especialmente a terapia cognitivo-comportamental (TCC), também é altamente recomendada para tratar transtornos de ansiedade e ataques de pânico.

Se os métodos não farmacológicos não forem suficientes, é fundamental que você consulte seu médico ou psiquiatra. Eles podem avaliar a situação e, se necessário, prescrever a menor dose possível de um medicamento, sempre monitorando de perto os efeitos e a evolução do quadro.

Não se automedique e não ajuste a dose por conta própria. A supervisão médica é essencial para garantir a segurança tanto da mãe quanto do bebê durante a gravidez. Se você está enfrentando ataques de pânico, agende uma consulta o mais breve possível para discutir todas as opções de tratamento com seu médico.