Qual a dose de Rivotril posso tomar no segundo trimestre da gravidez em caso de ataques de pânico? Prejudica

4 respostas
Qual a dose de Rivotril posso tomar no segundo trimestre da gravidez em caso de ataques de pânico? Prejudica o bebê?
Não recomendo o uso de Rivotril durante a gravidez. Tente fazer psicoterapia, meditação, ioga, medidas relaxantes e antiestresse, alongamento, hidroginástica entre outros.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Medicamentos benzodiazepínicos como o Rivotril em geral são contraindicados na gravidez pelo risco ao bebê. Para o tratamento dos ataques de pânico na gravidez são indicadas técnicas de relaxamento como a respiração diafragmática, eficazes e quase isentas de efeitos colaterais. Caso não resolvam, seu psiquiatra poderá abordar o uso de Rivotril na gravidez com você, pesando riscos e benefícios.
A dose a ser utilizada será a menor possível, pois na gravidez o uso é criterioso e deve ser feito sob supervisão médica. Esse medicamento não é isento de riscos na gravidez, principalmente no primeiro trimestre, e no terceiro se não for realizada redução gradual da medicação antes do parto
Não recomendo o uso de Rivotril durante a gravidez sem orientação médica rigorosa. Medicamentos benzodiazepínicos, como o Rivotril, podem trazer riscos ao bebê, especialmente durante o primeiro e o terceiro trimestres da gestação. No segundo trimestre, o uso deve ser criteriosamente avaliado, considerando os riscos e os benefícios.

Os ataques de pânico durante a gravidez podem ser tratados com alternativas não farmacológicas, que são seguras para você e seu bebê. Técnicas de relaxamento como a respiração diafragmática, meditação, ioga, hidroginástica e alongamentos podem ser muito eficazes. A psicoterapia, especialmente a terapia cognitivo-comportamental (TCC), também é altamente recomendada para tratar transtornos de ansiedade e ataques de pânico.

Se os métodos não farmacológicos não forem suficientes, é fundamental que você consulte seu médico ou psiquiatra. Eles podem avaliar a situação e, se necessário, prescrever a menor dose possível de um medicamento, sempre monitorando de perto os efeitos e a evolução do quadro.

Não se automedique e não ajuste a dose por conta própria. A supervisão médica é essencial para garantir a segurança tanto da mãe quanto do bebê durante a gravidez. Se você está enfrentando ataques de pânico, agende uma consulta o mais breve possível para discutir todas as opções de tratamento com seu médico.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1655 perguntas sobre Rivotril
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.